PUBLICIDADE
Ossaim é um orixá venerado nas religiões de matriz africana, associado às folhas, ervas medicinais e cura. Essa divindade é detentora dos mistérios e segredos ocultos na natureza, sendo reverenciada por seu conhecimento profundo desses elementos. Ossaim desempenha um papel crucial nas religiões de matriz africana, sendo o verdadeiro bruxo e guardião das folhas.
Ele é creditado por fornecer as folhas aos demais orixás, fundamentais para rituais de limpeza e cura. Foi sincretizado com o santo católico São Benedito para que pudesse ser cultuado pelos negros africanos e por seus descendentes, durante o período da escravidão.
Leia também: Xangô — o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Ossaim
- 2 - Quem é Ossaim?
- 3 - Características de Ossaim
- 4 - Histórias sobre Ossaim
- 5 - Sincretismo de Ossaim com São Benedito
- 6 - Oferendas a Ossaim
- 7 - Oração a Ossaim
- 8 - Como são os filhos de Ossaim?
Resumo sobre Ossaim
-
Ossaim é um orixá ligado ao mato, às florestas e às plantas medicinais.
-
Guardião das folhas, é considerado o verdadeiro bruxo e dono do mato.
-
É responsável por fornecer folhas aos outros orixás, sendo crucial para rituais de cura. Entretanto, ele guarda a maioria dos segredos para si.
-
Sua cor é o verde, representando a mata, e sua saudação é “Ewe ó!”, que significa “Oh, as folhas!”.
-
É celebrado no dia de sábado.
-
São Benedito é o santo católico associado a Ossaim, sincretizado devido à proibição das práticas religiosas africanas durante a escravidão.
-
Suas oferendas são feijão-fradinho torrado; comida específica com inhame ou batata-doce; mel; fumo; e moedas.
Quem é Ossaim?
Ossaim é um orixá ligado ao mato, às florestas e, principalmente, às plantas e suas capacidades de cura. Para compreender melhor a importância e os aspectos de Ossaim, buscamos a orientação de Dó de Ossaim, yalorixá do terreiro Ilê Axé Ewê, localizado em Salvador, que compartilhou valiosas percepções sobre esse orixá. Veja o que a ialorixá disse ao definir Ossaim:
“Ossaim é um orixá da cura, ele é o verdadeiro bruxo e dono do mato, das folhas. É o orixá que rege o axé porque foi ele que deu as folhas para os orixás, e sem folha não tem orixá.”
Ossaim é um orixá de grande importância para as religiões de matriz africana, pois os procedimentos de limpeza e de cura estão sempre associados às ervas, que pertencem a Ossaim.
Características de Ossaim
Ossaim tem uma série de relações com símbolos utilizados nas religiões africanas e de matriz africana. Confira alguns dos principais:
-
Cor: o verde, que representa a mata.
-
Símbolo: é representado por uma haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo, entre outros símbolos.
-
Elementos: é relacionado com as florestas, o mato e as folhas.
-
Domínios: a cura e os mistérios relacionados a ela, que ele guarda para si.
-
Saudação: “Ewe ó!”, que significa “Oh, as folhas!”.
-
Dia de celebração: de acordo com Pierre Verger, no livro Orixás, é sábado.
Veja também: Oxóssi — orixá associado às florestas, à caça e à fartura
Histórias sobre Ossaim
→ Origem de Ossaim
Há muitas histórias sobre Ossaim e suas proezas com as folhas. Em muitas delas, ele tem contendas com Orunmilá, mas, no fim, acabam trabalhando juntos. Pedimos que a ialorixá Dó de Ossaim nos contasse a história de origem de Ossaim, que é a seguinte:
“Filho de mãe Nanã, Ossaim, ainda rapazinho, teve um desentendimento com a mãe e fugiu para mata. Lá ele plantou a raiz dele. A raiz das folhas. Tornando-se guerreiro, bruxo e dono de todas as folhas e dono do mato. Ele que distribui folhas de Exú a Oxalá. Todos os orixás têm suas folhas dadas por Ossaim.”
→ Supremacia de Ossaim sobre as folhas
Uma narrativa significativa sobre Ossaim relata que ele guardava os segredos das plantas em uma cabaça. Contudo, Xangô, incomodado com a exclusividade de Ossaim sobre as plantas, solicitou a intervenção de Oyá (Iansã), que, por meio de uma ventania, dispersou as folhas entre os orixás.
Ossaim, conhecedor das palavras, pronunciou “Ewe Wassa” (as folhas funcionam), fazendo com que elas retornassem a ele. Aquelas que não voltaram perderam seus poderes de cura, e Xangô compreendeu a supremacia de Ossaim sobre as folhas. O orixá da cura, em contrapartida, distribuiu algumas folhas entre os demais orixás, mas guardou a maior parte dos segredos para si.
Sincretismo de Ossaim com São Benedito
São Benedito, o Mouro ou São Benedito, o africano nasceu como filho de escravizados, em 1526, posteriormente foi alforriado e entrou para Igreja Católica como um eremita franciscano. Ele, por ser negro, sofreu com o racismo e a discriminação na sua época, mas ficou conhecido por suportar essas injustiças com paciência. Conhecido por milagres de cura e até mesmo de ressurreição, é um santo muito querido na América Latina, mas pouco conhecido na sua terra natal, a Europa.
Suas histórias contam que era um exímio cozinheiro e que, apesar de analfabeto, aconselhava grandes teólogos e doutores. Foi sincretizado com Ossaim pelos povos negros do Brasil, pois, na época da escravidão, todos eram obrigados a ser cristãos. Não podendo realizar seus cultos sem perseguição, os africanos e seus descendentes associaram os orixás aos santos para poderem cultuá-los sem serem mortos. Por sua paciência, suas histórias de cura e seus conhecimentos, São Benedito foi sincretizado com Ossaim.
Oferendas a Ossaim
As oferendas servidas a Ossaim, de acordo com a ialorixá Dó de Ossaim, são:
-
feijão-fradinho torrado;
-
uma comida específica com inhame ou batata-doce;
-
mel;
-
fumo;
-
moedas.
Saiba mais: Candomblé — tudo sobre a religião afro-brasileira centrada no culto aos orixás
Oração a Ossaim
Dó de Ossaim nos contou que: para se fazer uma prece a Ossaim, você deve se curvar pedindo misericórdia ao pai Ossaim, e ele lhe trará as folhas. Pegue uma folha e faça um batimento com ela.
Uma outra tradição associada a Ossaim é que: quando se entra no mato para pegar folhas, para conversar com Ossaim ou outras atividades, é preciso deixar umas moedas na entrada da mata.
Como são os filhos de Ossaim?
As características dos filhos de Ossaim são associadas ao jeito de ser do próprio orixá. De acordo com Dó de Ossaim, os filhos de Ossaim são:
-
de poucas palavras;
-
irritadiços;
-
silenciosos quando no mato;
-
fortes;
-
reflexivos.
Créditos da imagem
[1] Vitoriano Junior/ Shutterstock
Fontes
HISTÓRIA DE SÃO BENEDITO. Santos e ícones católicos. Cruz Terra Santa, 2024. Disponível em: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-benedito/129/102/
PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia da Letras, 2001.
VERGER, P. F. Orixás. Tradução: Maria Aparecida de Nóbrega. Salvador: Fundação Pierre Verger, 1997.
Entrevista realizada com Dó de Ossaim, ialorixá do terreiro Ilê Axé Ewê, localizado em Salvador.