Reações inorgânicas

Reações inorgânicas são fenômenos químicos que envolvem a utilização e a formação de substâncias inorgânicas, como ácidos, bases e sais.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Reações inorgânicas são fenômenos químicos que ocorrem quando substâncias inorgânicas são colocadas em um mesmo recipiente, o que gera substâncias diferentes das que foram utilizadas como reagentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As substâncias que rotineiramente participam como reagentes de uma reação inorgânica são ácidos, bases, sais, óxidos, carbetos, hidretos, sulfetos, peróxidos e superóxidos. Os produtos formados também são inorgânicos, mas o tipo de molécula originada depende exclusivamente do tipo de reagente.

HCl + NaOH → NaCl + H2O

A equação acima representa uma reação inorgânica, pois, há um ácido (ácido clorídrico) e uma base (hidróxido de sódio) no reagente e um sal (cloreto de sódio) e água no produto. Cada reação inorgânica apresenta suas particularidades. Veja as mais comuns:

  • Reação inorgânica de decomposição: uma substância composta origina duas substâncias simples ou compostas;

  • Reação inorgânica de ustulação: sulfetos inorgânicos reagem com o gás oxigênio, o que caracteriza uma combustão, e formam sempre o dióxido de enxofre acompanhado de um metal ou um óxido metálico;

  • Reações com peróxidos: são reações em que os peróxidos podem reagir com água, formando base e peróxido de hidrogênio, ou com um ácido, formando um sal e peróxido de hidrogênio;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Reações de deslocamento, de substituição ou de simples troca: reações que apresentam uma substância composta e uma simples (que pode ser metálica ou ametálica);

  • Reações de dupla troca: nos reagentes, são utilizados dois sais, ou um sal e um ácido, ou um sal e uma base; e os produtos são formados de acordo com os reagentes. Assim, se for utilizado um sal e um ácido no reagente, no produto haverá um novo sal e um novo ácido;

  • Reações de hidretos com água: são reações em que um hidreto metálico reage com água e forma uma base e o gás hidrogênio (H2) ou reage com bases e forma sais e gás hidrogênio;

  • Reações de neutralização: reações em que os reagentes são de caráter ácido e básico, o que resulta geralmente em um sal e água;

  • Reações químicas com carbetos: reações em que um carbeto reage com água e origina uma base acompanhada de metaneto ou acetileto;

  • Reações dos metais com água e bases: dependendo da reatividade dos metais, quando reagem com água, formam uma base e gás hidrogênio.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Me. Diogo Lopes Dias

Algumas reações inorgânicas produzem fumaça
Algumas reações inorgânicas produzem fumaça
Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Professor de Química.
Deseja fazer uma citação?
DIAS, Diogo Lopes. "Reações inorgânicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-inorganicas-.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2025.
Copiar

Videoaulas


"Reações inorgânicas" escrito sobre fundo alaranjado ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo

Artigos de Reações inorgânicas


Reação de dupla troca entre sais
A reação de dupla troca entre sais é um processo químico no qual ocorre a troca entre cátions e ânions dos reagentes, resultando em dois novos sais.
Reação de neutralização
A reação de neutralização é um processo químico que ocorre quando uma substância ácida reage com uma substância básica, tendo água como formação.
Reação inorgânica de decomposição
A reação de análise ou decomposição ocorre quando uma substância divide-se em duas ou mais substâncias ou estruturas mais simples.
Reação inorgânica de ustulação
A reação inorgânica de ustulação, que é a queima dos compostos denominados de sulfetos, origina como produto padrão o dióxido de enxofre.
Reações com óxidos anfóteros
As reações com óxidos anfóteros são processos químicos de obtenção de sal e água por meio da interação desse tipo de substância com ácido ou base.
Reações com óxidos básicos
Reações com óxidos básicos são fenômenos químicos em que o óxido dessa classe reage com outra substância de caraterística ácida, formando um sal.
Reações com óxidos duplos
Reações com óxidos duplos são processos químicos utilizados para a produção de sais e bases inorgânicas.
Reações com peróxidos
As reações com peróxidos ocorrem sempre que esses compostos são misturados com água ou com um ácido qualquer.
Reações de deslocamento, de substituição ou de simples troca
Uma reação de deslocamento ou simples troca ocorre quando uma substância simples reage com uma composta para originar outras novas substâncias simples e compostas.
Reações de dupla troca
Reações de dupla troca entre sal e base
Reações de dupla troca entre sal e base são processos químicos que ocorrem quando essas substâncias são misturadas e originam um novo sal e uma nova base.
Reações de hidretos com a água
As reações de hidretos na presença de água originam sempre uma base inorgânica e o gás hidrogênio.
Reações de neutralização mais comuns
Reações de simples troca entre metais
As reações de simples troca entre metais são aquelas em que um metal mais eletropositivo, na forma de substância simples, desloca o cátion de uma substância composta.
Reações Inorgânicas
Reatividade dos metais com água e bases
Os metais que reagem com água são os alcalinos, alcalinoterrosos, magnésio, zinco e ferro, e os que reagem com as bases são zinco, estanho, chumbo e alumínio.
Tipos de Reações Químicas
Sempre que ocorre uma transformação na composição da matéria, em que uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias, falamos que ocorreu uma reação química.
Tipos de Reações Químicas