Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Doenças causadas por fungos

As doenças fúngicas são causadas pela proliferação de fungos no corpo humano. Podem ser leves ou graves. Candidíase, onicomicose e frieira são exemplos de infecções fúngicas.

Mulher segurando desenho de uma língua afetada por candidíase oral, doença causada por fungos.
As infecções fúngicas podem afetar diferentes partes do corpo, como boca, unhas, pele, órgãos genitais e órgãos internos.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As doenças causadas por fungos variam de leves a graves. A maioria das pessoas, em algum momento da vida, adquire infecções fúngicas superficiais, geralmente fáceis de tratar, como o pé de atleta e a candidíase. No entanto, algumas infecções fúngicas podem se desenvolver para casos mais severos, podendo ser fatais quando não diagnosticadas e tratadas precocemente, especialmente quando acometem pessoas com sistema imune debilitado.

Leia também: Você conhece a doença do “fungo preto”?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre doenças causadas por fungos

  • As doenças causadas por fungos afetam o corpo humano e podem ser transmitidas de formas diferentes: pelo ar, pelo contato direto ou por contágio animal, por exemplo.

  • Entre os sintomas que podem surgir, estão: coceira, vermelhidão, descamação da pele, corrimentos anormais e dores.

  • A candidíase, a onicomicose, a frieira e a aspergilose são exemplos de infecções causadas por fungos.

  • O tratamento envolve o uso de medicamentos antifúngicos para controlar a infecção.

  • Não usar roupas úmidas, não compartilhar objetos de uso pessoal e usar sapatos adequados são algumas das formas de evitar infecções fúngicas.

Transmissão das doenças causadas por fungos

As infecções causadas por fungos, também conhecidas como micoses ou infecções fúngicas, podem se dar de maneiras diferentes, entre elas:

  • Via aérea: a transmissão de fungos pelo ar é um mecanismo comum, especialmente em ambientes onde há alta concentração de esporos fúngicos. Esses esporos são liberados por fungos e podem permanecer suspensos no ar por longos períodos e ser inalados por pessoas, levando a infecções.

  • Contato direto: uma das formas mais comuns de transmissão de infecções fúngicas. Essa transmissão ocorre quando uma pessoa toca superfícies contaminadas, que podem incluir a pele de uma pessoa infectada ou objetos e materiais que entraram em contato com fungos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Feridas ou lesões: feridas ou lesões na pele representam uma via direta de entrada para fungos patogênicos no corpo humano. A pele intacta atua como uma barreira natural contra infecções, mas, quando essa barreira é comprometida, os fungos podem facilmente penetrar e estabelecer uma infecção.

  • Contágio animal: alguns fungos podem ser transmitidos de animais para humanos. Principalmente animais domésticos, como gatos e cães, e animais de fazenda podem ser portadores de fungos que podem infectar pessoas.

Veja também: Qual é a importância dos fungos para os seres humanos?

Sintomas das infecções causadas por fungos

Os sintomas das doenças causadas por fungos podem variar, dependendo do tipo de infecção fúngica e da área do corpo afetada. Alguns dos sintomas mais comuns associados a doenças fúngicas são:

  • Coceira e descamação: muitas infecções fúngicas da pele causam coceira intensa e descamação. Isso pode ocorrer em áreas como os pés (pé de atleta), o couro cabeludo ou de forma espalhada pelo corpo.

  • Vermelhidão e inchaço: a pele afetada por uma infecção fúngica frequentemente fica vermelha e inchada, especialmente ao redor das áreas afetadas.

  • Lesões cutâneas: podem variar de manchas vermelhas a bolhas ou pústulas, dependendo do tipo de fungo e da gravidade da infecção.

  • Alterações nas unhas: infecções fúngicas nas unhas (onicomicose) podem causar mudanças na cor, espessura e textura das unhas, além de descolamento da unha.

  • Dor e desconforto: em algumas infecções fúngicas, como a candidíase oral, pode ocorrer dor e desconforto ao engolir ou ao redor da área afetada.

  • Corrimento anormal: infecções fúngicas genitais, como a candidíase vaginal, podem causar corrimento vaginal anormal.

  • Problemas respiratórios: infecções fúngicas respiratórias, como aspergilose e histoplasmose, podem causar sintomas como tosse, falta de ar, dor no peito e febre.

Quais são as principais doenças causadas por fungos?

As infecções causadas por fungos podem variar de infecções superficiais e facilmente tratáveis a infecções sistêmicas graves e potencialmente fatais. Aqui estão algumas das infecções fúngicas mais comuns:

Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por fungos do gênero Candida, sendo a espécie Candida albicans a mais comumente relacionada à candidíase. Esse fungo já existe naturalmente no corpo humano, onde coexistem com outros microrganismos sem causar danos.

No entanto, fatores que enfraquecem o sistema imunológico, (como estresse, gripes, resfriados ou outras doenças, uso de certos medicamentos etc.) contribuem para que o fungo cresça de forma descontrolada, causando o que é chamado de candidíase.

Embora a candidíase vaginal seja uma das formas mais conhecidas da candidíase, a vagina não é a única região em que a infecção pode aparecer. O pênis, a boca, as dobras da pele, as unhas e até alguns órgãos internos também são regiões em que a candidíase pode se desenvolver.

Outro fator importante para destacar é que, apesar de atingir as regiões genitais, como a vagina e o pênis, a candidíase não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível, já que é possível desenvolvê-la sem nunca ter havido contato sexual.

Onicomicose

A onicomicose é uma infecção fúngica que afeta as unhas dos pés e das mãos causada por fungos de diferentes espécies. As unhas infectadas adquirem aspecto amarelado ou esbranquiçado, tornam-se quebradiças, aumentam de espessura. Podendo até haver o descolamento da unha, quando não tratada adequadamente.

Unhas de um pé afetado por onicomicose, uma doença causada por fungos.
Quando afetadas pela onicomicose, as unhas adquirem aspecto amarelado ou esbranquiçado, tornam-se espessas e quebradiças.

Frieira

Também conhecida como “pé de atleta”, a frieira é uma infecção fúngica comum que afeta principalmente os pés, especialmente entre os dedos e nas solas. É causada por fungos do gênero Trichophyton, encontrados em ambientes quentes e úmidos, como chuveiros públicos, piscinas e vestiários.

Os sintomas incluem coceira intensa, descamação da pele e, às vezes, vermelhidão e inchaço na área afetada.

Frieira em dedos dos pés, uma doença causada por fungos.
Na frieira, os fungos se desenvolvem principalmente na sola e entre os dedos dos pés.

Aspergilose

A aspergilose é uma doença oportunista causada por fungos do gênero Aspergillus, sendo a espécie Aspergillus fumigatus a principal causadora das infecções. A principal via de transmissão é a inalação de esporos infectantes dispersos no ar, afetando o pulmão e causando complicações respiratórias.

Indivíduos imunocomprometidos, como pacientes hospitalizados, estão particularmente em risco devido à exposição em ambientes hospitalares contaminados, onde os esporos podem estar presentes em sistemas de ventilação, chuveiros e objetos. A aspergilose pode ser fatal em casos graves.

Tratamento das doenças causadas por fungos

O tratamento das infecções causadas por fungos varia, dependendo do tipo e da gravidade da infecção. No caso de infecções fúngicas que afetam a pele, o couro cabeludo ou as unhas, é necessário o acompanhamento de um médico, preferencialmente um médico dermatologista, que avaliará a situação e prescreverá medicamentos antifúngicos, em forma de cremes, pomadas ou comprimidos, para controle da infecção.

Além do tratamento medicamentoso, medidas como manter a pele seca e limpa, evitar roupas apertadas e úmidas, e usar calçados ventilados ajudam a prevenir a recorrência da infecção.

Em infecções fúngicas que afetam o sistema genital, como a candidíase, é necessário o acompanhamento com um médico ginecologista ou urologista, que iniciará o tratamento com antifúngicos específicos, como cremes ou supositórios, e monitorará a evolução da infecção. Em casos mais complicados ou recorrentes, pode ser necessário o uso de antifúngicos por via oral.

Além do tratamento medicamentoso, o médico pode fornecer orientações sobre cuidados pessoais, prevenção de recorrências e ajustes no estilo de vida que possam contribuir para o controle da infecção.

Em casos graves, como infecções fúngicas sistêmicas, existe uma abordagem multidisciplinar, em que o acompanhamento médico é indispensável e o tratamento é direcionado para cada caso, dependendo dos órgãos afetados e da condição do paciente.

Saiba mais: Quais são as doenças são causadas por vírus?

Como prevenir as infecções causadas por fungos?

Algumas medidas eficazes para prevenir as infecções causadas por fungos são:

  • Mantenha uma higiene pessoal adequada: manter a pele limpa e seca, especialmente em áreas propensas à umidade, como entre os dedos e nas dobras da pele; secar completamente as áreas úmidas do corpo após o banho ou atividades que causem transpiração.

  • Evite roupas úmidas: é recomendável trocar regularmente roupas íntimas, meias e roupas de banho molhadas por peças secas para reduzir a umidade na pele. A umidade proporciona um ambiente ideal para o crescimento de fungos, especialmente em áreas como virilhas e axilas.

  • Use roupas que permitam a ventilação adequada: especialmente em climas quentes ou durante atividades físicas intensas. Isso ajuda a manter a pele seca e menos suscetível a infecções fúngicas.

  • Use calçados adequados: prefira usar sapatos ventilados e que não comprimam os pés, especialmente em ambientes úmidos e fechados.

  • Evite compartilhar objetos pessoais: não compartilhe toalhas, roupas, roupas de banho ou roupas íntimas, além de acessórios pessoais, como alicates de unhas ou outros objetos de uso pessoal que possam transmitir fungos.

  • Tenha cuidado em ambientes compartilhados: evite andar descalço em locais públicos, como piscinas, saunas, chuveiros comunitários e vestiários.

  • Mantenha o cuidado com animais de estimação: mantenha animais domésticos limpos e saudáveis, especialmente se forem propensos a infecções fúngicas.

  • Consulte o médico regularmente: é importante realizar consultas médicas de rotina para monitorar a saúde da pele, unhas e outros locais propensos a infecções fúngicas.

Exercícios sobre doenças causadas por fungos

1. IBFC - PM-MG - Professor de Educação Básica - Ciências/Biologia

Fungos estão presentes no cotidiano dos seres humanos, tanto de forma intencional, como indesejada. Sobre os fungos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Alguns fungos são responsáveis pelo processo de fermentação, utilizado em diversas áreas da indústria alimentícia.
II. Fungos podem ser responsáveis por diversas doenças, como micoses e a candidíase.
III. Fungos são utilizados como alimento, como, por exemplo, o champignon e a trufa-negra.

  1. I e II, apenas.

  2. II e III, apenas.

  3. I e III, apenas.

  4. I, II e III.

Gabarito: D
Os fungos são essenciais na indústria alimentícia, sendo utilizados na fermentação de produtos como pães e queijos, além de serem consumidos como alimentos, como o champignon e trufa-negra. Por fim, também têm importância médica porque causam doenças como micoses e candidíase em humanos.

Fontes

DE OLIVEIRA MELO, S. C. et al. Isolamento e identificação de fungos oportunistas em unidades hospitalares nas cidades de Patos de Minas e de Paracatu-MG. Perquirere, v. 1, 2004.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Micose: conheça 7 tipos da infecção causada por fungos. Vida Saúudável, o blog do Einstein, 8 set. 2023. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/micose-conheca-7-tipos-da-infeccao-causada-por-fungos/

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Aspergilose. Saúde de A a Z - Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aspergilose#:~:text=Causa%3A%20A%20aspergilose%20%C3%A9%20causada,cerca%20de%2090%25%20dos%20casos.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Micoses Endêmicas. Saúde de A a Z - Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/micoses-endemicas

SAMI SAÚDE. Confira 10 doenças causadas por fungos (e como se proteger!). Blog da Sami, 10 jun. 2023. Disponível em: https://blog.samisaude.com.br/fungos/

SVEDESE, V. M. et al. COVID-19 e doenças fúngicas invasivas: levantamento bibliográfico e patentário. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, v. 11, p. 25-42, 2022.

ZOLIN, B. Candidíase pode afetar outras partes do corpo além da vagina. Drauzio Varella. 15 ago. 2023. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/dermatologia/candidiase-pode-afetar-outras-partes-do-corpo-alem-da-vagina/

Escritor do artigo
Escrito por: Nicole Fernanda Sozza Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2021 atua na elaboração e revisão de conteúdos didáticos de Ciências e Biologia. Atualmente se dedica ao estudo de edição e preparação de textos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOZZA, Nicole Fernanda. "Doenças causadas por fungos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/doencas-fungicas.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

Videoaulas