Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é pressão?

A definição básica de pressão mostra que ela é dada pela razão de uma força aplicada de forma perpendicular sobre uma área.

Conceito de pressão.
Conceito de pressão.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A definição de pressão diz que essa grandeza é dada pela razão de uma força aplicada perpendicularmente sobre uma superfície e a área da superfície. Matematicamente, temos:

\(P=\frac{F}A\)

Repare que pressão e área são grandezas inversamente proporcionais.

Leia também: Como funciona a panela de pressão

Tópicos deste artigo

A pressão é uma grandeza vetorial ou escalar?

A pressão é considerada uma grandeza escalar. As operações que envolvem pressão são sempre algébricas, nunca vetoriais (clique aqui pra conhecer as operações do tipo vetorial). Outro motivo para que a pressão seja entendida como grandeza escalar é que a pressão exercida por um fluido sobre um corpo atua em todas as direções, logo, faz mais sentido entender essa grandeza como escalar, e não como vetorial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uso da pressão no cotidiano

Alguns exemplos de situações cotidianas podem ajudar na compreensão do conceito de pressão. Para começar, podemos citar o ato de afiar facas. O objetivo de se amolar uma faca é fazer com que a área de contato da lâmina com o objeto a ser cortado seja a menor possível. Assim sendo, não será necessário aplicar uma força sobre o cabo da faca muito grande.

Faca sendo amolada em referência à pressão.

Para caminhar na neve sem afundar ou para evitar a ruptura de camadas de gelo sobre as quais se caminha, pode-se utilizar sapatos de neve como os da imagem abaixo. Assim, o peso de quem caminha ficará distribuído sobre uma área maior que a área dos pés, diminuindo a pressão exercida sobre o solo.

Sapatos de neve em referência à pressão.

O esfigmomanômetro (equipamento que mede a pressão arterial) deve ser utilizado em uma altura próxima à do coração, pois, assim, garante-se que a pressão medida pelo equipamento corresponde à pressão arterial.

Profissional aferindo a pressão de uma idosa.

Pressão exercida por um fluido

A chamada Lei de Stevin define que a pressão exercida por um fluido depende da densidade do fluido (ρ), da atração gravitacional local (g) e da altura da coluna de líquido (h). Sem considerar a pressão atmosférica, temos:

\(P=p\cdot g\cdot h\)

Quando o fluido em questão é a água, a Lei de Stevin nos mostra que a pressão exercida por uma coluna de água com 10 m de altura corresponde aproximadamente à pressão atmosférica normal (1 atm).

Veja mais: Hidrodinâmica -  uma área da mecânica clássica que estuda os fluidos ideais em movimento

Pressão atmosférica

A pressão atmosférica é a pressão que a camada de ar faz sobre a superfície terrestre. A pressão atmosférica é considerada normal para pontos a nível do mar. Para pontos cada vez mais altos, a quantidade de ar vai diminuindo e a pressão atmosférica vai se tornando cada vez menor.

A medida da pressão atmosférica foi feita no século XVII pelo físico italiano Evangelista Torricelli. Ele constatou que a pressão exercida pela atmosfera correspondia à pressão de uma coluna de mercúrio (Hg) com 76 cm de altura. Assim sendo, a pressão atmosférica normal é de 76 cmHg ou 760 mmHg.

1 atm = 1 x 105 Pa (N/m2) = 76 cmHg = 760 mmHg

Escritor do artigo
Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é pressão?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-pressao.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante