PUBLICIDADE
A couve-flor é uma hortaliça pertencente à espécie Brassica oleracea. De textura delicada e tenra, a couve-flor requer cuidado durante seu preparo. É rica em vitamina C, sais minerais, como cálcio e fósforo, possui baixo teor de sódio e calorias.
Ao comprá-la prefira as cabeças compactas, fechadas, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Evite comprá-la quando estiver com líquido no fundo da embalagem.
A couve-flor estraga rapidamente, por isso compre somente a quantidade necessária para utilização imediata. O período de conservação é de três a cinco dias em geladeira, dentro de saco plástico.
É uma hortaliça de fácil digestão, indicada em casos de desnutrição e, além disso, suas folhas são eficazes contra a anemia.
Ao prepará-la, retire as folhas e as partes muito grossas e duras do caule. Depois, cozinhe a couve-flor picada ou inteira.
Essa hortaliça é originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no início do século XVI. Hoje o cultivo da couve-flor é fácil, pois ela se adapta bem em qualquer tipo de solo, com pequenas correções. O período de safra é de agosto a outubro.
Por Patrícia Lopes