Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Omolu é um importante orixá relacionado aos poderes de cura e doença
Omolu é um importante orixá relacionado aos poderes de cura e doença
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No universo dos orixás, observamos que muitas dessas divindades são reconhecidas por alguns comportamentos que têm a significativa função de aproximá-los dos seres humanos. Raiva, inveja, paixão podem ser alguns dos sentimentos perceptíveis na apreensão das narrativas míticas que constroem um universo de significados destas entidades espirituais.

Em contraponto a essa faceta humanizada, existem outros orixás detentores de poderes que reforçam uma relação de distanciamento e muitas vezes de temor. Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.

A proximidade de Omolu com as doenças pode ser vista em uma de suas mais recorrentes representações imagéticas. Pelo fato de carregar no corpo as chagas das doenças que possui, Omolu aparece todo encoberto por um enorme chapéu feito das fibras desfiadas do dendezeiro. Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesmo estando próximo aos domínios da morte, as oferendas reservadas a Omolu não são realizadas em cemitérios. Geralmente, parte do universo ritualístico desse orixá acontece em lugares mal iluminados, cavernas e troncos de árvores que já morreram. O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo.

No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro. O primeiro santo tem o seu martírio ligado a toda uma vida dedicada ao tratamento dos que eram acometidos pelos males da Peste Negra. Por outra via, São Lázaro aparece ligado a Omolu por ter sido ressuscitado por Jesus Cristo mesmo estando enterrado por vários dias.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Omolu"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/omolu.htm. Acesso em 21 de abril de 2024.

De estudante para estudante