close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Congresso de Viena

O Congresso de Viena foi uma conferência realizada por representantes dos países europeus que reorganizaram a ordem geopolítica da Europa após o fim das guerras napoleônicas.

O Congresso de Viena ocorreu entre os anos de 1814 e 1815 para redefinir o mapa europeu após o fim da Era Napoleônica.
O Congresso de Viena ocorreu entre os anos de 1814 e 1815 para redefinir o mapa europeu após o fim da Era Napoleônica.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Congresso de Viena foi uma conferência realizada entre 1814 e 1815 e composta por representantes dos países europeus. Essa assembleia visava organizar a ordem geopolítica da Europa após a derrota de Napoleão Bonaparte. Antes da realização do congresso, Áustria, Prússia e Rússia fizeram a Santa Aliança, que abordou o futuro dos territórios conquistados por Napoleão enquanto imperador da França. O Congresso de Viena tratou principalmente do novo desenho do mapa da Europa após o fim da Era Napoleônica, com o intuito de evitar novos conflitos.

Confira nosso podcast: O que você precisa saber sobre a Era Napoleônica

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Congresso de Viena

  • O Congresso de Viena foi uma conferência ocorrida entre 1814 e 1815 que tinha como objetivo reorganizar o mapa do continente europeu após a derrota de Napoleão Bonaparte.
  • Os países participantes foram:
    • Áustria;
    • Prússia;
    • Rússia;
    • Portugal;
    • Grã-Bretanha;
    • França.
  • O congresso visava evitar outros conflitos como as guerras napoleônicas.
  • As principais consequências do Congresso de Viena foram:
    • restauração das monarquias absolutistas;
    • divisão dos territórios anexados por Napoleão Bonaparte.

Antecedentes do Congresso de Viena

A derrota de Napoleão Bonaparte na Rússia, em 1814, que se deu devido ao inverno rigoroso da região e causou a perda da força de seu império, marcou a restauração das monarquias absolutistas na Europa. Desde a retirada das tropas francesas do território russo, tiveram início as primeiras discussões sobre a definição da nova ordem geopolítica a ser implantada na Europa.

As monarquias europeias temiam a influência da revolução francesa no continente, ou seja, receavam que seus efeitos se alastrassem por todo o continente. O fim da Era Napoleônica representou o final da hegemonia da França e a tentativa de restabelecer a configuração do mapa europeu anterior à revolução de 1789.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O imperador russo Alexandre I foi o idealizador da aliança que uniria as grandes potências europeias para decidir os rumos do continente após o fim da Era Napoleônica, o que se deu por meio da Santa Aliança.

  • Santa Aliança

A Santa Aliança foi uma união de potências europeias ratificada em Paris no dia 26 de setembro de 1815. Essa aliança foi integrada por Áustria, Prússia e Rússia. Seu principal objetivo era conter o liberalismo e o secularismo, restaurando o poder das monarquias absolutistas europeias, e fortalecer a fé cristã por toda a Europa.

Buscava-se resgatar a ordem estabelecida antes da Revolução Francesa. Os reis absolutistas lançaram mão da Santa Aliança para conter as revoltas em suas colônias que ansiavam por independência.

Videoaula sobre a Revolução Francesa

Países participantes do Congresso de Viena

Os países que participaram do Congresso de Viena foram aqueles que tiveram seus territórios invadidos pelas tropas francesas durante o período napoleônico:

Quais os objetivos do Congresso de Viena?

Os objetivos do Congresso de Viena foram:

  • restabelecer a ordem geopolítica anterior à Era Napoleônica;
  • redefinir o mapa europeu;
  • restaurar as monarquias absolutistas destronadas por Napoleão Bonaparte enquanto imperador francês;
  • evitar que os ideais do liberalismo (luta estrutural e política contra a monarquia absolutista) e do secularismo (sistema político que separa a religião do Estado e das instituições governamentais) se difundissem pela Europa;
  • resgatar o absolutismo e a fé cristã no continente.

Saiba mais: Quais foram os principais teóricos do absolutismo europeu?

