Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Winston Churchill

Winston Churchill foi o grande político britânico do século XX, sendo o primeiro-ministro e líder de seu país durante a Segunda Guerra Mundial.

Winston Churchill
Winston Churchill foi um político britânico e o primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Winston Churchill foi um político britânico e a figura política mais significativa de todo o Reino Unido no século XX. Foi primeiro-ministro em duas ocasiões, uma delas durante a Segunda Guerra Mundial, quando atuou como líder de seu país na luta contra a Alemanha Nazista.

Churchill pertencia a uma família aristocrata, teve formação militar, participou em conflitos em Cuba, África do Sul, Sudão e Índia, e ingressou na política em 1900. Foi parlamentar britânico por praticamente toda a sua vida a partir de 1900. Faleceu, em 1965, em consequência de um derrame cerebral.

Leia também: Adolf Hitler — a biografia do líder da Alemanha Nazista

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Winston Churchill

  • Winston Churchill foi um político britânico, reconhecido como uma das grandes personalidades do século XX.

  • Nasceu em uma família de aristocratas e teve uma formação militar.

  • Atuou como militar e jornalista em diferentes cenários de guerra.

  • Foi eleito parlamentar em 1900, permanecendo na política até o fim de sua vida.

  • Foi primeiro-ministro britânico em duas ocasiões, uma delas durante a Segunda Guerra Mundial.

Biografia de Winston Churchill

  • Primeiros anos de Winston Churchill

Sir Winston Leonard Spencer Churchill nasceu no dia 30 de novembro de 1874, no Palácio de Blenheim, em Woodstock. Churchill veio de uma família da aristocracia britânica, sendo que seu pai, Lord Randolph Churchill, era membro do Parlamento inglês, assumindo importantes funções no governo britânico ao longo de sua vida.

A mãe de Churchill se chamava Jennie Spencer-Churchill, norte-americana e filha de um riquíssimo empresário também norte-americano. Churchill ainda teve um irmão, nascido em 1880, que se chamava Jack, e a criação dos dois irmãos foi feita pela avó paterna, Elizabeth Ann Everest. Isso porque os pais de Churchill mantinham uma agenda social agitada e negligenciavam a criação dos próprios filhos.

A educação de Churchill foi pensada para que ele seguisse a carreira militar, e ele estudou nas melhores escolas da Inglaterra, embora não fosse um aluno brilhante. Em 1893, foi aceito na Royal Military Academy Sandhurst, uma escola militar, como cadete em cavalaria. Finalizou seus estudous em Sandhurst em 1895.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Carreira militar de Winston Churchill

Após finalizar seus estudos, Churchill quis participar do campo de batalha e presenciar conflitos em curso. Por conta da influência de sua família, foi enviado para Cuba, em 1895, onde aderiu aos batalhões espanhóis que lutavam contra as forças cubanas nas guerras da independência de Cuba. Lá ele também mandava notícias do que acontecia para um jornal inglês.

Em 1896, Churchill foi para a Índia, permanecendo lá por um ano e meio e se envolvendo em batalhas travadas no norte desse país. Em 1898, ele foi para outro cenário de guerra e aderiu a um batalhão de cavalaria que estava lutando no Sudão, onde ele também produziu textos informando o cenário para um jornal inglês.

Churchill ainda foi para a África do Sul para fazer reportes jornalísticos sobre a Guerra dos Bôeres a partir de 1899. Durante esse conflito, ele foi feito prisioneiro pelas tropas bôeres e mantido em uma prisão militar, até que fugiu e se refugiou em Moçambique. Posteriormente retornou para a África do Sul para atuar brevemente no campo de batalha. Essas experiências de guerra permitiram que Churchill escrevesse os seus primeiros livros.

  • Carreira política de Winston Churchill

Em 1900, Churchill retornou à Inglaterra, pois desejava ingressar na política. Ele aderiu ao Partido Conservador e se lançou como candidato ao Parlamento pela eleição geral de 1900. Churchill foi eleito, tornando-se membro do Parlamento britânico aos 25 anos de idade. Seus primeiros anos como político ficaram marcados por desentendimentos com o seu próprio partido, e ele se mudou para o Partido Liberal em 1904, no qual permaneceu até 1924.

