PUBLICIDADE
A circular é um documento oficial utilizado na transmissão de mensagens internas em um determinado local, seja ele uma empresa, um órgão público ou mesmo um conjunto habitacional. Faz parte do grupo de textos que se caracterizam como redação técnica. Assim, a circular é pautada na rapidez e eficácia da comunicação, atendendo aos pré-requisitos do mundo moderno e às formas de comunicação vigentes.
Saiba mais: Carta comercial — o documento que visa estabelecer comunicação entre empresas ou funcionários
Tópicos deste artigo
- 1 - Videoaula sobre circular
- 2 - O que é circular?
- 3 - Características da circular
- 4 - Estrutura da circular
- 5 - Como fazer uma circular?
- 6 - Exemplo de circular
- 7 - Diferença entre circular e memorando
Videoaula sobre circular
O que é circular?
A circular é um texto técnico que serve para realizar um comunicado interno aos integrantes de determinado local, usado em empresas, órgãos públicos, condomínios e demais instituições de organização coletiva.
Por se tratar de um texto técnico, a circular segue as características do gênero, apresentando, assim, uma estrutura fixa, sem muitas variações. Essa configuração se dá justamente porque boa parte dos textos dessa modalidade funcionam como documentos oficiais, que não admitem uma diversidade grande em sua composição estrutural.
Características da circular
A circular apresenta as seguintes características:
-
Uso da linguagem formal (norma-padrão): por ser um documento oficial, é preciso ter cuidado com as normas gramaticais da língua portuguesa.
-
Texto claro e conciso: é importante ser o mais direto e simples possível. Qualquer ruído na comunicação pode provocar desentendimentos e gerar problemas.
-
Impessoalidade: nesse tipo de texto, prevalece a objetividade, isto é, o distanciamento. Sendo assim, o uso de terceira pessoa ou de verbos impessoais é um elemento fundamental de sua composição.
-
Denotação: nos textos técnicos, identifica-se a linguagem denotativa. Em outros termos, não há espaço para duplas interpretações.
Estrutura da circular
Em relação aos elementos estruturais da circular, identificamos:
-
Timbre: a logomarca da instituição deve aparecer de forma padronizada em todas as circulares.
-
Número: trata-se da identificação da circular. Ele é importante para o registro do documento em caso de futuras consultas.
-
Data: o dia em que a circular foi expedida.
-
Ementa: o assunto a ser abordado (síntese do que será tratado).
-
Vocativo: o chamamento a ser utilizado, de acordo com o contexto.
-
Texto: o conteúdo da circular propriamente dito, com informações necessárias para a compreensão da mensagem.
-
Fechamento: cordialidades que devem ser utilizadas para encerrar a circular.
-
Assinatura e cargo: a indicação do nome do autor e do seu cargo.
Como fazer uma circular?
Para fazer uma circular, é importante inteirar-se das características da redação técnica. Em outros termos, é preciso saber construir um texto formal, claro, conciso e impessoal. Além disso, é preciso utilizar a estrutura padrão do local, pois cada um possui timbre e cabeçalho próprios.
Durante o processo de escrita, o redator deve estar atento à data em que a circular foi expedida, à ementa e às devidas cordialidades, lembrando-se de utilizar pronomes de tratamento como “Senhor(a)”, “Caro(a)”, “Prezado(a)” etc.
No texto, é preciso ser objetivo e oferecer apenas informações essenciais. A boa comunicação em uma circular ocorre, portanto, quando há simplicidade e objetividade na redação.
Saiba também: Ata — o registro de ideias, informações e decisões tomadas por um grupo
Exemplo de circular
Condomínio Nazaré CNPJ: 00000000/000000 Circular nº 32/2022 02/05/2022 Senhores condôminos, Informamos que, conforme o decreto assinado nos últimos dias pela Prefeitura de Goiânia, o uso de máscara nas instalações do prédio passa a ser facultativo. Pedimos, no entanto, que continuem tomando os devidos cuidados para evitarmos uma nova onda de contaminações. Atenciosamente, Rodolfo Mário Síndico do Condomínio Nazaré |
No texto acima, temos um exemplo de circular usada em um condomínio. Nela, podemos ver o cabeçalho com o nome do local, o registro (CNPJ), a numeração do documento e a data. Há o vocativo “Senhores (condôminos)”, seguido do texto. Por meio dele, informa-se que o uso de máscaras se tornou facultativo e pede-se que os moradores continuem cautelosos. No final, há o fechamento, seguido da assinatura e do cargo do autor da circular.
Diferença entre circular e memorando
A circular e o memorando são documentos técnicos utilizados na comunicação interna de uma empresa ou órgão público. A diferença entre ambos consiste no direcionamento do comunicado. O memorando é direcionado para um setor específico — por exemplo, o setor de recursos humanos ou de logística. Já a circular é um comunicado destinado a todos os integrantes de um estabelecimento.
→ Videoaula sobre memorando
Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação