Topo
pesquisar

O Hábito de Roer as Unhas

Biologia

Algumas pessoas têm o hábito de roer as unhas. Esse costume, além de deixar as unhas feias, deixam as mãos em péssimo estado.
As unhas são compostas por queratina
As unhas são compostas por queratina
PUBLICIDADE

A nossa unha é formada por uma proteína chamada queratina, que é encontrada nas pontas dos dedos dos pés e das mãos. Algumas pessoas desenvolvem o hábito de roer as unhas quando se encontram em situações de estresse ou ansiedade. Esse hábito recebe o nome de onicofagia.

O hábito de roer unhas pode se desenvolver no indivíduo ainda criança e acompanha-lo até a vida adulta. Em crianças, esse hábito pode aparecer a partir dos quatro anos de idade, acompanhando-a até a adolescência, que é um período de transição da infância para a idade adulta. Durante a adolescência o indivíduo se depara com inúmeras situações novas, o que acarreta em momentos de tensão, estresse e ansiedade e, consequentemente, roer as unhas pode tornar-se um hábito.

Unhas roídas deixam as mãos feias
Unhas roídas deixam as mãos feias

Esse hábito não é preocupante, mas o fato de se levar as mãos à boca pode se tornar um grande agente transmissor de doenças, já que debaixo das unhas há sujeira, fungos, bactérias e até mesmo vírus.

Após a adolescência, o hábito de roer unhas é geralmente substituído por outros hábitos, como mordiscar a ponta do lápis, morder os lábios, etc. Em adultos esse hábito também é normalmente substituído, já que é visto como um hábito anti-higiênico por outros adultos.  O hábito de roer unhas danifica o esmalte dos dentes, deixando-os desprotegidos e podendo ocorrer cáries; em crianças pode acarretar na maloclusão dentária.

Em casos suaves de onicofagia, para parar de roer as unhas deve haver motivação por parte da pessoa que tem o hábito. Já em casos mais graves, a pessoa deve procurar tratamento e o médico pode até prescrever alguns medicamentos para aliviar a ansiedade, que é a maior causa da onicofagia.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "O Hábito de Roer as Unhas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/roer-unhas.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA