Redação Técnica

A redação técnica é o conjunto de gêneros textuais que promovem comunicação com seus receptores de forma objetiva e imparcial, seguindo a norma culta no âmbito corporativo.

  A redação técnica é o conjunto de gêneros textuais utilizados por órgãos públicos e empresas para promover comunicação com seus receptores de forma objetiva e imparcial, seguindo as regras da norma culta.

Os gêneros mais utilizados na construção de uma redação técnica são:

A construção de uma redação técnica deve obedecer às exigências do documento, localizando o leitor quanto à data, destinatário, localidade e assunto.

Leia também: Resenha – gênero textual que visa fazer levantamentos críticos acerca de uma obra

Ao redigir uma redação técnica, é preciso estar atento aos objetivos do texto e à norma culta da língua.
Ao redigir uma redação técnica, é preciso estar atento aos objetivos do texto e à norma culta da língua.

Características da redação técnica

A redação técnica é um texto que difere das redações literárias, pois, além de utilizar a linguagem denotativa, é um texto formal e bastante conciso. Ela possui algumas peculiaridades quanto à estrutura e estilo, por se tratar de documentos oficiais.

Tipos de redação técnica

Abaixo seguem os gêneros mais comuns no âmbito da redação técnica. É importante destacar que existem inúmeros outros gêneros voltados ao estabelecimento de comunicação oficial ou corporativa.

Veja também: Crônica narrativa – gênero marcado por ações breves e com tempo e espaço determinados

Como fazer uma redação técnica

Ao redigir uma redação técnica, é preciso estar atento aos objetivos do texto e à norma culta. Por isso, analise os pontos a seguir.

Em vez de

Escreva

Servimo-nos da presente para informar

Informamos

Venho pela presente informar

Informamos

Acusamos o recebimento

Recebemos

Vimos pela presente agradecer

Agradecemos

Devido ao fato de que

Por causa

 

É importante pensar na relevância do documento, pois se trata de uma manifestação que estabelecerá comunicação de forma bastante séria e comprometida.
É importante pensar na relevância do documento, pois se trata de uma manifestação que estabelecerá comunicação de forma bastante séria e comprometida.

Exemplo de uma redação técnica: memorando

Goiânia, 25 de outubro de 2020

Ao Sr. Chefe do Departamento de Tecnologia

 

Assunto: Instalação de novos terminais de trabalho

 

Solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de instalação de novos terminais de trabalho nas salas da administração.

As instalações deverão obedecer aos critérios previstos nos tratados de engenharia da empresa e deverão cumprir o prazo máximo de 15 dias úteis.

 

Atenciosamente,

 

Fulano de Tal

Assistente Geral


Note a organização da diagramação do texto. A data está isolada de qualquer outro elemento, pois, na busca por arquivos, localizar o documento por data é um dos critérios de busca. Na sequência, perceba a quem o memorando é direcionado — nesse caso, ao chefe de um departamento. Compare o assunto ao corpo do texto: note o grau de concisão, objetividade e exigência de acordo com os parâmetros técnicos da empresa. Expostos todos os elementos necessários, o documento é encerado de forma cordial, seguido do devido encerramento, que consiste no nome do remetente e a respectiva função.

 

Por Marcelo Sartel
Professor de Redação  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/redacao-tecnica.htm