PUBLICIDADE
A Pensilvânia é um dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos. Oficialmente chamada de Comunidade da Pensilvânia, sua capital é a cidade de Harrisburg. Localizada no nordeste do país, a Pensilvânia apresenta clima temperado e relevo formado por planaltos e montanhas e recoberto pelas florestas temperadas. Vivem na Pensilvânia hoje mais de 13 milhões de pessoas, maioria das quais habita os grandes centros urbanos, como a Filadélfia e Pittsburgh. O estado é detentor da sexta maior economia do país, pautando-se na indústria e, mais recentemente, no setor terciário.
A Pensilvânia foi uma das Treze Colônias, e desempenhou papel fundamental durante a Revolução Americana, tendo em vista que a Declaração de Independência dos Estados Unidos foi assinada na Filadélfia em 1776. O estado foi o segundo a ser incorporado na União, o que aconteceu em 1787.
Leia também: Colorado — o estado centenário incorporado aos EUA cem anos após a sua independência
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Pensilvânia
- 2 - Dados gerais da Pensilvânia:
- 3 - Mapa da Pensilvânia
- 4 - Geografia da Pensilvânia
- 5 - Demografia da Pensilvânia
- 6 - Economia da Pensilvânia
- 7 - Infraestrutura da Pensilvânia
- 8 - Governo da Pensilvânia
- 9 - Etimologia da Pensilvânia
- 10 - Cultura da Pensilvânia
- 11 - História da Pensilvânia
- 12 - Curiosidades sobre a Pensilvânia
Resumo sobre a Pensilvânia
-
A Pensilvânia é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.
-
Sua capital é a cidade de Harrisburg.
-
Parte das Treze Colônias, foi o segundo estado a ser incorporado na União, em 12 de dezembro de 1787.
-
Localizado na Costa Leste do país, o estado apresenta clima temperado, ampla cobertura florestal e relevo montanhoso, marcado pela presença dos Apalaches.
-
Tem 13.002.689 habitantes, dos quais 76,5% vivem nos centros urbanos, como a Filadélfia, maior cidade do estado.
-
Sua economia é a sexta maior dos Estados Unidos. Baseia-se principalmente na indústria e, em um período mais recente, também no setor terciário.
-
Desempenhou importantes funções durante a Revolução Americana, em especial a cidade da Filadélfia, onde foi assinada a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Dados gerais da Pensilvânia:
-
Nome oficial: Comunidade da Pensilvânia
-
Gentílico: pensilvaniano
-
Extensão territorial: 119.283 km2
-
Localização: Costa Leste dos Estados Unidos
-
Capital: Harrisburg
-
Maior cidade: Filadélfia
-
Menor cidade: Parker
-
Governo: democracia representativa
-
Divisão administrativa: 67 condados
-
Idioma: inglês
-
Religiões:
-
protestantismo;
-
catolicismo;
-
mormonismo;
-
testemunha de Jeová;
-
islamismo;
-
judaísmo;
-
hinduísmo.
-
-
População: 13.002.689 habitantes
-
Densidade demográfica: 109 hab./km²
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,923
-
Moeda: Dólar estadunidense
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 923 bilhões
-
PIB per capita: US$ 65.167
-
Gini: 0,474
-
Fuso horário: GMT–5
Mapa da Pensilvânia
Geografia da Pensilvânia
A Pensilvânia é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos, tendo sido uma das Treze Colônias. Sua capital é a cidade de Harrisburg. Localizado na Costa Leste do país, o território da Pensilvânia se estende por quase 120 mil km² e faz fronteira com outros seis estados:
-
Nova York, ao norte e a nordeste;
-
Nova Jersey, a leste;
-
Delaware, Maryland e Virgínia Ocidental, ao sul;
-
Ohio, a oeste.
A noroeste o estado da Pensilvânia é banhado pelo lago Erie, um dos cinco lagos que compõem o conjunto conhecido como grandes lagos da América do Norte.
→ Clima da Pensilvânia
O clima da Pensilvânia é o temperado oceânico, bastante influenciado pela maritimidade e pela ação dos ventos de oeste. A amplitude térmica anual é elevada, com verões amenos marcando médias de 21 ºC e máximas que chegam a 30 ºC, e invernos frios, em que os termômetros registram entre 4 e -2 ºC. As chuvas são mais recorrentes entre os meses de março e agosto, e somam um volume anual de 1000 mm.
→ Relevo da Pensilvânia
Serras, vales encaixados e planaltos são as formas predominantes do relevo da Pensilvânia. Terrenos colinosos e suavemente ondulados são encontrados também em partes do estado, especialmente no norte e nordeste.
A cordilheira dos Apalaches (conjunto de montanhas que se estende pelo leste dos Estados Unidos) atravessa o estado, e o planalto dos Apalaches e o Piemonte, que constituem essa formação, são as principais feições de relevo do estado. A altitude mediana na Pensilvânia é de 340 metros, enquanto seu ponto mais elevado, o monte Davis, fica 979 metros acima do nível do mar.
