A ética é um ramo de estudo da Filosofia que busca a fundamentação e teorização dos aspectos morais da vida social e da vida individual, como a conduta e as ações.
Ética é um conjunto de princípios ligados à ação das pessoas que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, dizendo o que é o certo e o errado. A Filosofia preocupou-se com os estudos de ética desde a Antiguidade, e a Sociologia pode utilizar-se dos conceitos filosóficos que envolvem a ética para entender melhor as relações sociais entre as pessoas.
A palavra ética deriva do termo ethos, presente no idioma grego antigo. Ethos tem duas variantes: êthos (caráter) e éthos (costume). O termo moral deriva da tradução latina para o termo éthos, que virou moris. Em geral, ética e moral são bem parecidas. A moral consiste em um código de conduta, costumes morais e hábitos de um determinado local, enquanto a ética pretende ser a racionalização dessa moral.
A moral é criada socialmente, enraíza-se nas sociedades por meio do hábito e da tradição e diz o que pode ou não ser feito. Já a ética dedica-se a refletir sobre as ações morais, determinando o que é certo ou errado, o que deve ser mantido como um processo moral legítimo e o que deve ser retirado desse processo, para a melhor convivência entre as pessoas de uma determinada sociedade. Para saber mais sobre o assunto, leia o texto específico: Diferença entre ética e moral.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que é ser ético?
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.
Porém, por mais que existam códigos de conduta diferentes, alguns elementos devem ser sempre respeitados por alguém que pretenda agir eticamente, do contrário, cai-se no que chamamos de relativismo moral, isto é, aceitar qualquer prática, por mais que seja absurda, por entender que aquela prática está inserida em um contexto cultural e em um determinado código de conduta moral.
Algumas situações cotidianas e corriqueiras podem ilustrar o que é agir de maneira ética, sendo elas maissimples ou maiscomplexas. Veja alguns exemplos:
Não obter benefício próprio por meio de ações incorretas, como furar uma fila no banco para ganhar mais tempo;
Não se apropriar da propriedade alheia, independentemente do valor em questão;
Não se utilizar de cargos públicos, políticos ou não, ou de cargos em empresas privadas para obter vantagem pessoal ilícita;
A ética profissional nada mais é que a aplicação das normas morais e de conduta social aprovadas em convenções sociais no campo das profissões. Todo profissional deve agir eticamente, respeitando o seu campo de trabalho, as normas de conduta da profissão, os colegas de trabalho e todas as pessoas que estão à sua volta.
Um médico, por exemplo, deve respeitar os códigos de conduta estabelecidos dentro do campo da medicina, bem como deve respeitar a vida e a individualidade dos seus pacientes. Do mesmo modo, um professor deve agir conforme aquilo que o dever docente estabelece, além de manter total respeito à individualidade e à pessoa do estudante. Um advogado deve agir de acordo com a ética para com o júri e para com o seu cliente, não utilizando estratégias ilícitas para defender seu cliente e nem desrespeitando o direito à defesa e ao sigilo do cliente.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
PORFíRIO, Francisco.
"O que é ética?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-etica.htm. Acesso em 19 de novembro
de 2024.