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Em momentos de crise ou em um país que precisa ser criativo para gerar novos negócios, ou então com um povo inovador que luta todos os dias para vencer a batalha da vida, é importante avaliar os perfis existentes e aprender com eles. No livro Empreendedorismo para visionários, o autor José Dornelas identifica dois grupos de empreendedores:
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por necessidade, que só empreendem para sobreviver;
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por oportunidade, que identificam um nicho com potencial de crescimento.
No entanto, esse conteúdo não é apenas para identificar-se com o seu modelo de pessoa, mas uma análise que pode te trazer um olhar para dentro de si, buscando evoluir para um perfil melhor. Confira o que resumimos para você.
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Tópicos deste artigo
6 perfis de empreendedores
1. O informal
Esse tipo ganha dinheiro porque precisa sobreviver. “O informal está muito ligado a necessidades. A pessoa não tem visão de longo prazo, quer atender às necessidades de agora”.
O empreendedor desse perfil trabalha para garantir o suficiente para viver, tem um risco relativamente baixo e não tem muitos planos para o futuro.
2. O individual
Esse é o empreendedor informal que se formalizou pelo MEI e começa a estruturar de fato uma empresa. Por mais que esteja formalizado, ele não está pensando em crescer muito. Esse perfil ainda está muito ligado à necessidade de sobrevivência e geralmente trabalha sozinho ou com mais um funcionário apenas.
3. O franqueado e o franqueador
Muitos desconsideram o franqueado como empreendedor, mas a iniciativa de comandar o negócio, mesmo que uma franquia, deve ser levada em conta. Geralmente procuram uma renda mensal média e o retorno do investimento. Do outro lado, está o franqueador, responsável por construir uma rede por meio de sua marca.
4. O social
A vontade de fazer algo bom pelo mundo aliada a ganhar dinheiro move esse empreendedor. Esse tipo tem crescido muito, principalmente entre os jovens que, ainda na faculdade, têm aberto o próprio negócio para resolver problemas que a área pública não consegue. Nessa categoria, trabalho em equipe é primordial, e o objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Veja também: 5 dicas sobre redes sociais para empreendedores
5. O do conhecimento
Esse empreendedor usa um profundo conhecimento em determinada área para conseguir faturar. É como um atleta que se prepara e ganha medalhas importantes. Ele busca realização profissional e reconhecimento com isso.
6. O do negócio próprio
Esse é o mais comum e costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou porque pensa grande. “Este é o mais próximo do visionário”. Dentro desse perfil, encontramos subtipos: o empreendedor nato, o serial e o normal:
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o empreendedor nato costuma ser tido como genial, com trajetória de negócio exemplar, como Bill Gates;
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o serial é aquele que cria negócios em sequência, ele não se apaixona pela empresa em si, mas pelo ato de empreender.
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o normal é o empreendedor que planeja para minimizar os riscos e segue o plano estabelecido.
Por Nova Educa