Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Argentina

História da América

Argentina é um país da América do Sul que sofreu com a colonização espanhola e conquistou sua independência em 1816.
Bandeira da Argentina
Bandeira da Argentina
PUBLICIDADE

A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.

Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol em 1810. Proclamou sua primeira Constituição em 1853, a qual ainda é vigente, mas com pequenas modificações ocorridas em 1994.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A metade do século XIX foi marcada por conflitos internos entre liberais civis e conservadores militares, destacando-se o início do movimento peronista ao final da Segunda Guerra Mundial.

Entre 1955 e 1983, houve uma alternância muito grande no poder, com inúmeros presidentes militares e civis, além de golpes frequentes e instalação de ditaduras violentas.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Argentina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-argentina.htm. Acesso em 26 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o histórico recente da economia argentina, seus principais setores produtivos e as consequências da crise econômica ocorrida no início dos anos 2000.
Conheça as medidas tomadas mais recentemente pelo casal Kirchner na Argentina, representado pelos governos de Nestor Kirchner e Cristina Kirchner.
Confira um histórico econômico recente da Argentina, com destaque para as medidas econômicas realizadas após a crise do início dos anos 2000.
Confira aqui as principais características da população argentina!
Clique aqui e saiba mais sobre os aspectos econômicos da Argentina.
Acesse para descobrir informações importantes acerca das ditaduras latino-americanas. Entenda o contexto em que elas existiram e confira acontecimentos de duas delas.
A primeira-dama que marcou a experiência populista na Argentina.
Clique aqui e entenda as motivações que culminaram na suspensão da Venezuela do Mercosul!