PUBLICIDADE
Fichamento é um gênero textual muito utilizado na pesquisa acadêmica. E consiste na reunião de informações concisas acerca de uma obra, as quais devem ser registradas em uma ficha. A ficha de resumo e a ficha de citações são as principais formas de fichamento, e devem conter a referência bibliográfica, segundo as normas da ABNT, da obra fichada.
Leia também: Relatório — texto que tem como objetivo fazer um registro conciso e direto de todas as atividades feitas
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre fichamento
- 2 - O que é fichamento?
- 3 - Para que serve o fichamento?
- 4 - Principais características do fichamento
- 5 - Tipos de fichamento
- 6 - Como fazer um fichamento?
- 7 - Exemplo de fichamento
- 8 - Quais as diferenças entre fichamento, resumo e resenha?
- 9 - Fichamento nas normas da ABNT
Resumo sobre fichamento
- O fichamento é um gênero textual que consiste na ordenação, em uma ficha, de informações importantes de uma obra.
- O texto do fichamento deve ser objetivo e apresentar a referência da obra fichada.
- Os principais tipos de fichamento são a ficha de resumo e a ficha de citações.
- O fichamento de uma obra é destinado à consulta do(a) próprio(a) autor(a) da ficha.
- Os gêneros resumo e resenha são destinados à leitura de terceiros.
O que é fichamento?
O fichamento é o gênero textual que consiste na organização, em uma ficha, das informações referentes a determinada obra. É uma ação de suma importância em uma pesquisa acadêmica, já que facilita a localização de dados ou assuntos registrados durante as leituras necessárias no processo de pesquisa. E precede, portanto, a escrita do texto resultante da pesquisa acadêmica.
Para que serve o fichamento?
O fichamento serve para organizar e registrar as principais ideias e informações acerca de uma obra. Portanto, quando o(a) pesquisador(a) precisar consultar um livro já lido por ele(a), basta recorrer ao fichamento desse livro. Assim, não há a necessidade de ler todo o livro novamente, o que poupa bastante tempo.
Principais características do fichamento
O fichamento é um texto de caráter expositivo, podendo, também, conter elementos descritivos ou argumentativos. Ele registra, de forma objetiva, as ideias ou informações principais de um livro. Mas também pode apresentar reflexões, hipóteses, conclusões ou críticas do(a) autor(a) do fichamento acerca da obra lida.
Esse gênero textual é escrito em fichas, que devem ser ordenadas para facilitar a identificação das obras consultadas. Nessas fichas, além do texto propriamente dito, é preciso também colocar a referência, segundo as normas da ABNT, da obra que está sendo fichada.
Tipos de fichamento
Os dois principais tipos de fichamento são:
- Ficha de resumo: sintetiza as informações ou ideias centrais do texto fichado.
- Ficha de citações: apresenta transcrição de partes importantes do texto fichado.
Como fazer um fichamento?
De acordo com os pesquisadores Angélica Silva de Sousa et al, o fichamento apresenta a seguinte estrutura:
- título genérico;
- título específico;
- referência bibliográfica;
- texto principal;
- indicação da área ou assunto;
- local.
Dessa forma, você deve colocar, em sua ficha física ou digital, um título que dê uma ideia geral do assunto tratado no texto fichado. Na próxima linha, coloque um título mais específico, relacionado ao tema de sua pesquisa, por exemplo. Em seguida, você vai colocar a referência bibliográfica da obra fichada, segundo normas da ABNT.
Na próxima linha, você inicia a escrita do texto principal, o qual deve ser objetivo e pode ocupar quantas linhas forem necessárias. Por fim, o(a) autor(a) do fichamento deve indicar a área ou assunto ao qual o texto está relacionado, além do local onde a obra está localizada — por exemplo, em determinado setor de uma biblioteca.
→ Videoaula: Como fazer um bom fichamento?
Exemplo de fichamento
O tipo de fichamento mais comum é a ficha de citações, que exemplificamos a seguir:
Linguagem literária |
Poesia e prosa |
CLAVER, Ronald. Uma pitada de poesia em cada dedo de prosa. Belo Horizonte: RHJ, 2009. |
“[....]. A informação semântica diz respeito a algo além do observável, por exemplo, um julgamento sobre o fato apresentado. Finalmente, a informação estética é aquela que vai além das informações anteriores e lida com a imprevisibilidade dos signos, [...].” (p. 21) “No texto literário, a palavra, além de informar, esclarecer e iluminar, funciona como objeto artístico, capaz de provocar, modificar, iluminar a realidade do mundo e a nossa realidade. A palavra artística vem carregada de significação.” (p. 25) “Agora quem conta a história não é o personagem-narrador. É o narrador onisciente. Conta na terceira pessoa. É ele quem dá os rumos das histórias. É como um deus, manipulando e conduzindo o seu mundo à sua imagem e semelhança.” (p. 35) “O texto poético possibilita várias interpretações. Ele é múltiplo. É ambíguo. Rico em imagens, em comparações, figuras de linguagem, causa impacto, brinca com o contraste, diz não dizendo, é rico em metáforas. [...].” (p. 52) |
Escrita literária e linguagem literária. |
Terceira prateleira da estante. |
Quais as diferenças entre fichamento, resumo e resenha?
Gênero textual |
Definição |
Fichamento |
Organização, em uma ficha, das informações referentes a determinada obra. |
Resumo |
Apresentação sintética e objetiva dos principais fatos ou ideias de um texto (livro, artigo etc.). |
Resenha (ou recensão) |
É um resumo crítico, pois, além de mostrar os principais fatos ou ideias do texto resenhado, também contém uma análise crítica. |
No mais, o fichamento é um instrumento que facilita o trabalho do(a) pesquisador(a), já que reúne as principais informações de uma obra utilizada na pesquisa. Ele serve, portanto, para uso do(a) próprio(a) autor(a) do fichamento. Por sua vez, o resumo e a resenha são destinados à leitura de terceiros.
Acesse também: Quais são os gêneros textuais ligados à pesquisa?
Fichamento nas normas da ABNT
Não existem normas da ABNT específicas para o fichamento. Mas existem normas para a referência bibliográfica constante da ficha. Por exemplo, para fazer a referência de um livro com apenas um autor, é preciso seguir este modelo:
SOBRENOME, Nome do autor. Título em itálico. Cidade: Editora, ano de publicação.
Então, fica assim:
CLAVER, Ronald. Uma pitada de poesia em cada dedo de prosa. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
Para conhecer as normas ABNT mais detalhadamente, clique aqui.
Fontes
FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Resumo e recensão. In: FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.