→ Vegetação da Pensilvânia
As florestas temperadas recobrem a maior parcela dos solos da Pensilvânia, sendo uma parte delas fruto do reflorestamento. Hoje em dia, quase 60% da superfície do estado se encontra recoberta por esse tipo de vegetação, o que faz com que a Pensilvânia seja o 13º estado com maior área florestada dos Estados Unidos.
→ Hidrografia da Pensilvânia
Os rios Ohio e Susquehanna são os dois maiores e principais cursos d’água da Pensilvânia. O primeiro corre pelo oeste do estado, e é um dos responsáveis por fornecer água a mais de três milhões de pessoas que vivem nos limites de sua bacia, compreendendo a Pensilvânia e outros estados da Costa Leste. O segundo, por sua vez, banha a parcela leste do estado e, além do abastecimento urbano, é importante para o lazer.
Veja também: Maritimidade e continentalidade — fatores que influenciam no clima de um local
Demografia da Pensilvânia
A Pensilvânia é o quinto estado mais populoso dos Estados Unidos, reunindo uma população de 13.002.689 habitantes, segundo o último censo demográfico realizado no país em 2020. Em decorrência da pandemia da covid-19, as estimativas apontam que a população da Pensilvânia decresceu nos últimos dois anos, apresentando uma taxa de crescimento negativa de -0,2%.
Com elevada densidade demográfica, da ordem de 109 hab./km², a distribuição populacional da Pensilvânia é bastante desigual. A maioria dos moradores desse estado está concentrada nos condados do sudeste e do extremo oeste de seu território. Além disso, 76,5% do total da população da Pensilvânia vivem nas áreas urbanas.
A seguir, saiba quais são as cidades mais populosas do estado, bem como suas respectivas populações:
-
Filadélfia: 1,5 milhão de habitantes;
-
Pittsburgh: 303,2 mil habitantes;
-
Allentown: 125,2 mil habitantes;
-
Erie: 95,5 mil habitantes;
-
Reading: 94,1 mil habitantes.
Harrisburg, a capital do estado, conta com uma população de quase 50 mil habitantes.
Economia da Pensilvânia
A Pensilvânia detém a sexta maior economia dos Estados Unidos, sendo seu Produto Interno Bruto (PIB) de 923 bilhões de dólares. Esse montante equivale a 3,67% da economia estadunidense. A renda per capita da população do estado é elevada, e chega a 65 mil dólares anuais, embora o valor não reflita a desigualdade social que confere à Pensilvânia um coeficiente de Gini de 0,474, um pouco abaixo da média nacional, além de 12% de sua população vivendo em situação de pobreza.
O setor terciário, que se encontra em expansão, e o setor secundário, dominante desde o início do século XX, são os dois pilares da economia da Pensilvânia. A indústria do estado tem como foco a extração de hidrocarbonetos, a metalurgia, a siderurgia e a produção de maquinários. A atividade agropecuária da Pensilvânia é conhecida pelos produtos derivados da pecuária e da criação de animais, como couro, leite, ovos e carnes, além da produção de frutas (uvas, pêssegos), grãos, e de pinheiros utilizados como árvores de Natal.
→ Turismo na Pensilvânia
O turismo é, também, uma atividade econômica muito importante para a Pensilvânia. Recentemente o estado tem recebido uma média de 180 milhões de visitantes por ano, atraídos por inúmeros atributos, que vão desde as belezas naturais da paisagem da Pensilvânia até parques de diversões e elementos preservados de parte da história dos Estados Unidos.
Confira abaixo alguns dos principais pontos turísticos do estado.
- Independence Hall, na Filadélfia
- Hershey Park, na cidade de Hershey (condado de Dauphin)
-
Cidade de Pittsburgh, no oeste do estado
Infraestrutura da Pensilvânia
O estado da Pensilvânia apresenta uma densa rede de transportes para atender tanto a população quanto seus agentes econômicos. No início do século XX, a Pensilvânia foi um dos pioneiros nos transportes aéreos, que, inicialmente, eram utilizados para as correspondências apenas e, com o tempo, foram se aperfeiçoando para o deslocamento de pessoas e ganhando conexões em escala local e nacional. Hoje o estado possui dois eixos aéreos de grande importância no país, a Filadélfia e Pittsburgh. Os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário são também bastante utilizados no estado.
Rica em hidrocarbonetos, a energia elétrica gerada e consumida na Pensilvânia tem origem nos combustíveis fósseis em sua maioria, com destaque para o gás natural e o carvão mineral. A energia nuclear é a segunda mais utilizada no estado.
Governo da Pensilvânia
O governo da Pensilvânia é o democrático representativo, formado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O governador do estado é o representante do Poder Executivo e, junto do tenente-governador, é eleito pela população para um mandato de quatro anos. O Legislativo fica a cargo da Assembleia Geral da Pensilvânia, órgão formado pelo Senado, que possui 50 membros, e pela Câmara dos Representantes, com 203 membros.
É a Constituição da Pensilvânia que rege o governo da Comunidade da Pensilvânia. A versão utilizada é aquela ratificada em 1776 e cujas principais emendas foram realizadas no ano de 1968.
Etimologia da Pensilvânia
A palavra Pensilvânia (do inglês, Pennsylvania) foi formada pela fusão entre um dos sobrenomes do almirante inglês Admiral William Penn e a palavra em latim sylvania, que significa “pertencente às terras”. Assim, Pensilvânia significa “terra de Penn”, denominação atribuída como referência ao pai de William Penn, anteriormente citado e fundador da província da Pensilvânia durante o período colonial.
Cultura da Pensilvânia
A Pensilvânia apresenta uma cultura bastante rica e diversa que tem elementos incorporados pelos nativos americanos e pelos diversos povos estrangeiros que se instalaram naquele estado. A religiosidade é um dos principais traços de diversidade cultural, tendo como exemplo a ampla presença das comunidades Amish e Menonita, que levam um estilo de vida bastante conservador baseado em sua interpretação da Bíblia.
Há, nesse sentido, um grande contraste com as populações dos grandes centros urbanos, como é o caso da Filadélfia.
As cidades da Filadélfia e de Pittsburgh são os dois maiores centros culturais desse estado. As principais academias de artes visuais, de música e de literatura ficam localizadas na cidade da Filadélfia, além de ambas serem reconhecidas pela importância das artes performáticas, notadamente o teatro. A Pensilvânia, pelo seu papel central na história estadunidense, se tornou um importante centro de comunicação e mídias de modo geral, em especial da mídia impressa.
Saiba mais: Casa Branca — história da residência oficial do presidente dos Estados Unidos
História da Pensilvânia
Não se sabe ao certo quando os primeiros habitantes da Pensilvânia se instalaram naquela parcela do território norte-americano. Entretanto, existem registros arqueológicos que indicam que há quase 20 mil anos havia algumas comunidades instaladas naquela região. No transcorrer do tempo, os povos nativos americanos estabeleceram sociedades organizadas no nordeste dos Estados Unidos, o que inclui a Pensilvânia. Dentre os povos nativos desse estado, podemos citar os Seneca, os Eire e os Oneida.
As primeiras expedições dos europeus na Pensilvânia aconteceram no início do século XVII, com a chegada de exploradores ingleses e holandeses entre os anos de 1608 e 1609. O rio Susquehanna foi uma importante via de acesso ao território. Os holandeses e os suecos disputaram o domínio sobre a Pensilvânia durante parte desse período, mas foi no ano de 1681 que o inglês William Penn, após a derrota dos holandeses em confrontos com os britânicos, fundou a colônia da Pensilvânia. O século seguinte foi marcado pela intensa corrente migratória oriunda da Europa, em especial da Irlanda e da Alemanha.
Durante a Revolução Americana, a Pensilvânia desempenhou um papel importante de centralização das ações, tendo em vista que era, também, o centro geográfico das Treze Colônias. A Filadélfia foi o local onde a Declaração de Independência foi assinada em 1776, e, além disso, foi na cidade que o primeiro rascunho da Constituição dos Estados Unidos foi escrito. A cidade da Filadélfia desempenhou, ainda, a função de capital estadunidense entre 1775 e 1776, e depois durante a década de 1790.
A Pensilvânia foi, com isso, o segundo estado a ser incorporado na união. Essa oficialização aconteceu no dia 12 de dezembro de 1787.
Curiosidades sobre a Pensilvânia
-
Tem o apelido de The Keystone State (Estado da Pedra Angular), em referência ao fato da Pensilvânia estar localizada em uma posição central entre os estados do norte e do sul, na Costa Leste.
-
O lema da Pensilvânia é “Virtude, liberdade e independência”.
-
O Zoológico da Filadélfia foi o primeiro zoológico público dos Estados Unidos, inaugurado em 1874.
-
Acredita-se que foi na Pensilvânia que a atual bandeira dos Estados Unidos foi desenhada e feita pela primeira vez em tecido.
Créditos das imagens
[1] Sabrina Janelle Gordon/ Shutterstock
[2] George Sheldon/ Shutterstock
Fontes
BEA. Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.
CENSUS. United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.
DEMPSEY, Caitlin. States in Order of Admission to the United States of America. Geography Realm, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-admission-to-the-united-states-of-america/.
EIA. State Profile and Energy Estimates: Pennsylvania. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=PA.
GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.
HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.
MILLER, E. Willard; THOMPSON, Carol Lewis. Pennsylvania (state, United States). Encyclopaedia Britannica, [1999-2023]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Pennsylvania-state.