Rochas metamórficas

As rochas metamórficas, como mármore e gnaisse, são formadas em condições de alta pressão e temperatura, como em regiões de encontro de placas tectônicas e intrusão magmática.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação a que são submetidas rochas preexistentes em função de alterações no ambiente em que elas se encontram. Os fatores que condicionam o metamorfismo são o aumento da temperatura e da pressão, responsáveis pelo reordenamento dos minerais e pelas reações que resultam em alterações físico-químicas e produzem rochas como xisto, gnaisse, ardósia e mármore. A presença de fluidos hidrotermais também contribui para esse processo. As rochas metamórficas são formadas em áreas de encontro de placas tectônicas, zonas de falha ou onde se registra o vulcanismo, podendo ser observadas, ainda, em áreas de impactos de meteorito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Quais são as camadas que formam a Terra?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre rochas metamórficas

  • Rochas metamórficas são aquelas originadas a partir da transformação na estrutura mineral, na textura ou na composição química de rochas preexistentes.

  • A rocha original recebe o nome de protólito, modificada a partir de condições adequadas de temperatura e pressão. A presença de fluidos hidrotermais acelera o metamorfismo.

  • Quanto maior o grau de metamorfismo, mais distinto do protólito será o produto final.

  • Algumas rochas metamórficas desenvolvem foliação, que é um tipo de estrutura com camadas finas resultantes da direção em que os minerais recristalizam.

  • As rochas metamórficas são formadas em áreas de convergência de placas tectônicas e zonas de fratura na crosta. No fundo dos oceanos, elas ocorrem próximo das dorsais.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • São exemplos de rochas metamórficas: xisto, gnaisse, ardósia e mármore.

  • Existem diferentes tipos de metamorfismo, que são determinados de acordo com o ambiente e condições em que acontecem. São eles:

    • metamorfismo regional (ou dinamotermal): em áreas de soerguimento da crosta;

    • metamorfismo de contato (ou termal): em áreas de intrusão magmática;

    • metamorfismo dinâmico (ou cataclástico): em falhamentos geológicos;

    • metamorfismo de impacto: causado pelo impacto de um meteorito;

      Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
    • metamorfismo de soterramento: sobre rochas em bacias sedimentares.

O que são rochas metamórficas?

Exemplo de rocha metamórfica. [imagem_principal]
As rochas metamórficas são formadas a partir de alterações em rochas preexistentes.

As rochas metamórficas são estruturas sólidas que se formaram a partir do metamorfismo de rochas preexistentes. O metamorfismo é um processo de transformação na estrutura mineral, na textura e/ou na composição química|1| de uma rocha, condicionado por alterações no ambiente em que ela se encontra, principalmente flutuações na pressão e na temperatura.

Características das rochas metamórficas

As rochas metamórficas são derivadas de rochas ígneas (ou magmáticas), sedimentares ou mesmo de outras rochas metamórficas. No processo de transformação, essas rochas preexistentes recebem o nome de protólitos. Os protólitos são, portanto, as rochas submetidas ao metamorfismo por conta de mudanças no ambiente em que elas se encontravam. Por causa disso, acontece o rearranjo da sua estrutura interna a partir da reação entre minerais e a alteração da sua composição físico-química por meio da entrada de novos elementos via fluidos e da recristalização dos minerais preexistentes.

Elas não apresentam um padrão bem definido. A sua cor, o brilho e, principalmente, a sua composição mineralógica variam de acordo com as características do protólito e o tipo de metamorfismo ao qual ele foi submetido. Quanto mais intenso for o grau de transformação, mais distinto da rocha original será o produto do metamorfismo. Esse grau de metamorfismo, aliás, varia conforme a temperatura: os mais baixos ficam entre 200 ºC e 320 ºC, enquanto os mais altos ocorrem em mais de 450 ºC.

Estrutura foliada de rocha metamórfica.
A estrutura foliada pode ser observada em algumas rochas metamórficas.

Mesmo assim, algumas rochas metamórficas desenvolvem estruturas parecidas que nos permitem classificá-las como tais. Um exemplo é a foliação, um aspecto de camadas derivado da direção em que os minerais se ajeitam durante o processo de cristalização|2|. A presença de camadas alternadas de minerais, ou bandeamento, também é comum em algumas rochas metamórficas.

A ocorrência de rochas metamórficas se dá em áreas tectonicamente ativas, preferencialmente nas margens de placas tectônicas em zonas de convergência. Não por acaso, grandes cadeias montanhosas, como a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira do Himalaia, são constituídas por rochas metamórficas. Elas são igualmente encontradas na crosta oceânica, próximo de onde se formam as dorsais meso-oceânicas. Além disso, observa-se o processo de metamorfismo em zonas de falha e cisalhamento, bem como regiões de intenso vulcanismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Afinal, o que são vulcões?

