Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Amazônia Azul

Amazônia Azul é uma região marítima do território brasileiro. É muito importante para a soberania nacional, a economia, a ciência e o equilíbrio ambiental.

Campanha da Marinha do Brasil sobre o Dia da Amazônia Azul.
Para reforçar a importância da Amazônia Azul, instituiu-se o Dia da Amazônia Azul em 16 de novembro.[1]
Crédito da Imagem: Commons
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Amazônia Azul é uma região do território brasileiro formada pelas suas águas oceânicas, estendendo-se desde a faixa costeira até o limite da Plataforma Continental. Com área de 5,7 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia Azul é formada pelo mar territorial, pela Zona Econômica Especial (ZEE) e pela Plataforma Continental brasileiros. Nela estão contidos desde as águas superficiais até o solo que fica sobre o assoalho oceânico, o que inclui a sua biodiversidade e seus recursos naturais. Essa é uma região muito importante tanto pela sua dimensão biológica quanto pelas dimensões econômica, científica e político-estratégica.

Leia também: Pontos extremos do Brasil — os limites norte, sul, leste e oeste do território nacional

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Amazônia Azul

  • Amazônia Azul é uma região do território brasileiro situada entre o litoral e o limite máximo da Plataforma Continental, contendo as águas marinhas e o solo subaquático.

  • Compreende o espaço físico, contando com os elementos biológicos nele contidos, e também o espaço político e econômico que se reproduz na Amazônia Azul.

  • O litoral brasileiro é chamado de Amazônia Azul por conta das suas dimensões, da biodiversidade e da concentração de recursos naturais, assim como na Amazônia Verde.

  • A Amazônia Azul tem 5,7 milhões de km² de área, e compreende o mar territorial brasileiro, a Zona Econômica Especial (ZEE) e a Plataforma Continental.

  • Essa região concentra a maior parte das reservas de petróleo e de gás natural do Brasil, além de fornecer quase a metade dos pescados consumidos no país.

  • Diversos outros recursos minerais são encontrados na Amazônia Azul, como sal e cascalhos, além do seu potencial para a geração de energia elétrica pelas marés.

  • Há uma grande quantidade de espécies de animais e de plantas vivendo nas águas da Amazônia Azul, mas parte delas ainda é desconhecida pela ciência.

  • A Amazônia Azul é importante para a garantia da soberania do território brasileiro, para a economia, para a ciência e para o equilíbrio do meio ambiente.

  • No dia 16 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Amazônia Azul, criado para conscientizar a população sobre a importância dessa região.

O que é Amazônia Azul?

A Amazônia Azul é uma região do território brasileiro localizada na Plataforma Continental e composta pelas águas superficiais e de subsuperfície, pelo solo sobre o assoalho oceânico e por toda a biodiversidade contida nessa área. Devido à variedade de formas de vida encontrada nessa região e à sua dimensão, ela recebeu o nome de Amazônia Azul em alusão à Floresta Amazônica, que também é chamada de Amazônia Verde.

As águas interiores que apresentam conexão direta com o mar são igualmente parte da Amazônia Azul. Portanto, além da faixa litorânea, que se estende até o limite da Plataforma Continental, essa importante região é formada também por uma parcela dos corpos hídricos e das hidrovias que interligam e abastecem municípios em diversas regiões do Brasil.

Como reforça a Marinha Brasileira, responsável pela defesa e integridade da Amazônia Azul, essa região não deve ser vista somente como um espaço físico. Além das suas dimensões biogeográficas, a Amazônia Azul é uma região econômica, política e estratégica do território brasileiro.

Nela fica a Zona Econômica Especial (ZEE) do país, pela qual passa a maior parte das mercadorias que são destinadas ao mercado exterior e que vêm de parceiros internacionais. Também na ZEE, região constantemente patrulhada por navios da Marinha do Brasil (MB), estão recursos naturais muito valiosos e que são de competência brasileira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que o litoral brasileiro é chamado de Amazônia Azul?

O litoral brasileiro é chamado de Amazônia Azul por algumas razões, entre elas:

  • Sua biodiversidade. Sabemos que o Brasil é um dos países que abrigam a maior diversidade do mundo, e essa enorme variedade de espécies animais e vegetais não se restringe somente ao continente. A flora e a fauna aquáticas do país são muito ricas e formadas por milhões de espécies, muitas delas ainda desconhecidas pela ciência. Isso inclui a sua fauna marinha, inserida na Amazônia Azul. Portanto, existe uma equivalência entre essa região e a Floresta Amazônica, chamada também de Amazônia Verde.

  • Sua disponibilidade de recursos naturais. Assim como a Amazônia Verde, o mar brasileiro é detentor de um grande volume de recursos naturais, dos quais se destacam os combustíveis fósseis (petróleo e gás natural).

  • Suas dimensões. A área que se estende desde o mar territorial brasileiro (próximo da costa) até o limite da Plataforma Continental, de jurisdição do Brasil, é equivalente a 5,7 milhões de km². Esse dado é semelhante ao da Amazônia Verde, cuja superfície é de 5,5 milhões de km².

Mapa da Amazônia Azul

Mapa do IBGE mostra localização da Amazônia Azul.
A Amazônia Azul é toda a região destacada em azul nos trechos próximos do litoral no mapa da imagem acima.
Fonte: IBGE.

Características da Amazônia Azul

A Amazônia Azul é uma região do mar brasileiro que compreende tanto as águas superficiais quanto as águas de subsuperfície, e todos os elementos que estão contidos entre a faixa costeira do país e o limite da Plataforma Continental. Nesse sentido, a Amazônia Azul é composta por:

  • Mar territorial, que se estende por até 22 km da costa brasileira.

