Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Síndrome de Ramsay Hunt

A síndrome de Ramsay Hunt ocorre devido a uma reativação do vírus causador da catapora e pode causar paralisia facial periférica e lesões no pavilhão auditivo.

Representação em 3D do vírus varicela-zóster.
A síndrome de Ramsay Hunt é causada pela reativação do vírus varicela-zóster.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A síndrome de Ramsay Hunt ocorre devido a uma reativação vírus causador da catapora latente no gânglio geniculado. Essa síndrome caracteriza-se pelo surgimento de lesões no pavilhão auricular e um quadro de paralisia facial periférica.

O tratamento é feito com uso de medicamentos antivirais, os quais devem ser administrados logo após o início dos sintomas para a garantia de uma melhor recuperação. Analgésicos e lubrificantes oculares também são recomendados, além da realização de fisioterapia.

Saiba mais: Síndrome de Haff — um problema de saúde que se caracteriza por uma intensa dor muscular

Tópicos deste artigo

Resumo sobre síndrome de Ramsay Hunt

  • A síndrome de Ramsay Hunt acontece devido a uma reativação do vírus causador da catapora que estava latente no gânglio geniculado do nervo facial.

  • Depois de o indivíduo desenvolver catapora, o vírus varicela-zóster permanece latente no organismo, e uma queda na imunidade pode provocar sua reativação.

  • A síndrome de Ramsay Hunt caracteriza-se pelo surgimento de paralisia facial periférica e lesões no pavilhão auricular.

  • O diagnóstico da síndrome é feito, geralmente, por meio da análise detalhada dos sintomas apresentados pelo paciente. Entretanto, em alguns casos pode ser necessária a realização de testes virológicos e/ou sorológicos.

  • O tratamento inclui o uso de medicamentos antivirais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a síndrome de Ramsay Hunt?

A síndrome de Ramsay Hunt (SRH) é um problema de saúde que ocorre devido à reativação do vírus da varicela-zóster, vírus causador da catapora, que está latente no gânglio geniculado do nervo facial. A síndrome foi descrita em 1907 por James Ramsay Hunt.

Caracterizando-se pela associação da chamada herpes-zóster oticus com uma paralisia facial periférica aguda, a SRH é conhecida por causar de 7 a 16% das paralisias faciais periféricas unilaterais não traumáticas. Destaca-se por apresentar uma evolução mais severa do que da chamada paralisa facial de Bell, uma paralisia que não possui causa detectável.

→ Vírus varicela-zóster

O vírus varicela-zóster é um vírus de genoma linear de DNA dupla fita que se destaca por sua capacidade de latência. Durante a infecção primária, o vírus causa a catapora, também conhecida como varicela, uma doença altamente contagiosa que ocorre com maior frequência em crianças. A manifestação clínica característica da doença são as lesões na pele e coceira.

Após a infecção primária, o vírus permanece em um estágio de latência nos gânglios nervosos. Essa latência pode ser quebrada em situações em que o indivíduo experimenta uma queda em sua imunidade. Nesse caso, o vírus volta a se replicar, podendo manifestar-se como herpes-zóster. A síndrome de Ramsay Hunt ocorre quando a reativação do varicela-zóster ocorre no gânglio geniculado.

Sintomas da síndrome de Ramsay Hunt

Ilustração indicando os sintomas característicos da síndrome de Ramsay Hunt.
A imagem evidencia os dois sintomas mais característicos da síndrome de Ramsay Hunt.

A síndrome de Ramsay Hunt provoca paralisia facial periférica, em geral unilateral, e o desenvolvimento de lesões no pavilhão auricular. Dentre ambos, o sintoma mais comum da síndrome é a paralisia facial periférica, a qual atinge intensidade máxima durante a primeira semana após seu início.

A paralisia faz com que a pessoa apresente perda dos movimentos de parte do rosto, não sendo capaz, por exemplo, de sorrir ou fechar os olhos. Além da paralisia facial periférica e surgimento de lesões, o paciente pode apresentar outros sintomas, como:

  • dor no pavilhão auditivo;

  • vertigem;

  • zumbido;

  • perda da audição;

  • vômitos;

  • náuseas;

  • movimentos involuntários e repetitivos dos olhos.

Saiba também: Síndrome de Guillain-Barré — a síndrome que atinge os nervos periféricos e craniais

Diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt

A síndrome de Ramsay Hunt apresenta um diagnóstico basicamente clínico, com a análise dos sintomas apresentados pelo paciente. Entretanto, em algumas situações, podem ser necessários testes virológicos e/ou sorológicos para a identificação do vírus. Vale salientar a necessidade de um diagnóstico precoce para maior sucesso do tratamento e prevenção das complicações da doença.

Tratamento da síndrome de Ramsay Hunt

Até o momento, não há um consenso a respeito do tratamento da síndrome de Ramsay Hunt. No entanto, a maioria dos profissionais concordam que devem-se introduzir medicamentos antivirais nas primeiras 72 horas do início dos sintomas, a fim de conseguir uma melhor recuperação do paciente. Muitos profissionais também receitam corticosteroides, sendo essa medida questionada. Além disso, analgésicos, lubrificantes oculares e a realização de fisioterapia são recomendados para o tratamento da síndrome.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Síndrome de Ramsay Hunt"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/sindrome-de-ramsay-hunt.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante