Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hora do Planeta 2022

Hora do Planeta 2022 terá como tema #ConstruaNossoFuturo e acontecerá no dia 26 de março, das 20h30 às 21h30 pelo horário de Brasília.

Banner de divulgação da Hora do Planeta de 2022.
A Hora do Planeta é um ato simbólico que ocorre todos os anos no mês de março.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Hora do Planeta® é um ato simbólico, organizado pelo World Wildlife Fund (WWF), que busca alertar as pessoas sobre a importância de proteger o planeta contra nossos impactos ambientais negativos. O movimento, que se iniciou em 2007, na Austrália, tem mais de 10 anos e tem ganhado, a cada ano, mais adeptos.

Nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 fez com que os tradicionais eventos presenciais não acontecessem. Com isso, a Hora do Planeta se reinventou e trouxe uma série de atividades e manifestações on-line que discutiram temas como crise climática e desigualdade social. A edição de 2021 contou com a participação de 192 países e territórios, levando a 6,7 bilhões de impressões nos posts #HoradoPlaneta, sendo um dos assuntos mais comentados em 42 países.

Veja também: Qual a relação entre os impactos ambientais e o surgimento de doenças?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Hora do Planeta 2022

  • A Hora do Planeta é um ato simbólico organizado pelo World Wildlife Fund (WWF).

  • Durante a Hora do Planeta, devemos apagar nossas luzes como uma forma de demonstrar nosso amor pelo planeta.

  • A Hora do Planeta não visa à economia de energia, mas a uma demonstração de o planeta e seus aspectos ambientais importam.

  • Durante a Hora do Planeta, vários eventos são realizados.

  • Devido à pandemia de covid-19, nos anos 2020, 2021 e 2022, a Hora do Planeta adotou o formato digital.

  • O tema de 2022 é #ConstruaNossoFuturo.

  • A Hora do Planeta 2022 acontece no dia 26 de março às 20h30.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta, conhecida mundialmente como Earth Hour, surgiu em Sydney, na Austrália, em 2007, e logo a iniciativa espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de um ato simbólico que acontece, anualmente, no final do mês de março.

O evento, que consiste em um apagamento voluntário de luzes, teve sua data escolhida pela proximidade com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e o de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar-se as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.

Ao apagar-se as luzes, o que ocorre para evidenciar a preocupação com as questões ambientais do planeta, fica evidente que um grande número de pessoas preocupa-se com as questões ambientais do globo e pede ações concretas e eficientes na luta contra as mudanças climáticas e outros problemas ambientais. Ao aderir ao movimento, cada pessoa, empresa e órgão público demonstram sua preocupação e amor pelo planeta em que vivemos.

Vale salientar que a Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, e sim de uma ação voluntária. Assim sendo, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas.

De acordo com Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional:

Biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, nossas economias, nossa saúde, nosso bem-estar, nossa felicidade. É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite. A Hora do Planeta é nossa chance de usar nosso poder, como indivíduos e como um coletivo, para exigir e agir em prol da proteção deste planeta como recompensa a tudo que nos dá.

Devemos ressaltar que não existe uma intenção de economizar energia com a Hora do Planeta, o objetivo vai muito além de uma redução do consumo em apenas uma hora. O ato simboliza o compromisso com o planeta e a necessidade constante da participação de todos nas lutas ambientais, como afirmou o então presidente dos Estados Unidos Barack Obama, no vídeo oficial, na campanha de 2015:

Nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito.

Leia também: Protocolo de Kyoto — uma das conferências ambientais mais importantes que já ocorreram

Hora do Planeta 2022

A Hora do Planeta 2022 ocorrerá no dia 26 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. Nesse momento, deveremos apagar nossas luzes por uma hora, com o objetivo de mostrar que nos importamos com nosso planeta.

Além das ações individuais, várias cidades e empresas particulares participarão do ato. Neste ano o tema é #ConstruaNossoFuturo, e o WWF continuará os debates da COP-26, A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021.

Banner de divulgação da Hora do Planeta.
A Hora do Planeta 2022 ocorrerá no dia 26 de março (sábado), das 20h30 às 21h30 e contará com eventos digitais.

→ A Hora do Planeta no contexto da covid-19

A pandemia de Covid-19 iniciou-se em 2020, e, em 2022, ainda sofremos com a ação devastadora da doença. Nesse contexto, os eventos presenciais podem colocar muitas pessoas em risco, portanto, a solução foi investir em ações on-line.

