Pontos extremos do Brasil

O Brasil se estende do Caburaí ao Chuí e da ponta do Seixas à serra de Contamana. O conhecimento dos pontos extremos é importante para a demarcação dos limites territoriais.

Os pontos extremos do Brasil correspondem àquelas localidades situadas nos limites norte, sul, leste e oeste do país. O espaço entre elas, que é de mais de 4 mil quilômetros tanto de norte a sul quanto de leste a oeste, representa as maiores distâncias que podem ser percorridas dentro do território nacional. A identificação e demarcação dos pontos extremos do Brasil é importante para a delimitação dos limites do território brasileiro, além de agregar valor turístico para as localidades correspondentes.

Leia também: Mapa do Brasil — a representação cartográfica do país

Resumo sobre os pontos extremos do Brasil

Quais são os pontos extremos do Brasil?

Os pontos extremos do Brasil são aqueles situados nas extremidades norte, sul, leste e oeste do território nacional. A distância medida entre eles, de norte a sul e de leste a oeste, são as maiores distâncias possíveis de ser mensuradas dentro das fronteiras do país. A demarcação dos pontos extremos do Brasil foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Extremo norte: nascente do rio Ailã


O ponto mais setentrional, isto é, mais ao norte do território brasileiro é a nascente do rio Ailã. Ele se encontra no município de Uiramutã, pertencente ao estado de Roraima e próximo à fronteira com a Guiana. Suas coordenadas são as seguintes:

A nascente do rio Ailã fica no monte Caburaí, que se encontra a uma altitude de 1465 metros acima do nível do mar. Esse ponto nem sempre foi considerado um dos extremos do Brasil. O monte Caburaí foi oficializado como extremo norte do país somente no ano de 1998, após a confirmação feita mediante o uso de Sistema de Posicionamento Global (GPS). Até então, dizia-se que o território brasileiro se estendia do Oiapoque, extremo norte do estado do Amapá, até o Chuí, atual extremo sul do Brasil.

Extremo sul: Arroio Chuí


O ponto mais ao sul do Brasil, ou mais meridional, está localizado no município de Chuí, pertencente ao estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai. Trata-se do Arroio Chuí, um rio que faz as vezes de fronteira natural entre ambos os países. De acordo com o IBGE, as coordenadas desse ponto são:

É importante considerar que o ponto correspondente ao extremo sul do Brasil está situado no leito do rio, e a sua localização exata pode sofrer variações periódicas.

Extremo leste: ponta do Seixas


O ponto localizado mais ao leste no território nacional, chamado também de ponto oriental, é a ponta do Seixas. Ela fica situada na cidade de João Pessoa, que é a capital do estado da Paraíba, no Nordeste do país. Suas coordenadas geográficas são as seguintes:

Extremo oeste: nascente do rio Moa


O ponto mais ocidental ou mais a oeste do território brasileiro está situado no município de Mâncio Lima, no estado do Acre, na divisa com o Peru. Trata-se da nascente do rio Moa, que fica na serra de Contamana ou serra do Divisor, a uma altitude de 158 metros. Suas coordenadas geográficas são as seguintes:

Como vimos, o distanciamento entre os extremos norte e sul e oeste e leste são os maiores encontrados no território brasileiro. Evidenciamos abaixo quais são essas medidas:

Distância norte-sul: 4.378,41 km

Distância leste-oeste: 4.326,63 km


Veja também: Localização do Brasil no mundo

Qual a importância dos pontos extremos do Brasil?

A demarcação dos pontos extremos do Brasil é importante para a determinação oficial dos limites territoriais do país e, por conseguinte, a definição de suas fronteiras. Além disso, muitas dessas localidades recebem marcos físicos que indicam que aquele é um dos pontos extremos do território nacional, o que pode ser utilizado como uma maneira de fomentar a atividade turística nessas áreas.

Exercícios resolvidos sobre os pontos extremos do Brasil

Questão 1

(UFT) De acordo com a figura, marque a alternativa que representa corretamente os pontos extremos do Brasil e suas respectivas localizações.

Mapa do IBGE de 2002 dos pontos extremos do Brasil.

A) Ao norte, cabo Orange, em Roraima; ao leste, a ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Acre.

B) Ao norte, a serra do Caburaí, em Roraima; ao leste, a ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Acre.

C) Ao norte, o cabo Orange, no Amapá; ao leste, a ponta do Seixas, em Pernambuco; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Acre.

D) Ao norte, a serra do Caburaí, no Amapá; ao leste, a ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Amazonas.

Resolução:

Alternativa B

A segunda alternativa é a única que apresenta a localização e a identificação correta dos pontos extremos do território brasileiro.

Questão 2

O Brasil apresenta mais de 8 milhões de km² de extensão territorial, sendo por isso caracterizado como um país de dimensões continentais. Seus pontos extremos estão situados a mais de 4 mil km de distância em ambos os sentidos (norte-sul e leste-oeste), e a sua delimitação é de grande importância, pois:

A) atrai maior aporte de investimentos para os municípios.

B) estabelece grandes polos turísticos nacionais.

C) determina os limites do território e auxilia na demarcação das fronteiras.

D) renova os marcos geodésicos do território.

Resolução:

Alternativa C

A maior importância atribuída aos pontos extremos diz respeito ao seu papel na identificação dos limites do território nacional e auxílio na delimitação das fronteiras terrestres do país.

Crédito de imagem

[1] IBGE (reprodução)

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/brasil/pontos-extremos-do-brasil.htm