Conheça a culinária dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo 2022

Fique por dentro da culinária da Suíça, Sérvia e Camarões, países que disputam contra o Brasil na Copa do Mundo 2022 durante a fase de grupos

Em 25/11/2022 15h05 , atualizado em 25/11/2022 15h21

Tábua de carnes grelhadas
O rostilj é um prato típico da Sérvia com carnes grelhadas servidas em tábua.
Crédito da Imagem: Daria KM / Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Copa do Mundo 2022 começou no último domingo (20) no Catar. O evento esportivo reúne 32 seleções de futebol em dias de muita emoção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil teve sua estreia na Copa ontem (24) contra a Sérvia na qual se saiu vitorioso após placar de 2 a 0. Outros dois times que disputarão contra a seleção canarinha são Suíça e Camarões.

A diversidade é muito presente na Copa do Mundo, devido a grandiosidade do campeonato, que mobiliza centenas de países em todo o planeta. 

Nesse período é possível conhecer um pouco mais das culturas e características que formam as diferentes nações envolvidas. E um dos aspectos que chamam a atenção é a gastronomia. 

Futebol e culinária dialogam muito bem. Na reunião entre familiares e amigos para assistir a uma partida ou mesmo em restaurantes e bares, a comida está presente. E ela se torna um símbolo desse momento de união. 

Professores dos cursos técnicos de Gastronomia e Nutrição das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) comentam sobre as comidas e bebidas presentes nos países que enfrentam o Brasil nessa primeira fase do campeonato.

Saiba mais: conheça o curso e a profissão de Gastronomia 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Culinária da Suíça

A gastronomia da Suíça possui representantes culinários conhecidos pelo paladar brasileiro. Entre os produtos mais tradicionais estão os queijos e os chocolates.

De acordo com a professora Isabela Fonseca Pinheiro, das Etecs Carlos de Campos e Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, são mais de 500 tipos de queijos suíços. "Eu destacaria o Emmental, aquele com olhaduras, que nós chamamos de furos. Outro produto é o Gruyere, que tem sabor ainda mais forte.", diz.

O fondue suíço é um creme de queijo conhecido e servido por brasileiros, além de carnes e pães como acompanhamentos, lá eles também costumam servir com batatas.

Panela vermelha com o creme de queijo, chamado por fondue suíço
O fondue suíço é aquecido por uma lamparina e possui diversos acompanhamentos.
Crédito: Anna Nahabed / Shutterstock

Os suíços possuem referências da culinária alemã, como é caso da salada de batatas com filé de carne de porco empanado.

Segundo Isabela, a qualidade nutricional dos pratos suíços é uma preocupação, então a adição de açúcar, por exemplo, é algo controlado. As frutas vermelhas, como amoras, framboesas e morangos são os destaques como bases para tortas, pudins, marinadas e geleias. 

O próximo jogo da seleção brasileira será contra a Suíça. O confronto acontece na próxima segunda-feira (28), a partir das 13h, no horário de Brasília. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: os benefícios do chocolate

Culinária da Sérvia

A Sérvia fica situada no sudeste do continente europeu, em uma região conhecida por Bálcãs. Com forte influência da culinária da Grécia e Turquia, os sabores presentes nos pratos servos possuem familiaridade com a região do Mediterrâneo.

Ariane Feltrin, professora da Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá, cita os igredientes mais comuns entre os servos que são as frutas, queijos, tomates, cebolas e pimentões.

Mesa repleta de pratos típicos da Sérvia
Pratos diversos que são comuns na Sérvia.
Crédito: Baloncici / Shutterstock

Os ensopados, pães de massa do tipo strudel e chucrute e a conserva de repolho são referências da gastronomia alemã também presentes na Sérvia, explica a educadora.

As padarias e lanchonetes por lá são chamadas de pekaras, conta o educador Henrique Santos da Etec Professor Camargo Aranha, em São Paulo. De acordo com ele, nesses locais é comum servir um hambúrguer artesanal feito com carne suína, bovina ou de cordeiro. Esse prato é conhecido como pljeskavica. Os peixes de água doce também são comuns nos pratos servos.

Já para os que gostam de bebidas alcóolicas, a rajika é uma opção de cachaça artesanal com teor alcóolico de 40%. Lá as cervejas geralmente são vendidas em garrafas de plástico de 1,5 ou 2 litros. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira: a origem e a popularização da cachaça

Culinária de Camarões

O último adversário do Brasil na fase de grupos é um representante do continente africano, Camarões. Localizado na África Central, a culinária camaronesa possui algumas semelhanças com a nossa.

A professora Ariane conta que eles fazem um prato chamado koki corn, nele se utiliza milho em grãos, fubá, espinafre e óleo, o conjunto lembra o cuscuz, aponta. 

A mandioca é utilizada como base para alguns pratos tal como entre os brasileiros. Ariane menciona o fufu de água, um bolinho que é acompanhado por ensopados. 

Henrique amplia as coinscidências da alimentação entre Brasil e Camarões. Por lá a banana também é utilizada de diversas maneiras, sendo grelhada, frita ou em bolinhos. 

Bolinhos fritos com feijão
Esse é o puff puff com feijões, bolinhos comuns no café da manhã dos camaroneses.
Crédito: The Taxi Photographer / Shutterstock

Quanto às bebidas, o professor Henrique cita o matango, que é um vinho de palmeira produzido a partir da seiva da planta com alto teor de álcool

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sheila Lima, professora da Etec Julio de Mesquisa, de Santo André, fala do ndolé, um prato camaronês que pode ser feito com carne bovina ou de peixe, é muito apimentado e acompanhado por amendoim.

Carne de crocodilo e porco-espinho são alguns exemplos que a educadora traz como pratos exóticos de Camarões. 

A partida entre Brasil e Camarões acontece na próxima sexta-feira (2) às 16h e marca o fim da primeira fase da Copa do Mundo. 

Saiba mais: os 32 países participantes da Copa do Catar

 

Por Lucas Afonso
Jornalista

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)