Whatsapp

Hora do Planeta 2021

Curiosidades

PUBLICIDADE

A Hora do Planeta® é um ato simbólico, organizado pela World Wildlife Fund (WWF), que busca alertar as pessoas sobre a importância de proteger o planeta contra nossos impactos ambientais negativos. O movimento, que se iniciou em 2007, na Austrália, possui mais de 10 anos e tem ganhado, a cada ano, mais adeptos.

No último ano (2020), a pandemia de covid-19 fez com que os tradicionais eventos presenciais não acontecessem. Com isso, a Hora do Planeta se reinventou e trouxe uma série de atividades e manifestações on-line que discutiram temas como crise climática e desigualdade social. Essa edição aconteceu em mais de 190 países e territórios, levando a 3,1 bilhões de impressões nas redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados em 37 países. Somente nas redes sociais da WWF-Brasil e da Hora do Planeta, a WWF contabilizou, em nosso território, 3,1 milhões de interações.

Leia mais: Sustentabilidade – busca pelo equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta surgiu em Sydney, na Austrália, em 2007, e logo a iniciativa espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de um ato simbólico, que acontece, anualmente, no final do mês de março.

A data foi escolhida pela proximidade com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e o de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar-se as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.

Ao apagar-se as luzes, fica evidente que um grande número de pessoas preocupa-se com as questões ambientais do globo e pede ações concretas e eficientes na luta contra as mudanças climáticas e outros problemas ambientais. Ao aderir ao movimento, cada pessoa, empresa e órgão público demonstra sua preocupação e amor pelo planeta em que vivemos.

A Hora do Planeta acontece anualmente no mês de março. Na ocasião devemos apagar nossas luzes por uma hora.
A Hora do Planeta acontece anualmente no mês de março. Na ocasião devemos apagar nossas luzes por uma hora.

Vale salientar que a Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, e sim de uma ação voluntária. Assim sendo, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas.

De acordo com Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional: “Biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, nossas economias, nossa saúde, nosso bem-estar, nossa felicidade. É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite. A Hora do Planeta é nossa chance de usar nosso poder, como indivíduos e como um coletivo, para exigir e agir em prol da proteção deste planeta como recompensa a tudo que nos dá”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Devemos ressaltar que não existe uma intenção de economizar energia com a Hora do Planeta, o objetivo vai muito além do uma redução do consumo em apenas uma hora. O ato simboliza o compromisso com o planeta e a necessidade constante da participação de todos nas lutas ambientais, como afirmou Barack Obama, no vídeo oficial, na campanha de 2015: “Nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito”.

Leia mais: Problemas ambientais brasileiros – escassez de água, poluição e desmatamento

A Hora do Planeta 2021

A Hora do Planeta 2021 ocorrerá no dia 27 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. Nesse momento, devemos apagar nossas luzes por uma hora, com o objetivo de mostrar que nos importamos com nosso planeta. Além das ações individuais, várias cidades e empresas particulares participarão do ato.

Apague as luzes no dia 27 de março.
Apague as luzes no dia 27 de março.
  • A Hora do Planeta no contexto da Covid-19

A pandemia de Covid-19 iniciou-se em 2020, e, em 2021, ainda sofremos com a ação devastadora da doença. Nesse contexto, os eventos presenciais podem colocar muitas pessoas em risco, portanto, a solução foi investir em ações on-line. Em 2021, a WWF destaca que serão mais de sete horas de Festival Digital Hora do Planeta, e, no dia 27 de março, dia da ação, um vídeo especial será liberado nas redes sociais para que o compartilhamento possa ser feito por todos.

A internet nos possibilitou sermos ouvidos pelo mundo todo, portanto, utilize sua voz e mostre seu poder para influenciar positivamente outras pessoas, fazendo-as perceber o quão importante é preservarmos a natureza.

  • Como eu posso participar da Hora do Planeta?

Participar da Hora do Planeta é bastante simples, basta desligar as luzes de sua casa por uma hora. Você pode também utilizar os materiais disponíveis na página da WWF e ajudar na divulgação do evento. Além disso, pode gravar um vídeo de até um minuto contando por que a natureza e nosso planeta são importantes para você, postar nas suas redes sociais e marcar a WWF Brasil. Ao postar sobre a Hora do Planeta em suas redes sociais, não deixe de usar as hashtags #HoraDoPlaneta ou #ConectadoNoPlaneta. Se preferir, utilize as hashtags globais #EarthHour e #Connect2Earth. Com isso, um maior número de pessoas poderá saber desse movimento.

Não deixe também de preencher o formulário de adesão à Hora do Planeta e informar como você participará do evento. Aproveite a oportunidade e assine a petição on-line que pede por ações urgentes por parte dos líderes mundiais no que diz respeito à conservação da natureza.

  • O que fazer durante a Hora do Planeta?

Muitas pessoas pensam que apagar as luzes pode ser muito desagradável, mas saiba que pode ser bastante divertido, pois várias atividades podem ser feitas nesse momento. A WWF separou algumas dicas superlegais:

  • Acompanhe o Festival Digital;

  • Jogue jogos de carta e tabuleiro com as pessoas que moram na mesma casa que você;

  • Escolha um filme ou uma série divertidos e faça uma noite de cinema com muita pipoca;

  • Faça um jantar ou lanche à luz de velas;

  • Aproveite o escuro para fazer uma foto à luz de velas ou tentar a técnica “pintura com luzes” — utilizando um tripé e uma câmera, em que é possível ajustar a abertura e o tempo de exposição.

  • Monte uma listinha das coisas que você pode fazer pelo planeta e coloque em prática já no próximo dia;

  • Brinque com as crianças (brincadeira de sombras ou caça ao tesouro, por exemplo);

  • Monte uma barraca utilizando lençóis, travesseiros e almofadas e finja estar em um acampamento;

  • Faça live com os amigos e abordem temas relevantes, como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais.

Atenção: Não deixe de conhecer o site oficial da Hora do Planeta clicando aqui!



Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Hora do Planeta 2021"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-hora-planeta.htm. Acesso em 22 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e confira a importância dos acordos climáticos para combater o aquecimento global!
Aprenda mais sobre biodiversidade clicando aqui! Apresentaremos neste texto o conceito de biodiversidade e entenderemos sua importância.
Confira aqui algumas atitudes que ajudam a diminuir a poluição do ar!
Degelo, desertificação, alteração do regime das chuvas, inundações e redução da biodiversidade são algumas consequências do aquecimento global.
Conheça mais sobre a Hora do Planeta, um movimento global que visa chamar a atenção da população e governantes para as questões relacionadas ao meio ambiente.
O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.
Saiba mais sobre como o Aquecimento Global pode transformar o território brasileiro.
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e as consequências de nossas atividades para o meio ambiente e para o próprio homem.
Emissão de gases poluentes, álcool, diesel, gasolina, biodiesel, fermentação da cana-de-açúcar, monóxidos de carbono, efeito estufa, aquecimento global, catalisadores, dioxinas presentes no diesel, distúrbios hormonais, câncer no aparelho respiratório.
Qual é a relação entre um recurso tecnológico aparentemente simples e a questão ambiental? Descubra o outro lado do Stand by!