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Por Carolina Godinho
Carolina Godinho é autora do perfil @lanchinhos e dará dicas para lanches saudáveis e divertidos.

Dicas para variar os carboidratos nas lancheiras

Saúde na escola

Apresentamos aqui dicas para variar os carboidratos nas lancheiras, a fim de trazer praticidade e garantir a presença desse grupo alimentar que possui função energética.
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Sabemos que o dia a dia está cada vez mais corrido na vida dos pais e responsáveis, assim como na vida das crianças também, porém isso não pode ser desculpa para que a alimentação dos pequenos seja colocada em segundo plano. Por isso, hoje vou passar algumas dicas que eu acho bem úteis para manter, de uma maneira prática, uma lancheira com variedade de carboidratos, para que assim as crianças não enjoem e não repitam com muita frequência o mesmo lanche durante a semana.

Veja também: Alimentação interfere nos estudos?

Dica 1 - Fazer do freezer um aliado

Em geral, podemos congelar pães, bolos, muffins e pães de queijo. O segredo aqui é descongelar na geladeira. Então, sempre que fizer alguma coisa de que seu filho goste e que pode virar um lanche, congele uma porção. Assim, você vai garantir um lanche gostoso em um dia corrido. Mantendo esse hábito, você vai ter uma variedade boa de lanches no freezer. Lembre-se sempre de colocar a data do congelamento e/ou validade. Esses alimentos costumam durar, em média, três meses no freezer, mas o ideal é tentar usá-los antes desse prazo.

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Dica 2 – Aproveitar o tempo

Fez uma carne, frango ou legume para o almoço que pode servir como recheio de um muffin? Pegue uma receita rápida e prática (tem algumas no IG @lanchinhos), já prepare e congele uma ou duas porções. Eu costumo comprar peito de frango, cozinhar e desfiar na panela de pressão e congelar. Sempre congelo porções para muffins, o que me ajuda muito a prepará-los com recheio de frango. Muito prático!

Dica 3 – Montar um cardápio dos lanches e refeições

Isso ajuda muito na organização e aproveitamento do tempo, pois, se você for fazer alguma coisa no forno, pode aproveitar que o forno já está quente e assar em seguida, ou até mesmo assar junto, dependendo do que for. É possível também aproveitar algum ingrediente do almoço. Isso diminuirá a chance de faltar algum ingrediente já que você se organizou antes.

Leia também: Sugestão de cardápio semanal para a lancheira escolar

Dica 4 – Investir na preparação de biscoitos

Biscoito é um alimento que tem uma durabilidade boa se conservado em um vidro bem fechado. Se for fazer um biscoito doce, você pode separar uma parte da massa e acrescentar cacau, assim já se consegue variar o sabor. No biscoito salgado, você pode incluir sementes como chia, linhaça, gergelim ou também queijo ralado em uma parte da massa para variar o sabor.

Biscoitos são uma ótima pedida, pois são fáceis de fazer e de armazenar.

Dica 5 - Fazer pão e pão de queijo

O pão é outro alimento bem versátil: se você trocar o recheio, já tem outro sabor. Eu costumo usar geleias caseiras, requeijão, alface e tomate, queijo etc. Dá para aproveitar também o frango que está desfiado e congelado no freezer e fazer um patê.
Outra opção prática é o pão de queijo, já que normalmente as receitas não são muito trabalhosas e rendem bem. Faça a massa, enrole as bolinhas e coloque em uma assadeira no freezer. Depois de congelados, coloque em um saco plástico. Eu costumo congelar na hora, mas fica bom também congelar depois de assado.

Leia também: Como escolher os alimentos para montar uma lancheira equilibrada

Dica 6 – Comprar os alimentos prontos e congelados

Eu dei algumas dicas de alimentos práticos e versáteis para serem feitos, mas se ainda assim você não tiver esse tempo, essas opções podem ser compradas prontas, basta seguir as mesmas dicas, como os pães de queijo já congelados; pães e bolos de padaria, que também podem ser congelados. Lembre-se sempre de ler os rótulos antes de comprar para poder fazer uma escolha melhor. Não se deixe levar pela embalagem, quem conta a verdade é sempre o rótulo.


Por Carolina Godinho

 Os carboidratos apresentam como principal função a energética. Esse grupo alimentar está sendo representado pelo pão de queijo em formato de patinha.
Os carboidratos apresentam como principal função a energética. Esse grupo alimentar está sendo representado pelo pão de queijo em formato de patinha.
SOBRE O AUTOR

Carolina Godinho é formada em Administração e trabalhou na área por 15 anos, até a maternidade chegar em sua vida. Em 2015, criou o perfil @lanchinhos a fim de registrar todos os lanches saudáveis que prepara diariamente para os seus filhos, Kenji e Koji.
É responsável também pela loja Lanchinhos, onde se encontram os itens utilizados para compor toda a lancheira das crianças.

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