Topo
pesquisar

Oxóssi

Religião

PUBLICIDADE

Oxóssi é considerado um orixá da mata que tem sobre o seu domínio o arco e a flecha. Apesar de muito simples, esta imagem estabelece uma rica teia de interpretações que viabilizam a mitologia e a importância de Oxóssi para as várias manifestações religiosas de cunho afro-brasileiro. Pelo fato de portar armas, este orixá tem vinculação direta com a vida e a busca pela sobrevivência. Em suas representações, a utilização das armas remete prontamente à caça, um dos meios fundamentais da sobrevivência humana.

Sob a perspectiva histórica, o culto a Oxossi estaria relacionado às famílias reais que controlavam a antiga cidade de Kêto. Contudo, a celebração teria perdido forças em território africano na medida em que seus adoradores foram sendo paulatinamente vitimados pela escravidão. Apesar disso, podemos ver que o culto a Oxóssi acabou sendo trazido para o contexto das várias manifestações religiosas desenvolvidas na América Colonial, principalmente no Brasil e em Cuba.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecido pela posse de uma única flecha, Oxóssi é adorado como um caçador habilidoso que não desperdiça a valorosa chance que tem para alcançar seu objetivo. Em razão de sua destreza e sabedoria, esteve muitas vezes relacionado à incessante busca pelo conhecimento e à conquista de metas. Em algumas das histórias que povoam o reconhecimento deste orixá, podemos vê-lo como irmão de Ogum e designado para a proteção das florestas.

No seio das manifestações sincréticas, este orixá foi aproximado à trajetória de diferentes santos. Na região de Pernambuco, ele é associado a São Miguel, o anjo que caçava os demônios com o poder de sua implacável espada. Na região fluminense, o mesmo orixá é reconhecido em São Sebastião, santo que morreu amarrado em uma árvore e teve seu corpo cravejado por flechas. Nos vários ritos afro-brasileiros, Oxóssi também aparece com os nomes de Congombira, Azcá e Mutacalombo.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

O arco e a flecha deste orixá simbolizam a sobrevivência e a sabedoria
O arco e a flecha deste orixá simbolizam a sobrevivência e a sabedoria

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Oxóssi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/oxossi.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola