Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra

Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra são três unidades geográficas distintas que ficam localizadas em uma mesma área, no noroeste do continente europeu.

   Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra são três unidades geográficas frequentemente confundidas. Embora seus limites se sobreponham, estamos tratando de três divisões físicas, políticas, econômicas e administrativas distintas que apresentam suas particularidades e desempenham diferentes papéis no contexto regional. Por essa razão, é muito importante saber o que cada uma delas representa e compreender quais são seus principais aspectos em comum.

Leia também: Escandinávia — outra região da Europa composta por mais de um país

Resumo sobre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra

Quais as diferenças entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra?

Mapa distinguindo o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Inglaterra.
O Reino Unido (verde) consiste em uma união de países da Grã-Bretanha com a Irlanda do Norte.[1]

Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, como é oficialmente chamado esse território, é uma união político-administrativa formada por quatro países e localizada no noroeste do continente europeu. Fazem parte dessa união:

Esses países somam 68,3 milhões de habitantes. Os três primeiros países listados estão localizados na ilha da Grã-Bretanha, enquanto o último fica da ilha da Irlanda.

O Reino Unido é governado como um Estado soberano que tem como forma de governo a monarquia parlamentarista, liderada atualmente pelo rei Charles III, filho de Elizabeth II (1926-2022). O monarca é, portanto, o chefe de Estado que governa o Reino Unido. Os chefes de governo de cada um dos países do Reino Unido são seus respectivos primeiros-ministros, os quais são eleitos ou nomeados por meio de diferentes processos administrativos determinados pelo Parlamento de cada país.

Sendo um Estado, o Reino Unido possui a sua própria bandeira e, também, uma moeda: a libra esterlina. Fez parte da União Europeia entre 1973, quando o bloco ainda era chamado de Mercado Comum Europeu, e 2020. O processo de saída do Reino Unido da União Europeia ficou conhecido como Brexit.

Bandeira do Reino Unido em texto sobre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra.
Bandeira do Reino Unido.
Mapa distinguindo a Grã-Bretanha do Reino Unido e da Inglaterra.
A Grã-Bretanha (verde-escuro) é a maior dentre as ilhas Britânicas, por isso recebe esse nome.[2]

Grã-Bretanha é a denominação atribuída a uma das ilhas que integram o arquipélago conhecido como ilhas Britânicas. Por ser a maior dentre as mais de seis mil ilhas que fazem parte desse conjunto, ela recebeu, inicialmente, o nome de Great Britain, ou Grande Bretanha, que depois se tornou Grã-Bretanha. Sua superfície tem área de 209.331 km2, mais do que a metade de toda a área do arquipélago, enquanto a população da Grã-Bretanha é atualmente de quase 66 milhões de pessoas.

A ilha da Grã-Bretanha fica localizada a leste da ilha da Irlanda, e nela ficam três países:

A Grã-Bretanha se separa da Europa Continental pelo canal da Mancha, situado ao sul. É, além disso, banhada pelos seguintes mares e canais:

Podemos dizer, portanto, que, diferentemente do Reino Unido, a Grã-Bretanha é a uma área física delimitada por barreiras geográficas.

Mapa distinguindo a Inglaterra do Reino Unido e da Grã-Bretanha.
A Inglaterra (verde-escuro) é um país integrante do Reino Unido, localizado na ilha da Grã-Bretanha.[3]

A Inglaterra é um país localizado na ilha da Grã-Bretanha, ocupando aproximadamente 62% de sua área. Esse país é uma das unidades pertencentes à união política do Reino Unido, e compartilha com ela a sua capital: a cidade de Londres. Vivem na Inglaterra atualmente quase 58 milhões de habitantes, o que corresponde à maior parcela da população que habita a ilha e, também, o Reino Unido. Pode-se considerar a Inglaterra como sendo o principal centro econômico do Reino Unido, com seu Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,54 trilhões.

Sendo parte de uma união política, seu sistema de governo é a monarquia parlamentarista. No caso da Inglaterra, o primeiro-ministro está à frente do Reino Unido.

Bandeira da Inglaterra em texto sobre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra.
Bandeira da Inglaterra.

Por que a Inglaterra se chama Grã-Bretanha?

A Inglaterra, na realidade, não apresenta outra denominação. O nome Grã-Bretanha é atribuído somente à ilha na qual aquele país está localizado, aparecendo também na nomenclatura oficial do Reino Unido: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Saiba mais: Quantos países fazem parte da União Europeia?

Países da Grã-Bretanha

País

Capital

População

Escócia

Edimburgo

5.447.000 habitantes

País de Gales

Cardiff

3.132.700 habitantes

Inglaterra

Londres

57.112.500 habitantes

Qual a capital do Reino Unido?

Palácio de Westminster em texto sobre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra.
A sede do Parlamento britânico fica no Palácio de Westminster, em Londres.

A capital do Reino Unido é Londres. É na cidade de Londres que fica o Palácio de Westminster, que abriga o órgão do Poder Legislativo do Estado, o Parlamento. Fica também em Londres a residência oficial do monarca do Reino Unido: o Palácio de Buckingham, onde se instala, ainda, uma parte do setor administrativo britânico.

Créditos das imagens

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Wikimedia Commons (reprodução)

[3] Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CIA. Countries: United Kingdom. In: CIA. The World Factbook, [2025]. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/united-kingdom/.

OFFICE FOR NATIONAL STATISTICS. Population estimates for the UK, England, Wales, Scotland and Northern Ireland: mid-2023. ONS, 08 out. 2024. Disponível em: https://www.ons.gov.uk/peoplepopulationandcommunity/populationandmigration/populationestimates/bulletins/annualmidyearpopulationestimates/mid2023.   


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/reino-unido-inglaterra-gra-bretanha.htm