UOL - O melhor conteúdo

Anticorpos

Representação esquemática de três anticorpos
Representação esquemática de três anticorpos
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Na presença de moléculas, partículas ou micro-organismos estranhos ao corpo (antígenos), uma classe de glóbulos brancos, denominados linfócitos, é responsável por atuar contra a ação desses.

Neste caso, os chamados linfócitos T auxiliadores (CD4) se ligam ao antígeno, permitindo que o agente infeccioso não se espalhe pelo organismo. Além disso, os CD4 ativam dois grupos de linfócitos: os T matadores (CD8) e os B (plasmócitos), enviando informações relacionadas à forma e constituição do elemento estranho para que estes o combatam de forma eficaz; sendo os primeiros responsáveis pela destruição das células infectadas do corpo.

São dos plasmócitos que originam os anticorpos, por meio de processos de ativação e diferenciação. Estes, também chamados de imunoglobulinas, são substâncias de natureza proteica que também se ligam aos antígenos, inativando-os e facilitando sua destruição. Antígeno e anticorpo possuem uma relação de especificidade, ou seja: anticorpos específicos reconhecem as particularidades de determinados corpos estranhos, atuando de forma a neutralizar e combater seus efeitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns linfócitos se diferenciarão nas chamadas células de memória, imunizando o organismo em caso de uma nova invasão de determinados antígenos. É baseado neste princípio que as vacinas atuam. Utilizando, geralmente, antígenos isolados de organismos causadores de doenças, ao ser injetada a vacina, esta provoca uma resposta imunitária no organismo, produzindo tais células. Assim, doenças como o sarampo, podem ser prevenidas.

 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Anticorpos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anticorpos.htm. Acesso em 09 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sabemos que os anticorpos são fundamentais para garantir a defesa do corpo contra organismos patogênicos. Essas substâncias são produzidas pelos _______________ após a estimulação por um antígeno e a maturação dessa célula.

Marque a alternativa que completa adequadamente o espaço acima:

a) Linfócito T.

b) Linfócito CD4.

c) Linfócitos B

D) Linfócito CD8.

e) Eosinófilos.

Exercício 2

No sangue estão presentes substâncias conhecidas como aglutinogênios e aglutininas. Esse último grupo, na realidade, são anticorpos, que estão presentes:

a) nos glóbulos brancos.

b) nas membranas das hemácias.

c) no plasma.

d) nas plaquetas.

Exercício 3

Após serem estimulados por antígenos, os linfócitos B sofrem maturação e diferenciam-se em:

a) linfócitos B1.

b) células natural killer.

c) monócitos.

d) plasmócitos.

e) macrófagos.

Exercício 4

(Cesmac/Fejal- AL) Na imunização ativa, o antígeno é introduzido em um organismo e provoca a fabricação de anticorpos. Na imunização passiva, o anticorpo é fabricado fora do organismo a ser imunizado e introduzido pronto. É exemplo de imunização ativa:

a) aplicação de vacina, como a vacina tríplice.

b) aplicação de um soro, como o antiofídico.

c) imunização do bebê por meio do aleitamento materno.

d) imunização do feto com a passagem de anticorpos pela placenta.