Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gêneros textuais inerentes à pesquisa

Os gêneros textuais inerentes à pesquisa, semelhantemente aos demais, caracterizam-se por estruturas linguísticas específicas, passíveis ao nosso conhecimento.

Em se tratando da pesquisa, os gêneros textuais também nela se materializam
Em se tratando da pesquisa, os gêneros textuais também nela se materializam
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Como não poderia deixar de ser, eis que você se depara com mais uma subseção, sem dúvida. Uma subseção, como tantas outras, cujos propósitos parecem culminar num só objetivo: levar até você o conhecimento necessário para que cada vez mais possa ampliar sua competência linguística, sobretudo em se tratando de situações específicas de interlocução.

Esta subseção, por sua vez, aborda acerca dos gêneros textuais, os quais, também por sua vez, condicionam-nos a pensar de que se trata de situações comunicativas práticas, recorrentes no dia a dia. Tais situações também se materializam por meio da modalidade escrita da linguagem, cuja realidade norteia, sobremaneira, para estarmos atuando nesse espaço, conduzindo o seu conhecimento acerca das estruturas linguísticas e das estruturas discursivas, as quais norteiam essa infinidade de gêneros que circundam no espaço social propriamente dito. Assim, de forma específica, aqui abordaremos sobre aqueles gêneros inerentes à pesquisa, demarcados pelo relatório, pelo esquema, pelo resumo, pela resenha, enfim, por todas aquelas situações comunicativas que se fazem presentes tanto quando você se encontra no espaço escolar, cursando a Educação Básica, quanto naquelas ocasiões em que você já se encontra inserido na Educação Superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, gostaríamos imensamente de saciar nossos propósitos, constatando que o que aqui se encontra preparado realmente fará toda a diferença na formação da sua bagagem cultural. Nesse sentido, acredite: esse tão desejado retorno, somente iremos atingi-lo quando você clicar e conferir as relevantes informações que aqui se encontram elucidadas para você, que representa nosso maior e principal alvo, por isso, temos muito a lhe desejar, mas, “bons estudos” resulta no maior de nossos intentos!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Gêneros textuais inerentes à pesquisa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/generos-textuais-inerentes-pesquisa.htm. Acesso em 04 de julho de 2022.

Videoaulas


PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...