Quais as principais decisões do Congresso de Viena?

As principais decisões do Congresso de Viena foram feitas a partir dos seguintes princípios:

  • Princípio da legitimidade: Dar legitimidade aos governos e às fronteiras estabelecidas antes da Revolução Francesa de 1789.
  • Princípio da restauração: Restaurar a antiga ordem europeia, anterior a 1789, evitando assim que ideias antimonarquistas, como as defendidas pelos liberais, se espalhassem pela Europa.
  • Princípio do equilíbrio: Promover uma organização equilibrada entre os poderes políticos e econômicos através da divisão de territórios entre alguns países europeus.

A partir desses princípios, os integrantes do Congresso de Viena redefiniram o mapa político da Europa, tendo em mente a manutenção das monarquias europeias e a contenção de conflitos que desencadeassem outras guerras como as que aconteceram durante a Era Napoleônica.

Mapa europeu com as fronteiras definidas em 1815 logo após o Congresso de Viena. [1]
Mapa europeu com as fronteiras definidas em 1815 logo após o Congresso de Viena. [1]

Observe, abaixo, algumas decisões do congresso para os países participantes:

  • França: Com a saída de Napoleão Bonaparte do poder, a dinastia Bourbon voltou a governar a França.
  • Grã-Bretanha: Os ingleses foram os grandes vitoriosos ao derrotar as tropas napoleônicas e receberam vários territórios que estavam sob domínio da França, como as ilhas Maurício, Tobago e Santa Luiza.
  • Áustria: A Áustria foi beneficiada pela divisão territorial promovida pelo Congresso de Viena. Além de receber as terras do norte da Península Itálica, recebeu também a Galiza, na Polônia.
  • Estados alemães: Napoleão Bonaparte, ao expandir o território francês, extinguiu o Sacro Império Germânico. A pedido da Rússia e da Áustria, foi criada a Confederação Alemã, reduzindo os Estados de 300 para 39.
  • Prússia: No centro europeu, a Prússia recebeu alguns territórios que pertenciam aos Estados alemães, se tornando o país germânico mais forte.
  • Rússia: Os russos receberam o Grã-Ducado da Varsóvia, que pertencia aos poloneses. A Crimeia se tornou um território livre, mas sob a proteção da Rússia, Prússia e Áustria.
  • Polônia: Perdeu a sua independência e foi dominada por russos e prussianos.
  • Península Itálica: Napoleão dividiu a península entre seus irmãos, e o Congresso de Viena decidiu restaurar as dinastias que dominavam a região antes da invasão napoleônica.
  • Portugal: Os portugueses tiveram que entregar a Guiana, no norte do Brasil, para a França.
  • Espanha: Restaurou-se o reino de Fernando VII, e os espanhóis perderam a ilha de Trindade, no Caribe, para os ingleses.

Outra decisão importante do Congresso de Viena foi a extinção do tráfico negreiro. Por conta da defesa dos princípios cristãos, os integrantes do congresso decidiram acabar com o comércio de pessoas escravizadas. Essa medida impactou o Brasil, pois a mão de obra utilizada era escrava.

Leia também: Causas da Revolução Francesa — acontecimento histórico que deu início à Idade Contemporânea

Consequências do Congresso de Viena

O Congresso de Viena buscou a estabilidade das forças europeias no intuito de evitar outros conflitos semelhantes aos ocorridos na Era Napoleônica. Foi uma tentativa inédita baseada na cooperação entre as nações, conforme o princípio do equilíbrio que norteou as decisões da assembleia.

As unificações alemã e italiana perturbaram o equilíbrio europeu décadas depois, mas, de certa forma, o continente conseguiu manter os acordos estabelecidos em 1815 por um século, até a ocorrência da Primeira Guerra Mundial. O conflito, iniciado em 1914, rompeu os acordos estabelecidos após o Congresso de Viena, desintegrando as forças políticas europeias e enfraquecendo sua influência mundial.

Exercícios resolvidos sobre o Congresso de Viena

Questão 1

(UEMG 2016) Há duzentos anos, em 9 de junho de 1815, encerrava-se o Congresso de Viena, conferência de países europeus que, após nove meses de deliberações, estabeleceu um plano de paz de longo prazo para o continente, que vivia um contexto político conturbado(...). Para alcançar esse objetivo, os diplomatas presentes ao Congresso de Viena criaram um mecanismo de pesos e contrapesos conhecido como “Concerto Europeu”(...). O Concerto Europeu procurou substituir um arranjo unipolar por um sistema inovador de consultas plurilaterais. Esse esforço visava a garantir a estabilidade europeia no pós-guerra.

Disponível em: http://blog.itamaraty.gov.br/63-historia/146-200-anos-do-congresso-de-viena. Acesso em: 20/7/2015.

O contexto conturbado vivido pela Europa antes do Congresso de Viena e os resultados deste foram, respectivamente:

A) A guerra dos sete anos que colocou em confronto Inglaterra e França em função de disputas territoriais na América. — A expulsão da França da Liga das nações por ter desrespeitado regras internacionais preestabelecidas.

B) A disputa imperialista protagonizada pelas nações europeias em função da crise econômica vivida no século XIX. — Evitou-se provisoriamente um conflito de proporções mundiais já que, por meio de concessões, garantiu-se um equilíbrio político.

C) A expansão napoleônica que destronou reis e promoveu a invasão e ocupação militar sobre diversas regiões. — Restauração das monarquias depostas por Napoleão, legitimação das existentes à época e a criação da Santa Aliança.

D) A primeira grande guerra, que foi consequência de um momento marcado pelo nacionalismo exacerbado e por rivalidades econômicas e territoriais. — A imposição de uma paz despreocupada com o equilíbrio mundial, pois humilhava os derrotados.

Resolução:

Alternativa C

A derrota de Napoleão Bonaparte na Rússia promoveu a restauração das monarquias absolutistas europeias, que redesenharam o mapa da Europa através da divisão de terras e da cooperação entre as nações.

Questão 2

(UFC 2008) Entre 1792 e 1815, a Europa esteve em guerra quase permanente. No final, os exércitos napoleônicos foram derrotados. Em seguida, as potências vencedoras, Rússia, Prússia, Grã-Bretanha e Áustria, conjuntamente com a França, reuniram-se no Congresso de Viena, que teve como consequência política a formação da Santa Aliança. A partir do comentário acima, marque a alternativa que contenha duas decisões geopolíticas aprovadas pelo citado Congresso:

A) defesa do liberalismo e auxílio aos movimentos socialistas na Europa.

B) restabelecimento das fronteiras anteriores a 1789 e isolamento da França do cenário político europeu.

C) valorização das aristocracias em toda a Europa continental e ascensão dos girondinos no governo da França a partir de 1815.

D) reentronização das casas reais destituídas pelos exércitos napoleônicos e criação de um pacto político de equilíbrio entre as potências europeias.

E) apoio aos movimentos republicanos e concentração de poderes na coroa britânica, permitindo a esta a utilização da sua marinha de guerra como instrumento contrarrevolucionário.

Resolução:

Alternativa D

O Congresso de Viena restaurou as dinastias que foram derrotadas nas guerras napoleônicas e selou um pacto de cooperação entre as nações para que fossem mantidas a ordem e a paz no continente europeu.

Crédito de imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

 

Por Carlos César Higa
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Congresso de Viena"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/congresso-viena.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Umas das principais características da tentativa de explicação das origens do homem é o embate entre ciência e religião. Explique como se da esse conflito

Por Rayssa Oliveira
Responder
Ver respostas

qual atividade faz aumentar a venda de produtos industrializados na europa?

Por Maria Rosylene Guedes Alves
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Qual era a situação política da Europa assim que Napoleão Bonaparte foi derrotado pelas forças monárquicas do Velho Mundo?

Exercício 2

Cite e explique os dois princípios fundamentais que nortearam a organização do Congresso de Viena.

Estude agora


Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...

O que é distopia?

Você sabe o que é distopia? Não? Talvez? Até sabe, mas não sabe explicar? Sabe, mas quer saber mais? Então...