Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Oxumarê

Oxumarê representa as transformações que permeiam a realidade
Oxumarê representa as transformações que permeiam a realidade
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Em várias culturas, observamos que os mitos e as crenças têm a importante função de fornecer uma explicação aos fenômenos que compõem a realidade do homem. Muitas vezes, as transformações da natureza servem de inspiração para que divindades apareçam com a função de explicar a origem de acontecimentos desprovidos de uma explicação prévia. Nesse sentido, podemos destacar que Oxumarê seja o orixá que melhor representa essa função explicativa das religiões.

Segundo o seu mito, Oxumarê era um homem belo e muito bem-vestido que despertava a inveja e a paixão de todos. Apesar de muito notado, ele costumava adotar uma postura muito contida e, por isso, preferia seguir o seu caminho solitariamente. Não se conformando com isso, o orixá Xangô decidiu armar um plano para que pudesse observar e ter as belas vestes e coloridos apetrechos que singularizavam Oxumarê dos demais.

Convocando o orixá para uma audiência em seus palácios, Xangô utilizou da força de seus soldados para transformar Oxumarê em prisioneiro. Ao perceber a trama na qual tinha caído, a bela divindade chamou pela ajuda de Olorum. Atendendo a seu pedido, Olorum transformou Oxumarê em uma temível cobra. Dessa forma, além de amedrontar Xangô, ele conseguiu fugir por uma pequena fresta da porta do salão em que estivera detido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Interpretado para o campo das religiões afro-brasileiras, Oxumarê se transformou em uma divindade ligada à transformação das coisas e à passagem do tempo. Por estar ligado à mudança, este orixá assume formas de natureza feminina e masculina, mas não pode ser cristalizado em nenhuma delas. Além disso, todas as manifestações duais que permeiam a vida, como o dia e a noite, o bem e o mal ou a vida e a morte também se vinculam à sua compreensão.

Por assumir naturezas distintas e cambiáveis, é bastante complicado apontar quais os devotos se aproximariam do arquétipo exposto por tal orixá. Na interpretação de alguns, por conta da beleza e das roupas, os filhos de Oxumarê seriam pessoas que cultuam o desejo de enriquecer. Sob outra perspectiva, os filhos de Oxumarê são identificados entre as pessoas que são bastante reservadas e gostam de transformar toda sua vida de tempos em tempos.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Oxumarê"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/oxumare.htm. Acesso em 14 de abril de 2024.

De estudante para estudante