Topo
pesquisar

Protocooperação

Biologia

PUBLICIDADE

A protocooperação é uma relação ecológica interespecífica harmônica não obrigatória, na qual há vantagens recíprocas entre as espécies que se relacionam, ou seja, ocorre comum beneficiamento entre ambos os organismos, vivendo de forma independente.

Um exemplo dessa relação é a situação existente entre os caranguejos (paguro / ermitão) que, ao se deslocarem, servem de meio de transporte para as anêmonas, fixadas no dorso das conchas desses crustáceos, aumentando a captação de alimentos. Por vez, esses cnidários protegem o paguro contra o ataque de predadores em razão da presença de substâncias urticantes, contidas em seus tentáculos.

Uma outra situação é a relação entre a ave-palito e o crocodilo. A ave se alimenta retirando os restos de alimentos entre os dentes do crocodilo, enquanto dorme de boca aberta, livrando-o de parasitas indesejáveis.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Ecologia - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk Da Fonseca. "Protocooperação"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/protocooperacao.htm>. Acesso em 23 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA