Topo
pesquisar

Raios Gama

Física

PUBLICIDADE

Raios gama é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência que é produzida por elementos radioativos que se desintegram. Em razão da enorme energia, os raios possuem um tipo de radiação ionizante com capacidade de penetrar profundamente na matéria, mais profundo até que a radiação alfa e beta. Em razão da sua elevada energia, a radiação gama pode causar danos ao núcleo das células, por isso eles são utilizados em pequenas proporções, como para esterilizar equipamentos médicos e alimentos.

Quando o núcleo atômico se desintegra, pode emitir três tipos de radiações que são denominadas de radiação alfa, radiação beta e radiação gama. Se fizermos essas três radiações passarem por um campo magnético perceberemos que elas se separam. Os raios alfa se direcionam para um lado e os raios beta para outro, pois são partículas positivas e negativas, respectivamente. Já a radiação gama não sofre desvio, pois não são partículas eletrizadas, mas sim radiações eletromagnéticas.

Os raios gama podem causar inúmeros danos às células animais. Na explosão de uma bomba atômica, por exemplo, ocorre a liberação de enormes quantidades desse tipo de radiação, sendo por esse motivo uma arma de grande perigo para toda humanidade. Nos laboratórios que trabalham com essas radiações, os cientistas usam uma roupa construída especialmente para os protegerem contra a exposição excessiva dessa radiação.

A radiação gama é detectada pela câmara gama e uma de suas utilizações acontece na medicina nuclear.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Ondas - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Raios Gama"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/raios-gama-1.htm>. Acesso em 12 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA