Whatsapp
Por Carolina Godinho
Carolina Godinho é autora do perfil @lanchinhos e dará dicas para lanches saudáveis e divertidos.

Como conservar produtos lácteos na lancheira?

Saúde na escola

Produtos lácteos são muito importantes para a nutrição de uma criança, porém são alimentos muito perecíveis. Trazemos para vocês boas dicas para a conservação desses produtos.
PUBLICIDADE

Uma dúvida muito comum e frequente é de como conservar produtos lácteos na lancheira. Os produtos lácteos são os leites fluidos e todos aqueles alimentos que derivam do leite. Esses alimentos são altamente perecíveis, necessitando, portanto, de um maior cuidado no armazenamento e transporte desses produtos, pois precisam ser mantidos em ambientes frescos ou sob refrigeração.

Lácteos que podem ser enviados na lancheira

Com a conservação adequada, podemos enviar leite, iogurtes, queijos e requeijão. O leite pode ser enviado puro, misturado com cacau, com mel, batido com frutas etc. Já quanto aos iogurtes, dê preferência para os naturais (que nos ingredientes contenha apenas leite e fermento lácteo), que podem ser adoçados com mel, batido com frutas, misturado com frutas picadas, com granola etc.

Os queijos, preferencialmente os brancos, podem ser consumidos puros e, juntamente com o requeijão, podem ser o recheio de um sanduíche. Também podem ser temperados e servidos como patê para acompanhar biscoitos, torradinhas ou legumes.

Veja também: Saiba mais sobre a alergia à proteína do leite de vaca

Acessórios que ajudam na conservação dos produtos lácteos

Para conservar os alimentos, podemos contar com o auxílio de alguns acessórios, como:

  • Lancheiras térmicas

Lancheira térmica

Considero a lancheira térmica essencial para o envio de qualquer lanche. Temos no mercado uma infinidade de opções e preços. Costumo dizer que ela deve ser escolhida primeiramente pela facilidade de higienização e tamanho, depois pelo tipo de alça (de acordo com a forma em que será carregada) e, por último, pelo desenho/personagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Garrafas e potes térmicos

Também temos no mercado uma infinidade de opções de garrafas e potes térmicos para conservação dos lanches. Aqui também sugiro escolher pela facilidade de higienização, pelo tamanho (de acordo com a lancheira), se podem ser utilizados para líquidos/alimentos quentes (caso você ache necessário, pois nem todas mantêm as duas temperaturas) e o tempo que promete conservar.

Se possível, opte pelas de inox, pois elas não pegam cheiro nem gosto, são seguras e conservam por mais tempo.

Garrafa térmica na lancheira escolar

Garrafas térmicas são um item indispensável para a composição da lancheira escolar.

  • Gelos reutilizáveis

São bolsas, normalmente de gel, que devem ser congeladas antes de serem colocadas na lancheira. Também temos no mercado uma infinidade de modelos e preços. Para esse item, costumo dizer que o tamanho é o mais importante. Precisa ter um tamanho bom para que, até em dias mais quentes, ele mantenha a lancheira fresca até a hora do lanche ser consumido. Também é necessário haver espaço na lancheira para ele. 

Gelo reutilizável

Há uma infinidade de modelos para gelos reutilizáveis.

Eles são facilmente encontrados em farmácias, lojas de utilidades domésticas, lojas de artigos para acampamento e pesca e lojas onde vendam acessórios para lancheiras infantis. Esse acessório pode facilmente ser substituído por uma garrafinha com água congelada. Deixe a garrafa no freezer de um dia para o outro e, antes de sair, coloque na lancheira.

Leia também: 5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola

Conservação

A conservação desses alimentos depende muito do tempo que eles levarão para serem consumidos. Para lanches de período integral, em que a criança só consumirá no turno seguinte, não é recomendado o envio de lácteos, a não ser que a escola disponibilize uma geladeira para conservação desse alimento ou que seja enviado em uma garrafa térmica excelente, que conserve o alimento por 12 horas.

Para os lanches do mesmo turno, em que o alimento será consumido em até 4 horas, é possível optar pelo uso da garrafa ou pote térmicos ou pela combinação de lancheira térmica e gelo reutilizável. Devido à alta perecibilidade desses alimentos, se for optar por enviar em lancheira térmica com o gelo reutilizável, capriche no tamanho do gelo, para que a lancheira fique bem fresquinha pelo tempo necessário.

Por Carolina Godinho

É possível, sim, enviar produtos lácteos na lancheira escolar. Bastar dominar as técnicas corretas para a sua conservação!
É possível, sim, enviar produtos lácteos na lancheira escolar. Bastar dominar as técnicas corretas para a sua conservação!
SOBRE O AUTOR

Carolina Godinho é formada em Administração e trabalhou na área por 15 anos, até a maternidade chegar em sua vida. Em 2015, criou o perfil @lanchinhos a fim de registrar todos os lanches saudáveis que prepara diariamente para os seus filhos, Kenji e Koji.
É responsável também pela loja Lanchinhos, onde se encontram os itens utilizados para compor toda a lancheira das crianças.

Artigos Relacionados
Confira mais uma sugestão de cardápio semanal de lanches práticos e divertidos para as crianças na escola.
Você já ouviu falar sobre a alergia à proteína do leite de vaca? Saiba mais sobre esse problema que afeta muitas crianças após o fim da amamentação.
Líquido obtido pela fermentação do leite.
Saiba como evitar o escurecimento da vitamina de banana e conserve a boa aparência dessa bebida por mais tempo.
Confira como montar a lancheira escolar com amor por meio de dicas importantes de como demonstrar seu afeto até na hora do lanche dos seus filhos.
Aprenda como organizar a lancheira das crianças que estudam em período integral. Saiba selecionar e separar os alimentos, variando as opções.
Conheça estas dicas de congelamento de bolinhos e muffins, e facilite a rotina de preparação das lancheiras escolares sem que se perca o sabor.
Veja a lista de algumas frutas de dezembro e varie esses alimentos nas lancheiras das crianças.
Confira quais são as frutas de outubro para aproveitar as frutas da estação e variar nas lancheiras das crianças.