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Seguindo nossos conceitos sobre empreendedorismo para jovens, trazemos conteúdos que podem colaborar com o desenvolvimento profissional de quem acompanha nossa coluna. Sabemos que ouvir histórias reais é mais relevante para as pessoas, portanto, seguimos com nossa série de entrevistas com CEOs ou fundadores de startups. Neste texto ouviremos Samira Almeida, que criou uma startup diferenciada para trabalhar a forma de interagir com a leitura.
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Tópicos deste artigo
- 1 - Quem é Samira Almeida?
- 2 - O que sua startup faz e quando ela foi fundada?
- 3 - 4 dicas de Samira Almeida sobre empreendedorismo
Quem é Samira Almeida?
Editora, educadora, mediadora de leitura, mãe da Sofia, cofundadora e CEO da Inventeca Storymax. É autora e editora reconhecida no Brasil e exterior por seu trabalho com inovação, leitura e impacto social.
O que sua startup faz e quando ela foi fundada?
Inventeca StoryMax é uma plataforma de autoria para crianças baseada em um clube de livros por assinatura. Sua missão é ajudar famílias com crianças de dois a 10 anos a contar histórias e dominar suas habilidades linguísticas, ao mesmo tempo em que reforça os laços familiares com muita diversão. Fundada em 2014 como StoryMax, pivotamos em 2019.
4 dicas de Samira Almeida sobre empreendedorismo
Dica 1: Seus produtos precisam evoluir e mudar?
Testamos soluções diferentes para a questão da formação de leitores (atração, engajamento, aprendizado, prazer de ler) e, principalmente, modelos de negócio.
Comentário: Uma startup precisa entender que ela não é uma empresa grande, ou seja, existe muita facilidade para pensar em coisas novas e pivotar ideias, mas, ao mesmo tempo, ficar muito parado estrategicamente pode ser um erro do qual não se volta.
Dica 2: Como crescer e desenvolver o seu negócio?
Passar por programas de aceleração e residência. Encontrar mentores muito experientes e parceiros para qualquer ajuda. Ter grandes empresas como clientes.
Comentário: O relacionamento é ponto fundamental para divulgar e desenvolver uma ideia ou empresa. Focar energia em apertos de mãos é uma atividade que precisa estar no planejamento.
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Dica 3: O que focar no aprendizado?
Tem uma diversidade de conteúdos bons para cobrir questões de UX Design e de Product Market Fit. Considero essas duas coisas o passo 1, porque se você não consegue ter o mínimo de sucesso ao desenhar seu produto (não tem a ver só com design gráfico ou web, mas com as mecânicas do produto e do negócio) e encontrar fit pra ele no mercado, não há pitch que adiante. Passada essa fase, passam a ter muito valor conversas (práticas e reflexivas) sobre investimento e gestão da empresa e das pessoas.
Comentário: Toda empresa deve trabalhar o User Experience (UX) pensando sempre em estratégias de navegação para melhorar o engajamento de usuários, assim como ajustar o seu discurso de venda (pitch) para encantar o público-alvo ou rede relacionamento.
Dica 4: O erro
Tivemos por um tempo um produto para formação de leitores que era focado em jovens, e, depois de anos de operação, entendemos que formação, de fato, precisa ser feita desde a primeira infância para ser efetiva. Mudamos o rumo para a Inventeca.
Comentário: Identificar oportunidades de venda é tão importante quanto perceber que nosso produto pode ser ótimo, mas está impactando o público errado. Muitas vezes acompanhar, melhorar e alterar os rumos da empresa pode ser o caminho para o sucesso.
Por Nova Educa