Sua carreira política ficou marcada por altos e baixos, e, a partir de 1905, ele se tornou uma figura mais popular da política britânica porque começou a acumular outros cargos no governo. Assumiu a subsecretaria da pasta responsável pela administração colonial, e, em 1908, assumiu como ministro do Comércio.

Em 1911, assumiu como primeiro lorde do Almirantado, posição que lhe permitia comandar a marinha britânica. Ele estava preocupado com o fortalecimento militar da Alemanha e passou anos usando recursos para fortalecer e modernizar a marinha britânica. O prestígio dele nessa posição foi prejudicado pelo fracasso de uma ofensiva militar na Turquia, em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Churchill também participou brevemente da luta em campo de batalha.

Após a Primeira Guerra Mundial, Churchill assumiu diferentes cargos no interior do governo britânico, sempre mantendo-se como membro do Parlamento. Entre 1917 e 1919, ele foi ministro das Munições; entre 1919 e 1921, ministro da Guerra; entre 1921 e 1922, ministro das Colônias; e entre 1924 e 1929, foi ministro do Tesouro.

A partir 1924, Churchill retornou ao Partido Conservador, e, na década seguinte, não assumiu nenhuma grande posição no governo britânico, muito porque o seu partido não obtinha bons resultados nas eleições gerais. De toda forma, manteve-se como membro do Parlamento. A década de 1930 ficou marcada pela postura intransigente de Churchill perante o fortalecimento da Alemanha Nazista.

Churchill enxergava os riscos que existiam na postura da Alemanha, que desrespeitava constantemente o Tratado de Versalhes. Ele temia o armamentismo alemão, o crescimento do exército desse país, e não concordava com a política conciliadora adotada pelo primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain, considerando-a leniente com o expansionismo nazista.

  • Winston Churchill como primeiro-ministro

Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Churchill foi novamente convidado para assumir o Almirantado britânico. O comando de Chamberlain ruiu depois da derrota na Noruega para os nazistas, e quando a França foi invadida pelos alemães, o primeiro-ministro britânico renunciou ao cargo.

Isso permitiu que Winston Churchill assumisse a posição de primeiro-ministro britânico, um evento considerado fundamental para a continuidade britânica nesse conflito. Churchill aproximou-se dos Estados Unidos e manteve relações cordiais com a União Soviética, visando a garantir o apoio deles na luta contra os nazistas.

Churchill, Roosevelt (líder estadunidense) e Stalin (líder soviético) na Conferência de Yalta, no fim da 2ª Guerra Mundial.[1]
Churchill, Roosevelt (líder estadunidense) e Stalin (líder soviético) na Conferência de Yalta, no fim da 2ª Guerra Mundial.[1]

Além disso, foi o responsável por promover uma campanha que incentivava a resistência da população perante os bombardeios nazistas em seu país. Os discursos diários de Churchill eram acompanhados por milhares de pessoas via rádios inglesas. Sua atuação como primeiro-ministro ao longo da Segunda Guerra Mundial fez dele um verdadeiro herói na memória coletiva dos britânicos.

Entretanto, novos estudos têm apontado que algumas das ações tomadas por Churchill durante o seu governo causaram uma grande fome em Bengala, região da Índia e colônia inglesa na época. Essa fome teria sido causada pela política inglesa de priorizar o envio de alimentos para os soldados no campo de batalha, impedindo também que ações fossem tomadas para mitigar os efeitos da fome em Bengala. O resultado foi que entre 3-4,5 milhões de pessoas morreram de fome na Índia entre 1943 e 1945.

  • Últimos anos e morte de Winston Churchill

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o Partido Trabalhista venceu as eleições gerais britânicas e Churchill renunciou à posição de primeiro-ministro em 1945. Ele se manteve na política britânica e passou a usar de sua influência para denunciar o avanço da União Soviética pela Europa, um sinal de que a Guerra Fria se iniciava.