Neste ano, o personagem Chico Bento será, novamente, o embaixador desse movimento, e várias ações educativas e interativas serão realizadas. O WWF divulgará em suas redes sociais toda a programação do evento, portanto, é importante seguir os canais oficiais para saber mais sobre a Hora do planeta 2022.

A internet nos possibilitou ser ouvidos pelo mundo todo, portanto, utilize sua voz e mostre seu poder para influenciar positivamente outras pessoas, fazendo-as perceber o quão importante é preservarmos a natureza.

→ Como eu posso participar da Hora do Planeta 2022?

Participar da Hora do Planeta é bastante simples, basta desligar as luzes de sua casa por uma hora no dia 26 de março, às 20:30. Você pode também utilizar os materiais disponíveis na página do WWF e ajudar na divulgação do evento.

Além disso, ao postar sobre a Hora do Planeta em suas redes sociais, não deixe de usar as hashtags #ConstruaNossoFuturo, #HoraDoPlaneta ou #ConectadoNoPlaneta. Se preferir, utilize as hashtags globais #EarthHour e #Connect2Earth. Com isso, um maior número de pessoas poderá saber desse movimento.

Não deixe também de se inscrever-se no site do WWF para ficar por dentro de todas as novidades. Ao se inscrever, você deverá informar seu formato de participação (pessoa física, empresa, prefeitura ou organização).

O que fazer durante a Hora do Planeta 2022?

Muitas pessoas pensam que apagar as luzes pode ser muito desagradável, mas saiba que pode ser bastante divertido, pois várias atividades podem ser feitas nesse momento. O WWF separou algumas dicas:

  • acompanhe o Festival Digital;

  • jogue jogos de carta e tabuleiro com as pessoas que moram na mesma casa que você;

  • escolha um filme ou uma série divertidos e faça uma noite de cinema com muita pipoca;

  • faça um jantar ou lanche à luz de velas;

  • aproveite o escuro para fazer uma foto à luz de velas ou tentar a técnica “pintura com luzes” — utilizando um tripé e uma câmera, é possível ajustar a abertura e o tempo de exposição.

  • monte uma listinha das coisas que você pode fazer pelo planeta e coloque-as em prática já no próximo dia;

  • brinque com as crianças (brincadeira de sombras ou caça ao tesouro, por exemplo);

  • monte uma barraca utilizando lençóis, travesseiros e almofadas e finja estar em um acampamento;

  • faça live com os amigos, abordando temas relevantes, como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais.

Atenção: Não deixe de conhecer o site oficial da Hora do Planeta clicando aqui!



Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Hora do Planeta 2022"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-hora-planeta.htm. Acesso em 25 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Acordos Climáticos e Aquecimento Global

Clique aqui e confira a importância dos acordos climáticos para combater o aquecimento global!
Geografia

Biodiversidade

Aprenda mais sobre biodiversidade clicando aqui! Apresentaremos neste texto o conceito de biodiversidade e entenderemos sua importância.
Geografia

Como diminuir a poluição do ar

Confira aqui algumas atitudes que ajudam a diminuir a poluição do ar!
Geografia

Consequências do Aquecimento Global

Degelo, desertificação, alteração do regime das chuvas, inundações e redução da biodiversidade são algumas consequências do aquecimento global.
Geografia

Hora do Planeta 2019

Conheça mais sobre a Hora do Planeta, um movimento global que visa chamar a atenção da população e governantes para as questões relacionadas ao meio ambiente.
Biologia

Mudanças climáticas

O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.
Biologia

Os efeitos do aquecimento global no Brasil

Saiba mais sobre como o Aquecimento Global pode transformar o território brasileiro.
Geografia

Qual é o combustível que mais polui a atmosfera?

Emissão de gases poluentes, álcool, diesel, gasolina, biodiesel, fermentação da cana-de-açúcar, monóxidos de carbono, efeito estufa, aquecimento global, catalisadores, dioxinas presentes no diesel, distúrbios hormonais, câncer no aparelho respiratório.
Química

Stand By e a questão ambiental

Qual é a relação entre um recurso tecnológico aparentemente simples e a questão ambiental? Descubra o outro lado do Stand by!
Geografia

“Três erres” e mais alguns

Será que a forma como consumimos é sustentável? Será que nos faz bem, a curto e a longo prazo?
Biologia