  • Zona Econômica Especial (ZEE), que se estende por 370 mil km a partir do mar territorial e tem uma área superficial de 3,6 milhões de quilômetros quadrados.

  • Plataforma Continental, formada pela parcela do assoalho oceânico que se estende desde a costa brasileira até a área em que se identifica uma mudança abrupta na sua topologia, sendo esse definido como o seu limite máximo. A Plataforma Continental brasileira tem 2,1 milhões de km².

Portanto, a Amazônia Azul apresenta uma superfície de 5,7 milhões de km². Levando em consideração que a área do Brasil continental, isto é, das terras emersas é de 8,5 milhões de km² (IBGE, 2022), estima-se que a área da Amazônia Azul seja o equivalente a 67% da extensão territorial do país.

Uma enorme quantidade de recursos naturais se encontra concentrada na Amazônia Azul. Entre eles estão recursos minerais como petróleo, gás natural, sal, areia, cascalhos e diversos minerais que são utilizados como matéria-prima na indústria. Aliás, os dois últimos são tão ou mais abundantes do que os combustíveis fósseis presentes nessa região. Entre os recursos mencionados, estão importantes fontes de energia, como a energia dos ventos e a das marés, que dispõem de grande potencial na Amazônia Azul para a geração de eletricidade.

A Amazônia Azul serve de habitat para milhares de espécies de animais e de plantas, muitas delas ainda não totalmente conhecidas pela ciência. Existe, portanto, uma biodiversidade muito grande nas águas que compõem essa região do litoral brasileiro, e que apresenta tanto valor ambiental quanto científico. É interessante notar que a fauna e a flora da Amazônia Azul também são formadas pelas espécies que vivem em ambientes como os manguezais, que representam a transição entre o continente e o oceano.

Leia também: Aquífero Guarani — reservatório subterrâneo de águas que abrange quatro países da América do Sul

Importância da Amazônia Azul

A Amazônia Azul é uma região importante por conta das diferentes vertentes que ela assume: soberania nacional, econômica, científica e ambiental. O Estado brasileiro é detentor da soberania das águas superficiais e de subsuperfície, do espaço aéreo e do subsolo que integram a Amazônia Azul, sendo esse espaço monitorado tanto pela Marinha quanto pela Aeronáutica.

A integridade do território brasileiro, nas esferas física e política, bem como a sua defesa estratégica dependem, em grande parte, da Amazônia Azul. Por isso essa região é considerada uma área de importância para a soberania interna e também para a soberania externa brasileira.

Em se tratando de economia, vimos que existe uma enorme concentração de recursos naturais na Amazônia Azul. Os recursos minerais são os mais abundantes: a maior parcela das reservas de petróleo e do gás natural brasileiras está na Plataforma Continental do país. Entre as quais se encontra o pré-sal.

Dados da Marinha indicam que 95% de todo o petróleo e 80% de todo o gás natural pertencentes ao Brasil estão na Amazônia Azul, o que torna essa região importante para a economia nacional e para a política externa do país. Há, ainda, minerais que são fundamentais para a indústria química, alimentícia, farmacêutica e de cosméticos, apenas para citarmos algumas áreas que se utilizam de matérias-primas oriundas da Amazônia Azul.

A dimensão econômica da Amazônia Azul, em conjunto com a exploração de recursos, está aliada também à pesca. Da região se extrai 45% do pescado nacional, o que inclui desde peixes até frutos do mar, como o camarão, que tanto abastece o mercado interno quanto é comercializado com parceiros internacionais. A subsistência de muitas populações tradicionais, em especial os caiçaras, deve-se, em muito, às atividades que elas desempenham no mar, como a pesca. Ainda no setor econômico, a geração de eletricidade no Brasil tem grande potencial para ser incrementada por meio da Amazônia Azul, com a energia maremotriz e parques eólicos offshore.

É na Amazônia Azul que se concentra a maior parte do tráfego de navios de embarcações nacionais e internacionais. De acordo com a Marinha do Brasil, 95% do comércio exterior brasileiro passam por essa região, o que reforça a importância econômica e estratégica dela.

Como afirmamos, a biodiversidade da Amazônia Azul é um aspecto que a aproxima da Amazônia Verde. A riqueza da fauna e da flora das águas oceânicas brasileiras é imensa e ainda pouco conhecida. Devido a isso, a região assume importância ambiental, já que os processos biogeoquímicos que nela acontecem são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente; e também científica, por meio de estudos aprofundados sobre a biologia e os demais aspectos da Amazônia Azul.

Como forma de conscientizar a população a respeito da importância do mar brasileiro para o território nacional, o dia 16 de novembro foi instituído como o Dia Nacional da Amazônia Azul.

Créditos da imagem

[1] Marinha do Brasil / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CEMBRA. Amazônia Azul: sociedade precisa conhecer a importância do mar brasileiro. CEMBRA, [s.d.]. Disponível em: https://cembra.org.br/amazul.

CIRM. Amazônia Azul. Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), [s.d.]. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/secirm/pt-br/amazoniaazul.

FLAMINO, Leandro Gabriel. Amazônia Azul: conheça a importância dessa riqueza nacional. Politize, 07 ago. 2022. Disponível em: https://www.politize.com.br/amazonia-azul-conheca-a-importancia-dessa-riqueza-nacional/.

LIMA, Isabelle. Portal Amazônia responde: O que é Amazônia Azul? Portal Amazônia, 17 nov. 2021. Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia/portal-amazonia-responde-o-que-e-amazonia-azul/.

MARINHA DO BRASIL. Amazônia Azul. Marinha do Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.mar.mil.br/hotsites/amazonia_azul/.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Amazônia Azul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/amazonia-azul.htm. Acesso em 26 de novembro de 2024.

De estudante para estudante