Em 1951, assumiu novamente como primeiro-ministro britânico e manteve-se na posição até 1955, quando renunciou para cuidar de sua saúde, que demonstrava fortes sinais de declínio. Ele não assumiu mais posições no governo britânico, mas manteve sua posição como parlamentar. Suas aparições no Parlamento tornaram-se cada vez mais raras a partir de 1959.

Em 12 de janeiro de 1965, Churchill sofreu um derrame cerebral, falecendo em consequência disso no dia 24 de janeiro de 1965.

Leia mais: Josef Stalin — foi também um dos grandes nomes do século XX

Frases de Winston Churchill

  • “Fanático é aquele que não consegue mudar de opinião e não aceita mudar de assunto.”

  • “Um apaziguador é aquele que alimenta um crocodilo na esperança de que ele venha a comê-lo por último.”

  • “No curso da minha vida, muitas vezes tive que comer minhas palavras, e devo confessar que sempre achei uma dieta saudável.”

  • “É melhor morrer em combate do que ver ultrajada a nossa nação e nosso altar.”

  • “Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra você é morto uma vez, mas, em política, várias vezes.”

Fragmento do discurso de posse de Churchill como primeiro-ministro, em alusão aos desafios da Segunda Guerra Mundial:

Direi à Câmara o mesmo, que disse aos que entraram para este Governo: Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor. Temos perante nós uma dura provação. Temos perante nós muitos e longos meses de luta e sofrimento. Os senhores perguntam: qual é nosso plano de ação? Posso dizer: é travar guerra, por mar, terra e ar, com todo o nosso poder e com toda a força que Deus possa nos dar; travar guerra contra uma monstruosa tirania jamais suplantada no sombrio e lamentável catálogo dos crimes humanos. Este é o nosso plano de ação. Os senhores perguntam: qual é nosso objetivo? Posso responder em uma palavra: é a vitória, a vitória a todo o custo, a vitória a despeito de todo o terror, a vitória por mais longa e árdua que seja a estrada; pois sem vitória não há sobrevivência.

Créditos da imagem

[1] Grambaba / Wikimedia Commons

 

Por Daniel Neves
Professor de História 

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Winston Churchill"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/winston-churchill.htm. Acesso em 21 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Adolf Hitler

Clique para saber mais detalhes sobre a vida de Adolf Hitler. Conheça detalhes de suas origens familiares, sua juventude e seu papel como líder nazista.
Biografia

Conferência de Munique

Conheça o que foi a Conferência de Munique e aprenda detalhes sobre as ambições territoriais da Alemanha na década de 1930.
História Geral

Elizabeth II

Acesse e conheça a vida de Elizabeth II, como seu casamento, sua participação na Segunda Guerra Mundial e sua coroação como rainha do Reino Unido.
História

Franklin Delano Roosevelt

Franklin Delano Roosevelt, biografia de Franklin Delano Roosevelt, quem foi Franklin Delano Roosevelt, a vida de Franklin Delano Roosevelt.
Biografia

Início da Segunda Guerra e invasão da Polônia

Entenda os motivos que levaram a Alemanha a invadir a Polônia em 1939 e que causaram o início da Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Josef Stalin

Clique e conheça detalhes da vida do famoso ditador stalinista Josef Stalin. Conheça os principais acontecimentos de sua juventude e dos anos em que esteve no poder.
Biografia

O que foi a Guerra Fria?

Acesse para saber mais sobre a Guerra Fria. Veja as características, os principais acontecimentos desse período e entenda como esse evento se encerrou.
Guerras

Rainha Vitória

Clique aqui e conheça a história da rainha Vitória. Saiba quem ela foi, como foi o seu reinado, os nomes dos seus filhos, sua morte e outras curiosidades.
História

Tratado de Versalhes

Clique e acesse para saber detalhes do Tratado de Versalhes. Entenda o contexto histórico, as negociações e os principais termos desse acordo.
História Geral