Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

Dicas do empreendedor Douglas Giglioti

Clube do empreendedorismo

Reunimos algumas dicas do empreendedor Douglas Giglioti para que você possa conferir o posicionamento de quem está no mercado e tem informações valiosas para compartilhar.
Utilizar o conhecimento e experiência de quem já está no mercado é uma ótima maneira de aprender e evoluir.
Utilizar o conhecimento e experiência de quem já está no mercado é uma ótima maneira de aprender e evoluir.
PUBLICIDADE

Seguindo nosso debate sobre empreendedorismo para jovens, trazemos conteúdos que podem colaborar com o desenvolvimento profissional de quem acompanha nossa coluna. Também sabemos que ouvir histórias reais é ainda mais relevante para as pessoas, portanto, seguimos com nossa série de entrevistas com CEOs ou fundadores de startups. Neste texto saberemos como Douglas Giglioti criou uma startup bastante diferenciada para trabalhar com sustentabilidade.

Leia também: 4 dicas da empreendedora Samira Almeida

Quem é Douglas Giglioti?

Sócio-fundador da Reconectta, empresa B e negócio social referência em Sustentabilidade e Inovação Social, é engenheiro químico pela UFSCar, possui MBA Internacional em Novos Negócios, com formação modular em Babson College, é coach certificado pelo Integrated Coaching Institute e pós-graduado em Neurociência e Psicologia Aplicada pelo Mackenzie.

É reconhecido como Global Shaper, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, pelos resultados de transformação socioambiental obtidos pela Reconectta, e é líder e mentor na rede Climate Reality de mudanças climáticas.

O que sua startup faz e quando ela foi fundada?

A Reconectta foi fundada em 2015 e nós ajudamos escolas e empresas a trabalharem a sustentabilidade como um diferencial estratégico no desenvolvimento de pessoas. Para isso, criamos uma metodologia própria que permite desenvolver centenas de projetos de sustentabilidade na educação básica e em comitês de sustentabilidade corporativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4 dicas de Douglas Giglioti sobre empreendedorismo

Dica 1: Quais foram as grandes mudanças que aconteceram desde a ideia inicial?

A última grande mudança foi o foco no digital, que já estava em nossa estratégia, porém a pandemia acelerou o processo exponencialmente. Atuávamos exclusivamente na prestação de serviços off-line, e, no ano passado, nossa metodologia foi compilada em trilhas pedagógicas digitais que permitem o desenvolvimento integral do aluno com foco em inovação socioambiental. Outra grande mudança desde o nosso começo foi a expansão do tipo de cliente. Iniciamos com uma solução para escolas, porém, com o sucesso dos projetos, começamos a receber contatos de grandes empresas que tinham a mesma dor: o desenvolvimento de pessoas em uma cultura de sustentabilidade, e, por isso, adaptamos os nossos serviços para a realidade corporativa, mantendo nossa essência, mas expandindo nossas possibilidades de atuação e impacto.

Comentário: Estar pronto para adaptar seus sonhos e ideias é fundamental no mundo empreendedor. Entender que mudanças são necessárias para evoluir o negócio deve ser um padrão no panejamento de todas as empresas.

Veja também: 4 dicas do empreendedor Pablo Sales

Dica 2: Aponte três coisas que te fizeram crescer/amadurecer depois de começar a empreender?

1) Os diversos “nãos” e críticas ao negócio e seu modelo. Você dar sua cara a tapa para mostrar, testar, falhar, corrigir e tentar novamente promove o desenvolvimento de inteligência emocional, em especial para lidar com diferentes e inesperadas demandas do dia a dia.

2) A valorização da atuação em rede e de parcerias verdadeiramente ganha-ganha. Com o tempo, fica claro que você não é capaz de ser especialista em tudo, por mais que se deseje ter um controle de qualidade impecável, por isso a atuação em rede e a realização de parcerias são fundamentais na sua trajetória empreendedora, em especial para que não se perca o foco.

3) A valorização de bons feedbacks. Sempre busque pessoas críticas que te falarão verdadeiramente sobre o que pensam do negócio, e aproveite esse verdadeiro presente para aprimorar a sua ideia e entender por que a percepção da outra pessoa é diferente da sua.

Comentário: Estar conectado com outros empreendedores, pessoas do mercado e parceiros traz novas visões que podem colaborar, além de trazer novas ideias para sua empresa. Prestar atenção nas pessoas a sua volta pode ser mais importante do que planejar demais.

Dica 3: Quais os conteúdos ou cursos são importantes para um empreendedor?

O desenvolvimento de soft skills é a base para o conjunto de competências empreendedoras, portanto, eu sempre começaria por aí. Busque estratégias para aumentar o seu autoconhecimento, como técnicas de mindfulness, feedback constante, e busque conteúdos para aumentar seu repertório e desenvolvimento de sua inteligência emocional. Comece pelo clássico Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, mas trilhe o seu caminho, há muito conteúdo gratuito disponível.

Por fim, esteja por dentro do seu mercado, leia e se atualize constantemente sobre o nicho em que está atuando, em especial, o que startups de sucesso de fora do Brasil estão fazendo.

Comentário: O empreendedor precisa avaliar seu autoconhecimento e crescimento pessoal. Manter-se equilibrado é o único formato para tomar as melhores decisões.

Leia também: 4 dicas do empreendedor Léo Gmeiner

Dica 4: O erro

Há alguns anos, com o foco na transformação digital, desenvolvemos uma plataforma digital própria, porém, na época, o foco do negócio não estava ali e o objetivo estratégico daquela ferramenta não estava 100% claro para todos da equipe. O que fez com que realizássemos um grande investimento de recursos humanos e financeiros em um produto que não se concretizou, por mais que tivéssemos utilizado elementos de Lean Startup. Após esse projeto, mudamos processos internos de aprovação de novos negócios, iniciativas e incluímos novos checkpoints para que pudéssemos perceber possíveis erros ainda mais rápido, o que fez ser possível o novo produto digital da Reconectta.

Comentário: Errar, avaliar, corrigir e evitar errar novamente vai ser algo constante na vida de qualquer empreendedor.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Leia este texto e descubra quatro importantes tendências de negócios para novos empreendedores em 2021. Saiba em que área começar uma nova empresa.
Clique aqui e leia cinco dicas para jovens empreendedores venderem seus produtos e alcançarem cada vez mais o sucesso de sua empresa.
Clique aqui e veja cinco dicas valiosas sobre como utilizar as redes sociais para ajudar ainda mais o jovem empreendedor a alcançar seus objetivos.
Confira cinco termos importantes para jovens empreendedores!
Conheça 6 livros sobre empreendedorismo que poderão te ensinar novas práticas, além de inspirar com exemplos de sucesso. Confira!
Leia este texto e conheça seis perfis de empreendedores e quais são suas características e objetivos. Veja qual desses perfis mais combina com o seu propósito.