Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 lições do documentário “The Playbook” da Netflix

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Quem não gosta de maratonar ou acompanhar alguma série? Game of Thrones, The Boys, La Casa de Papel, entre muitas outras que encontramos nos sistemas de streaming. Mas dentro dessas plataformas, também existem conteúdos, na nossa opinião, relevantes para quem quer ter uma carreira de sucesso. Vamos destacar neste artigo um em especial, The Playbook: Estratégia para Vencer, que pode ser assistido na Netflix.

Não é bem uma série longa, são cinco episódios. Em cada um, você encontra a história de um técnico campeão no seu esporte e como ele trabalha o desenvolvimento de suas equipes, mentalidade, planejamento e estilo de vida. Esse tipo de conteúdo é algo muito importante para avaliarmos como líderes e vencedores enfrentaram dificuldades, superaram obstáculos e conseguiram alcançar o sucesso. Para os jovens que começam suas carreiras ou aqueles que estão iniciando um sonho, é muito bom buscar referências e tentar identificar, pela experiência dos outros, o que pode dar certo e o que vai dar de errado. 

Para te empolgar e motivar para assistir, vamos apresentar cinco lições importantes, mas confira o conteúdo todo, pois tem muito mais informação para absorver.

Veja também: 6 dicas de filmes sobre empreendedorismo

É possível aprendermos sobre empreendedorismo assistindo a algumas séries de plataformas de “streaming”.
É possível aprendermos sobre empreendedorismo assistindo a algumas séries de plataformas de “streaming”.

5 lições do documentário The Playbook, da Netflix

1. Você e a equipe

Doc Rivers, um dos mais experientes técnicos da liga de basquete nos EUA, a NBA, foi o responsável por acabar com o jejum de 22 anos do Boston Celtics como campeão em 2008, derrotando o poderoso Los Angeles Lakers. Mas esse é um detalhe da história. No comando do Los Angeles Clippers desde 2013, na primeira temporada, o técnico enfrentou comentários racistas do dono da equipe, Donald Sterling, no meio do Playoffs, e com uma equipe na sua maioria de cor preta.

Como superar algo tão grave e não impactar os resultados do grupo? “Nunca se faça de vítima”, disse ele aos jogadores, repetindo a regra que sempre usou para si mesmo. O documentário mostra essa mentalidade por meio da construção do grupo baseada na filosofia africana Ubuntu, que diz: “sou o que sou pelo que nós somos”. Esse conceito traz um sentido em que todos precisam viver e sentir em conjunto, não existindo privilégios e um se preocupando com o desempenho final do próximo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. O difícil é se manter no topo

Antes de se aposentar como técnica da seleção americana de futebol feminino, a britânica Jill Ellis levou os EUA ao bicampeonato, vencendo a Copa do Mundo da categoria em 2015 e em 2019. Duas frases marcantes que valem reflexão: 

“Para sustentar o nível de excelência, não basta ser o melhor. É preciso se manter no primeiro lugar”.

“Há uma razão para o topo da montanha ser pequenino, com ar rarefeito. Não é para ninguém ficar lá. Você sobe até o topo, curte a paisagem brevemente e desce para poder escalar de novo.”

Aqui fica muito claro que resiliência e vontade de vencer sempre são importantes para quem realmente quer alcançar o sucesso. Batalhar para os grandes resultados é uma das lutas, pois manter-se como o melhor no que faz por muito tempo é algo complicado e que exige de qualquer pessoa foco e vontade.

Leia também: 6 dicas de livros sobre empreendedorismo

3. Para ser o melhor, é preciso enfrentar os melhores

Ao longo de 20 anos como técnico de futebol, José Mourinho ficou conhecido não só pelos troféus que conquistou (mais de 25), mas pelas polêmicas que criou. Um de seus mandamentos é “sempre se preparar para o pior”, e, quando treinou o Porto de Portugal, em 2003, ele incentivou os jogadores a torcerem para que o time enfrentasse na Liga dos Campeões o Manchester United, favorito naquele ano. O destino resolveu colaborar com a ideia dele.

“Criei um estado de espírito propício para aquilo, deixando o time mais agressivo para vencer o oponente”, diz Mourinho, lembrando que o Porto eliminou o adversário e levou o troféu do torneio. Pensar dessa forma faz muito sentido, pois nunca seremos relevantes se não estivermos disputando o mercado ou um projeto com as melhores empresas. Mesmo sendo empreendedores iniciantes, precisamos criar produtos ou serviços que disputem em qualquer lugar contra qualquer um.

4. O medo não vai te levar ao sucesso

Para o francês Patrick Mouratoglou, treinador da tenista Serena Williams, uma das principais regras para alcançar o sucesso é “Nunca ter medo de ser demitido”. Quando iniciou o trabalho com Serena, em 2012, ele ousou chamar a atleta, que já era uma das maiores do mundo, de “subaproveitada”, por atingir resultados abaixo do esperado. Parece loucura bater de frente contra alguém ou uma empresa muito grande, mas não enfrentar esse desafio pode ser um ERRO e, nesse caso, melhor ficar com os loucos do que com os errados.

Veja também: 5 dicas sobre redes sociais para empreendedores

5. Equilibre suas emoções

Aos 50 anos, Dawn Staley, treinadora da seleção feminina de basquete dos EUA, é prova da regra que criou: “O que está atrasado não significa que foi negado. Tenha fé.” Ela nunca realizou o sonho de vencer como jogadora um campeonato da NCAA National Championship (liga universitária), mas o troféu veio como técnica em 2017, pela equipe da South Carolina Gamecocks.

Durante a carreira, Dawn criou a regra das 24 horas: “O prazo é o mesmo para celebrar uma vitória ou agonizar por uma derrota. Depois disso, é preciso seguir em frente, começando tudo de novo”. Em resumo, vamos sofrer derrotas, coisas que não queríamos podem acontecer, assim como grandes conquistas irão surgir, portanto mantenha seu equilíbrio e lembre-se: não sofra e não comemore demais, apenas viva por um tempo e busque novos desafios.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Leia este artigo e veja algumas dicas de empreendedorismo retiradas da série da Netflix “Cobra Kai”. Descubra como a ficção pode te ajudar a empreender.
Conheça alguns apps gratuitos de celular/tablet que podem colaborar com a organização de ideias e conteúdos, além de contribuir com a produtividade.
Conheça alguns apps de celular que são acessíveis e ajudam muito na hora de empreender, seja na organização, seja na praticidade que eles trazem.
Confira dicas valiosas que podem ser extraídas do filme “O Senhor Estagiário” para quem está empreendendo e quer ter uma carreira profissional de sucesso.
Clique aqui e veja cinco dicas valiosas sobre como utilizar as redes sociais para ajudar ainda mais o jovem empreendedor a alcançar seus objetivos.
Leia o texto e descubra cinco lições do filme “Moneyball – O homem que mudou o jogo” para o mundo de quem empreende ou pensa em empreender.
Clique aqui para saber o que são as smart cities. Conheça de que forma esse novo sistema de interação pode afetar positivamente a vida da sociedade em geral.
Clique aqui e conheça 6 filmes sobre empreendedorismo que podem te ensinar e inspirar ao mesmo tempo em que você se diverte.
Conheça 6 livros sobre empreendedorismo que poderão te ensinar novas práticas, além de inspirar com exemplos de sucesso. Confira!
Confira dicas de empreendedorismo com o CEO Léo Gmeiner, para potencializar seus conhecimentos sobre as formas corretas de empreender e desenvolver seu negócio.