Quais são as rochas metamórficas?

Os principais tipos de rochas metamórficas são:

  • Xisto: são rochas que apresentam estrutura com foliação (xistosidade) e granulometria de fina a intermediária, tendo grande presença de minerais silicatados em sua composição. Elas se formam em profundidade, submetidas a metamorfismo de grau intermediário. É muito importante não confundir a classe de rochas metamórficas xisto com o xisto betuminoso, sendo o segundo um tipo de rocha sedimentar.

Xisto, tipo de rocha metamórfica.
O xisto é uma classe de rochas metamórficas, sendo elas nomeadas conforme a sua composição mineralógica, como o micaxisto.
  • Gnaisse: as rochas gnáissicas foram submetidas a condições de intenso grau de metamorfismo. Seu principal aspecto é a estrutura bandada, caracterizada por linhas (bandas) de cores distintas que são compostas por diferentes conjuntos de minerais. Em geral, as gnaisses são compostas predominantemente por quartzo e feldspato, sendo possível, ainda, identificar os seus grãos.

Bandeamento em rocha do tipo gnaisse, um exemplo de rocha metamórfica.
O bandeamento é um aspecto comum às rochas gnáissicas.
  • Ardósia: rocha que apresenta baixo grau de metamorfismo. Muito comum na construção civil e na ornamentação, a ardósia apresenta granulação muito fina, brilho característico e estrutura foliada, sendo composta por minerais como quartzo, clorita e muscovita.

Ardósia, um exemplo de rocha metamórfica.
A ardósia é uma rocha metamórfica de baixo grau de metamorfismo.
  • Mármore: das rochas que citamos, o mármore é, talvez, a mais conhecida delas. Ela é derivada do metamorfismo de alto grau do calcário, sendo formada por minerais como a calcita. Apresenta estrutura maciça em que se observa leve foliação e bandeamento irregular. O mármore possui alto valor comercial e é empregado principalmente na construção civil.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mármore, um exemplo de rocha metamórfica.
O mármore é um tipo de rocha sedimentar derivada do calcário.

Tipos de metamorfismos

Os tipos de metamorfismo são determinados segundo o local e as condições em que esse processo acontece. São eles:

  • Metamorfismo regional (ou dinamotermal): comum em áreas de encontro de placas tectônicas onde há o soerguimento da crosta por orogênese e a formação de cadeias montanhosas. Acontece em regiões de grande extensão por conta do calor intenso e da pressão contínua sobre as rochas, dando origem a estruturas dobradas.

  • Metamorfismo de contato (ou termal): acontece em áreas de intrusão magmática e é gerado pelas altas temperaturas nas regiões em que o magma entra em contato com o protólito e nas áreas vizinhas que recebem calor emanado diretamente por esse material. Diferente do metamorfismo regional, observa-se baixa deformação da rocha.

  • Metamorfismo dinâmico (ou cataclástico): ocorre em áreas estreitas nas quais se dá o deslocamento de blocos, como superfícies de falha e deformação da crosta, onde existe um enorme acúmulo de pressão e liberação na forma de energia mecânica.

  • Metamorfismo de impacto: resultante do impacto de um meteorito sobre a superfície terrestre, que provoca aumento da pressão e, também, da temperatura.

  • Metamorfismo de soterramento: acontece em bacias sedimentares devido ao peso das camadas de sedimentos e rochas sedimentares sobrepostas. As rochas situadas no fundo dessas estruturas sofrem leve grau de metamorfismo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação das rochas metamórficas

A formação das rochas metamórficas está condicionada a alterações em elementos do meio que provocam a reorganização dos minerais e a transformação na estrutura de uma rocha preexistente. Então, uma rocha metamórfica tem origem com base nos seguintes fatores:

  • temperatura, que aumenta em profundidade e em áreas de intrusão magmática;

  • pressão, decorrente do aumento de profundidade e do confinamento da rocha (pressão litostática) ou da movimentação de blocos em áreas de deslocamento em que há a atuação de forças direcionadas (pressão dirigida);

  • fluidos hidrotermais, fluidos quentes formados a partir de uma solução de água com sais minerais.

Como vimos, o processo de formação das rochas metamórficas acontece a partir de rochas preexistentes. Com exceção do metamorfismo de impacto, ele se dá comumente em profundidade, em áreas mais distantes da superfície terrestre, devido às condições necessárias para a sua ocorrência.

O metamorfismo é iniciado em áreas onde a temperatura supera 200 ºC, com pressão em algumas centenas de Bar. Essas condições podem se alterar conforme o ambiente, provocando maior ou menor grau de modificação na estrutura mineral do protólito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Notas

|1| RUBERTI, Excelso; SZABÓ, Gergely Andres Julio; MACHADO, Rômulo. Metamorfismo: processos e produtos. TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 400-419.

|2| REDAÇÃO. Rochas metamórficas. Seção de Materiais Didáticos do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP), [s.d.]. Disponível em: https://didatico.igc.usp.br/rochas/metamorficas/.

Fontes:

BRANCO, Pércio de Moraes. Rochas. Serviço Geológico do Brasil (SGB), 04 jul. 2015. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/rochas.

OLIVEIRA, Lívia. Rochas metamórficas: como se formam, tipos e processos de metamorfismo. Igeológico, 21 set. 2022. Disponível em: https://igeologico.com.br/rochas-metamorficas-como-se-formam-tipos-e-processos-de-metamorfismo/.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

REDAÇÃO. Rochas metamórficas. Seção de Materiais Didáticos do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP), [s.d.]. Disponível em: https://didatico.igc.usp.br/rochas/metamorficas/.

RUBERTI, Excelso; SZABÓ, Gergely Andres Julio; MACHADO, Rômulo. Metamorfismo: processos e produtos. TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 400-419.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Rochas metamórficas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rochas-metamorficas.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2026.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

O processo de metamorfismo que origina as rochas metamórficas ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são:

a) o intemperismo e a erosão.

b) o local e a estrutura do lugar onde se encontra a rocha.

c) a ação humana e as condições climáticas.

d) o vulcanismo e os processos tectônicos.

e) a temperatura e a pressão do ambiente.

Exercício 2

As rochas metamórficas são resultantes de um processo de metamorfismo de rochas magmáticas ou sedimentares em que ocorre modificação de sua composição atômica. Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

a) gnaisse, ardósia e mármore.

b) ouro, hulha e carvão mineral.

c) cobre, prata, estanho e xisto betuminoso.

d) bauxita, hulha e gnaisse.

e) estanho

Exercício 3

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é aquela a partir da qual, por processos geológicos variados, formou-se uma nova rocha. Que nome é dado na Geologia a essa rocha original?

a) gnaisse

b) quartzo

c) protólito

d) hulha

e) ardósia

Exercício 4

O mármore é um tipo de rocha metamórfica que possui alto valor econômico. Assinale a alternativa que melhor explica a origem dessa rocha.

I) Com o passar dos milhões de anos, os sedimentos acumulados vão sendo sobrepostos e exercem um “peso” cada vez maior. Essa pressão compacta os sedimentos, que se transformam em rochas metamórficas, como o mármore.

II) O mármore foi originado do calcário e submetido a condições específicas de temperatura e pressão durante um dado período geológico.

III) É um tipo de rocha encontrado especialmente nas bacias sedimentares e origina-se da decomposição da matéria orgânica, que, com o decorrer do tempo e das condições de temperatura e pressão, solidifica-se e transforma-se no que conhecemos hoje como mármore.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.

b) I e III.

c) Apenas a alternativa I.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa II.

Artigos Relacionados


A classificação dos minerais

Confira aqui algumas características para a classificação dos minerais!

Bacias Sedimentares

Compreenda o que são as bacias sedimentares, como elas se formam e qual a importância delas para as atividades científicas e econômicas.

Ciclo das Rochas

Compreenda, de forma simples e direta, como se estrutura o ciclo das rochas.

Crátons

Veja o que são os crátons, como se formaram e qual a sua classificação. Entenda a importância deles na formação dos recursos minerais e energéticos do planeta Terra.

Dobramentos modernos

Compreenda a formação dos dobramentos modernos e as principais características desse tipo de estrutura geológica.

Eras geológicas

Leia nosso texto e entenda melhor o que são as eras geológicas. Conheça também um pouco mais dos principais eventos que caracterizam cada uma delas.

Estruturas Geológicas da Terra

Conheça as três principais estruturas geológicas da Terra, suas características e a distribuição delas pelo espaço geográfico.

Rochas sedimentares

Afinal, o que são rochas sedimentares? Clique aqui, entenda como essas rochas se formam e descubra qual é a sua importância para o nosso cotidiano.

Tempo histórico e tempo geológico

Entenda as diferenças entre tempo histórico e tempo geológico e adquira uma maior noção da amplitude dos eventos que marcaram a formação e evolução do nosso planeta!

Tipos de rocha

Clique e conheça os diferentes tipos de rocha. Saiba como as rochas são classificadas e veja exemplos de cada uma das categorias.