close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

David Sarnoff

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Executivo soviético naturalizado estadunidense nascido em Uzlian, próxima a Minsk, Bielorrússsia, notabilizado por suas inovações no campo do rádio e da televisão. Imigrou com seus pais (1900), para New York City e foi trabalhar na Marconi Wireless Telegraph Company (1906). Já era um habilidoso operador de telégrafos em Nova York quando em uma madrugada de abril (1912), ele recebeu o primeiro pedido de socorro do Titanic, que afundava a milhares de quilômetros. Ele passou 72 horas trabalhando ininterruptamente, transmitindo informações para o mundo inteiro por código morse, no que foi provavelmente a primeira transmissão jornalística ao vivo da história.

Este episódio mudou sua vida e em três anos, apresentou a companhia um modelo de rádio-receptor (1915), um meio de levar o rádio à casa das pessoas e ganhar dinheiro explorando-o comercialmente. Sua invenção equivaleu a introdução da internet no final do último milênio, em termos de comunicação. Cresceu na hierarquia da Marconi Telegraph e com a criação da Radio Corporation of America, a RCA, tornou-se commercial manager (1919). Quando já era gerente-geral da RCA, fez disparar as vendas do aparelho ao promover (1921) a primeira transmissão ao vivo de um evento esportivo pelo rádio. Depois a RCA comprou a Marconi company e organizou o National Broadcasting Company (1926), a primeira rede nacional permanente de emissoras de rádio, a NBC.

Foi presidente da RCA (1930-1947), quando se tornou seu chairman. Insatisfeito, aproveitou a Feira Mundial de Nova York (1939) para lançar outra novidade, a televisão. Fez a primeira transmissão na feira e em dois anos a NBC já transmitia toscas imagens em preto e branco para a casa das pessoas. Durante a II Guerra serviu como chefe de comunicações do General Dwight Eisenhower e ganhou a patente de general-brigadeiro (1944). Recebeu 27 graus honorários, incluindo o de doutor da Columbia University e da New York University e morreu em New York City.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem D - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "David Sarnoff"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/david-sarnoff.htm. Acesso em 23 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Locuções interjetivas

Constituídas por duas ou mais palavras que formam uma expressão com valor de interjeição, as locuções...

Pré-Enem | O que esperar do tema da redação?

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...