PUBLICIDADE
A panela de pressão funciona por meio do aumento da pressão interna da panela (maior que a pressão atmosférica), devido ao aumento da temperatura do recipiente pela fonte de calor, gerando uma elevação do ponto de ebulição do líquido em seu interior e ocasionando o cozimento do alimento.
Leia também: Como é o funcionamento do micro-ondas?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre como funciona a panela de pressão
- 2 - Como é o funcionamento da panela de pressão?
- 3 - Como usar a panela de pressão com segurança?
- 4 - Importância da válvula de segurança no funcionamento da panela de pressão
- 5 - O que pode fazer uma panela de pressão explodir?
Resumo sobre como funciona a panela de pressão
-
A panela de pressão funciona quando a temperatura de ebulição no interior aumenta à medida que a pressão aumenta.
-
Para usá-la, é necessário tomar alguns cuidados, como não colocar mais água e alimento do que a demarcação no interior dela, verificar se ela não está seca enquanto estiver com o fogo ligado e não tirar a pressão de uma vez ou com fogo acesso.
-
A válvula de segurança permite que os vapores dentro da panela saiam.
-
Ela pode explodir quando a válvula de segurança está entupida, fazendo com que a pressão acumulada em seu interior ocasione a explosão.
Como é o funcionamento da panela de pressão?
A panela de pressão começa a funcionar quando colocamos dentro dela o alimento com determinada quantidade de água e a levamos, devidamente vedada, a uma fonte de calor. Para que o alimento seja cozido, precisamos que essa água entre em ebulição, sendo obrigatório aquecê-la o suficiente até que ela possua energia interna necessária para formar as bolhas de vapor no interior da panela.
Essas bolhas de vapor são formadas e saem do líquido quando a pressão que elas exercem em sua superfície se igualar à pressão atmosférica e, por fim, ser superior à pressão atmosférica, ocasionando a fervedura da água.
Quando a pressão no interior da panela de pressão atinge o seu limite máximo, o vapor de água tem força suficiente para deslocar para cima o pino da válvula de segurança, eliminando esse vapor.
Já a maior parte desse vapor de água, que continua no interior da panela, vai aumentando a sua pressão interior e, consequentemente, a temperatura necessária para evaporar a água, assim, o alimento que está em seu interior cozinhará mais rápido.
Saiba mais: O que pode aumentar a velocidade de uma reação química?
Como usar a panela de pressão com segurança?
Para usarmos adequadamente a panela de pressão, é necessário colocar o alimento e a água de forma que não ultrapassem o nível máximo que está demarcado no interior da panela, fechar ela adequadamente e, de tempos em tempos, verificar se ela não está seca. Para abrí-la, é recomendável desligar o forno, depois, pode deixar a pressão sair sozinha, o que leva em torno de oito minutos, ou ir tirando a pressão aos poucos.
Importância da válvula de segurança no funcionamento da panela de pressão
A válvula de segurança da panela de presão é composta por um pino móvel, que, quando empurrado para cima, libera o vapor produzido no interior da panela, assim, a válvula de segurança atua no controle da pressão interna na panela de pressão.
Se a válvula de segurança parar de funcionar durante o cozimento ou não chiar depois de aproximadamente 10 minutos no fogo, é indispensável desligar o forno imediatamente e retirar a pressão aos pouco. Pode ser que a vávula esteja mal posicionada ou estragada.
Caso o ar saia pelas bordas da panela de pressão, a borracha que fica ao redor da tampa não está bem posicionada ou está estragada, então é necessário desligar o forno e retirar a pressão aos poucos, evitando acidentes.
O que pode fazer uma panela de pressão explodir?
A panela de pressão explode quando a válvula de segurança tem seus orifícios entupidos, impedindo que a pressão no interior da panela, ocasionando seu acúmulo no interior até que ela não suporte e exploda.
Outra forma comum que ocasiona a explosão da panela de pressão é colocá-la na água logo após retirá-la do fogo, já que, com o choque térmico, a panela pode trincar e ocasionar algum acidente.
Fontes
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. vol. 2. 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. vol. 2. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.
Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física