Topo
pesquisar

Força

Física

Pode-se definir força como o agente relacionado com as alterações de movimento e repouso de um corpo.
Para erguer o peso, é necessária a aplicação de uma força
Para erguer o peso, é necessária a aplicação de uma força
PUBLICIDADE

Em Física, força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Existem vários tipos de força: força elétrica, força magnética, força gravitacional, força de atrito, força peso, força normal e outras. Força é uma grandeza vetorial e, como tal, possui características peculiares. São elas:

  • Módulo: é a intensidade da força aplicada;

  • Direção: é reta ao longo da qual a força atua;

  • Sentido: é o lado da reta para o qual o esforço foi feito: esquerda, direita, norte, sul, leste, oeste.

Dentro da Mecânica, temos a parte que estuda o movimento dos corpos e suas causas – a Dinâmica – e a parte que estuda as forças sobre corpos em repouso – a Estática. Estática é a parte da Física que estuda sistemas sob a atuação de forças que se equilibram. De acordo com a Segunda Lei de Newton, tal sistema possui aceleração nula. De acordo com a Primeira Lei de Newton, todas as partes desses sistemas estão em equilíbrio.

Medidas de força

Para medir a intensidade da força, são usados aparelhos chamados de dinamômetros (dínamo = força; metro = medida). Esses aparelhos indicam o valor da força aplicada em uma de suas extremidades e possuem uma mola que se deforma à medida que a força é aplicada sobre ela.

Os dinamômetros medem a intensidade da força
Os dinamômetros medem a intensidade da força

As unidades de medida de força comumente utilizadas são o quilograma-força (kgf) e o newton (N). Para o caso de uma força, uma unidade muito utilizada na prática diária é 1 quilograma-força, que se representa por 1 kgf. Um quilograma-força é a força em que a Terra atrai o quilograma-padrão, isto é, o seu peso, ao nível do mar e a 45° de latitude. O quilograma-força não é uma unidade força do Sistema Internacional de Unidades. No SI, a unidade de medida de força é o newton (N), em homenagem a Isaac Newton.


Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Força"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/forca.htm>. Acesso em 25 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA