Topo
pesquisar

Candidíase vaginal

Doenças e patologias

Candida albicans: fungo responsável pela candidíase
Candida albicans: fungo responsável pela candidíase
PUBLICIDADE

A candidíase é uma doença causada pela Candida albicans: componente normal da flora intestinal, vaginal e peniana de mamíferos. Fatores como umidade elevada, uso de antibióticos, roupas apertadas e alta ingestão de carboidratos e bebidas alcoólicas - aliados à baixa imunidade - permitem a proliferação exagerada deste fungo, desencadeando na doença. É uma das causas mais frequentes de procura por consultórios ginecológicos.

Podendo também ser transmitida sexualmente, a candidíase tem como sintomas coceira, ardor e desconforto, principalmente nas relações sexuais e ao urinar. Além disso, há a eliminação de um corrimento sem cheiro, de cor branca e aspecto cremoso e, em casos mais avançados, pode desenvolver distúrbios gastrointestinais e respiratórios. Assim, causa inúmeros aborrecimentos e é um motivo de grande preocupação em casos de pacientes imunocomprometidos.

Para diagnóstico, os aspectos clínicos e análise da secreção vaginal são confirmatórios. Quanto ao tratamento, o médico poderá indicar o uso de pomadas locais ou outros fármacos sendo que, dependendo do caso, poderá ser necessário seu uso prolongado. A adoção de determinados hábitos auxiliam nesta questão e previnem reincidivas. Assim, evitar o estresse, evitar roupas muito justas e o uso de absorventes internos, usar camisinha e higienizar a região genital de forma satisfatória, com sabonete neutro e secando bem logo em seguida; são fatores que devem ser considerados. Adotar uma dieta saudável, evitando açúcar e alimentos fermentados, que são fontes de alimentação destes fungos, é uma medida de extrema importância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Candidíase vaginal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/candidiase-vaginal.htm. Acesso em 17 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola