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Romantismo - A Prosa

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Durante o período colonial, a prosa inexistiu. Nessa ausência de tradição, os autores românticos partiram do nada e fizeram suas primeiras tentativas mais consistentes.

O marco inicial do romance brasileiro se dá a partir das obras de Teixeira e Sousa – O filho do pescador (1843) e Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha (1844), a obra de Macedo se destaca dada a sua qualidade estética superior e o grande sucesso entre os contemporâneos.

Nas décadas de 50 e 60 verifica-se o florescimento da prosa de ficção.
Os prosadores românticos procuraram cobrir diversos aspectos da vida brasileira, além das indefectíveis histórias de amor.

Dentre os principais escritores dessa era, podemos destacar:

- Teixeira e Sousa
-Joaquim Manuel de Macedo
- José de Alencar
- Manuel Antônio de Almeida
- Bernardo Guimarães
- Alfredo Taunay
- Franklin Távora

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Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Romantismo - A Prosa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/romantismo-prosa.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Faculdade de Ciências Agrárias do Pará)

Relacione a frase da direita com o nome da obra à esquerda e a seguir assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta dos números:
I – O Guarani
II – Iracema
III – Senhora
IV – Diva
V – Lucíola
(    ) Desenvolve o enredo de tal maneira a condenar o casamento de conveniência.
(    ) Observa-se neste romance a atitude romântica de se eleger a prostituta como centro da narrativa, procurando justificar suas dores e compreendendo o tipo de vida que levava.
(    ) Neste romance são contados os primeiros contatos dos índios com os civilizados.

a) IV- II – I

b) V – I – II

c) III – I – IV

d) V – IV – I

e) III – V – II

Exercício 2

Tendo em vista que Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, representa uma obra cuja recorrência se torna indiscutível no ambiente de sala de aula, bem como nas provas de vestibulares de renomadas universidades, certamente que esteja apto (a) a discorrer acerca de algumas questões inerentes à temática em questão. Assim, dada essa razão, procure tecer um comentário abordando sobre as características nela presentes.