PUBLICIDADE
Uma dúvida muito comum e frequente é de como conservar produtos lácteos na lancheira. Os produtos lácteos são os leites fluidos e todos aqueles alimentos que derivam do leite. Esses alimentos são altamente perecíveis, necessitando, portanto, de um maior cuidado no armazenamento e transporte desses produtos, pois precisam ser mantidos em ambientes frescos ou sob refrigeração.
Tópicos deste artigo
- 1 - Lácteos que podem ser enviados na lancheira
- 2 - Acessórios que ajudam na conservação dos produtos lácteos
- 3 - Conservação
Lácteos que podem ser enviados na lancheira
Com a conservação adequada, podemos enviar leite, iogurtes, queijos e requeijão. O leite pode ser enviado puro, misturado com cacau, com mel, batido com frutas etc. Já quanto aos iogurtes, dê preferência para os naturais (que nos ingredientes contenha apenas leite e fermento lácteo), que podem ser adoçados com mel, batido com frutas, misturado com frutas picadas, com granola etc.
Os queijos, preferencialmente os brancos, podem ser consumidos puros e, juntamente com o requeijão, podem ser o recheio de um sanduíche. Também podem ser temperados e servidos como patê para acompanhar biscoitos, torradinhas ou legumes.
Veja também: Saiba mais sobre a alergia à proteína do leite de vaca
Acessórios que ajudam na conservação dos produtos lácteos
Para conservar os alimentos, podemos contar com o auxílio de alguns acessórios, como:
-
Lancheiras térmicas
Considero a lancheira térmica essencial para o envio de qualquer lanche. Temos no mercado uma infinidade de opções e preços. Costumo dizer que ela deve ser escolhida primeiramente pela facilidade de higienização e tamanho, depois pelo tipo de alça (de acordo com a forma em que será carregada) e, por último, pelo desenho/personagem.
-
Garrafas e potes térmicos
Também temos no mercado uma infinidade de opções de garrafas e potes térmicos para conservação dos lanches. Aqui também sugiro escolher pela facilidade de higienização, pelo tamanho (de acordo com a lancheira), se podem ser utilizados para líquidos/alimentos quentes (caso você ache necessário, pois nem todas mantêm as duas temperaturas) e o tempo que promete conservar.
Se possível, opte pelas de inox, pois elas não pegam cheiro nem gosto, são seguras e conservam por mais tempo.
Garrafas térmicas são um item indispensável para a composição da lancheira escolar.
-
Gelos reutilizáveis
São bolsas, normalmente de gel, que devem ser congeladas antes de serem colocadas na lancheira. Também temos no mercado uma infinidade de modelos e preços. Para esse item, costumo dizer que o tamanho é o mais importante. Precisa ter um tamanho bom para que, até em dias mais quentes, ele mantenha a lancheira fresca até a hora do lanche ser consumido. Também é necessário haver espaço na lancheira para ele.
Há uma infinidade de modelos para gelos reutilizáveis.
Eles são facilmente encontrados em farmácias, lojas de utilidades domésticas, lojas de artigos para acampamento e pesca e lojas onde vendam acessórios para lancheiras infantis. Esse acessório pode facilmente ser substituído por uma garrafinha com água congelada. Deixe a garrafa no freezer de um dia para o outro e, antes de sair, coloque na lancheira.
Leia também: 5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola
Conservação
A conservação desses alimentos depende muito do tempo que eles levarão para serem consumidos. Para lanches de período integral, em que a criança só consumirá no turno seguinte, não é recomendado o envio de lácteos, a não ser que a escola disponibilize uma geladeira para conservação desse alimento ou que seja enviado em uma garrafa térmica excelente, que conserve o alimento por 12 horas.
Para os lanches do mesmo turno, em que o alimento será consumido em até 4 horas, é possível optar pelo uso da garrafa ou pote térmicos ou pela combinação de lancheira térmica e gelo reutilizável. Devido à alta perecibilidade desses alimentos, se for optar por enviar em lancheira térmica com o gelo reutilizável, capriche no tamanho do gelo, para que a lancheira fique bem fresquinha pelo tempo necessário.
Por Carolina Godinho