Topo
pesquisar

Hora do Planeta 2020

Curiosidades

PUBLICIDADE

A Hora do Planeta® é um ato simbólico, organizado pela World Wildlife Fund (WWF), que busca alertar as pessoas sobre a importância de proteger o planeta contra nossos impactos ambientais negativos. O movimento, que se iniciou em 2007, na Austrália, possui mais de 10 anos e tem ganhado, a cada ano, mais adeptos.

Na última edição, em 2019, participaram 188 países e territórios, o que contabilizou mais de 17 mil ícones ou monumentos com as luzes apagadas. Além disso, várias pessoas utilizaram a hashtag #EarthHour e #Connect2Earth, o que fez com 26 países tivessem-nas nos treding topics. Esse ano o evento pode ser ainda maior, e você pode fazer parte desse momento!

Leia mais: Sustentabilidade – a busca pelo equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta surgiu em Sydney, na Austrália, em 2007, e logo a iniciativa espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de um ato simbólico, que acontece anualmente no final do mês de março.

A data foi escolhida pela proximidade com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e o de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar-se as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.

Ao apagar-se as luzes, fica evidente que um grande número de pessoas preocupa-se com as questões ambientais do globo e pede ações concretas e eficientes na luta contra as mudanças climáticas e outros problemas ambientais. Ao aderir ao movimento, cada pessoa, empresa e órgão público demonstra sua preocupação e amor pelo planeta em que vivemos.

A Hora do Planeta acontece anualmente no mês de março. Na ocasião devemos apagar nossas luzes por uma hora.
A Hora do Planeta acontece anualmente no mês de março. Na ocasião devemos apagar nossas luzes por uma hora.

De acordo com Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional: “Biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, nossas economias, nossa saúde, nosso bem-estar, nossa felicidade. É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite. A Hora do Planeta é nossa chance de usar nosso poder, como indivíduos e como um coletivo, para exigir e agir em prol da proteção deste planeta como recompensa a tudo que nos dá”.

Devemos ressaltar que não existe uma intenção de economizar energia com a Hora do Planeta, o objetivo vai muito além do uma redução do consumo em apenas uma hora. O ato simboliza o compromisso com o planeta e a necessidade constante da participação de todos nas lutas ambientais, como afirmou Barack Obama, no vídeo oficial, na campanha de 2015: “nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Hora do Planeta 2020

A Hora do Planeta 2020 ocorrerá no dia 28 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. Nesse momento, devemos apagar nossas luzes por uma hora, com o objetivo de mostrar que nos importamos com nosso planeta. Além das ações individuais, várias cidades e empresas particulares participarão do ato.

Em 2020, a WWF chama-nos para usar nossa voz a fim de impedir a destruição do nosso planeta. Para isso, a organização desenvolveu uma petição (acesse aqui!) com ações que garantam a proteção da natureza e levem-na à sua recuperação até 2030. Essa petição será apresentada aos líderes mundiais.

Use sua voz para mostrar que você também se preocupa com nosso planeta.
Use sua voz para mostrar que você também se preocupa com nosso planeta.
  • A Hora do Planeta 2020 no Brasil

A Hora do Planeta no Brasil foi aderida por várias cidades, as quais promoverão diversos eventos ao longo do dia 28 de março. Além das prefeituras, empresas, escolas, universidades e grupos de jovens e escoteiros também farão seus eventos.

Entre os eventos cadastrados no site da WWF Brasil, estão: a pedalada noturna em Santa Maria (RS), a exposição fotográfica sobre a Hora do Planeta em São Leopoldo (RS), e a manifestação e o ato cultural em Osasco (SP). Algumas prefeituras que aderiram à Hora do Planeta 2020 são: Salvador (BA), São Luís (MA), Canoas (RS), Jataí (GO), Boa Vista (RR) e Vila Velha (ES).

Leia também: Problemas ambientais brasileiros – escassez de água, poluição e desmatamento

  • Como eu posso participar da Hora do Planeta?

Participar da Hora do Planeta é bastante simples, basta desligar as luzes de sua casa por uma hora. Você pode também comparecer aos eventos que acontecerão nas cidades participantes. Vale destacar, no entanto, que, para que uma cidade seja reconhecida oficialmente como participante, é necessária sua inscrição por parte dos governadores e prefeitos.

Ainda, a Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, e sim de uma ação voluntária. Assim sendo, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas.

Ao postar sobre a Hora do Planeta em suas redes sociais, não deixe de usar as hashtags #HoraDoPlaneta ou #ConectadoNoPlaneta. Se preferir, utilize as hashtags globais #EarthHour e #Connect2Earth. Com isso, um maior número de pessoas poderá saber da Hora do Planeta.

Atenção: Não deixe de conhecer o site oficial da Hora do Planeta clicando aqui!

 

Por Vanessa dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Hora do Planeta 2020"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-hora-planeta.htm. Acesso em 02 de abril de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola