Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ossaim

Ossaim tem o poder de controlar as curas e remédios extraídos das folhas e ervas
Ossaim tem o poder de controlar as curas e remédios extraídos das folhas e ervas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Assim como Oxóssi, Ossaim é um orixá que tem a sua história ligada às matas e florestas. Em terras brasileiras, também aparece em vários cultos afro com a denominação de Catendê, Águê, Ossãe, Ossonhe e Ossanha. Sendo bastante próximo do reino das plantas, esse orixá é geralmente apresentado pelas tonalidades verdes. De fato, o seu verdadeiro poder está ligado à manipulação das folhas e à produção de poderosos remédios naturais.

Segundo o mito que explica suas origens, Ossaim era portador de todos os vegetais existentes no mundo. Por conta do grande poder em mãos, os outros orixás necessitavam de sua intervenção para resolver certos problemas. Isso só mudou no momento em que Iansã, a rainha dos ventos, provocou um forte tufão que dividiu o poder das várias plantas entre os orixás. Apesar disso, Ossaim ainda manteve sua posição de detentor dos remédios e da medicina em geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas ocasiões ritualísticas, as ervas que representam Ossaim devem ser preferencialmente recolhidas do meio selvagem, onde não haja nenhum tipo de intervenção do homem. Ainda que outras plantas sejam utilizadas na celebração de outros orixás, Ossaim deve ser reverenciado por controlar o poder que a planta tem em seu interior. Dessa forma, esse orixá também acaba representando a ciência de desconhecidos mistérios.

De acordo com os arquétipos de Ossaim, os filhos deste orixá são usualmente reconhecidos pela coerência e o equilíbrio entre a razão e as emoções. Reconhecido por muitos por ter uma única perna, Ossaim é geralmente associado a outras figuras da mitologia indígena como a Caipora e o Saci-Pererê. No culto católico ele é equalizado a São Jorge, São Roque ou São Benedito.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Ossaim"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/ossaim.htm. Acesso em 19 de junho de 2024.

De estudante para estudante