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Repertório sociocultural

Para a redação do Enem, o repertório sociocultural pode incluir referências a filmes, livros, obras de arte, citações e dados científicos ou históricos.

Exemplo de repertório sociocultural em redação nota mil do Enem 2022.
Exemplo de repertório sociocultural em redação nota mil do Enem 2022.
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O repertório sociocultural é um recurso que reforça a argumentação e evidencia o domínio do tema, funcionando como uma ferramenta essencial para uma redação de qualidade. Ele é composto por uma ampla variedade de referências, como filmes, livros, obras de arte, citações e dados históricos ou científicos, que, quando bem utilizados, enriquecem a argumentação e demonstram conhecimento interdisciplinar. Para inserir esse repertório de forma eficaz na redação do Enem, é essencial contextualizá-lo e relacioná-lo diretamente ao tema, evidenciando conexões pertinentes.

Leia também: As 5 competências avaliadas na redação do Enem

Tópicos deste artigo

Resumo sobre repertório sociocultural

  • O repertório sociocultural pode incluir referências a filmes, livros, obras de arte, citações e dados científicos ou históricos.
  • São exemplos de repertórios coringa para a redação do Enem algumas citações de Aristóteles e trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que podem ser usados para discutir temas amplos como cidadania, direitos e liberdade.
  • Para temas específicos, são exemplos de repertório o filme Cidade de Deus para violência urbana ou o livro Pedagogia do Oprimido para educação inclusiva.
  • Filmes como Tempos Modernos e Estrelas Além do Tempo oferecem perspectivas críticas sobre temas variados, como direitos trabalhistas e inclusão, permitindo exemplificar problemas sociais e sugerir soluções por meio de narrativas visuais acessíveis.
  • Obras literárias, como 1984 de George Orwell ou Vidas Secas de Graciliano Ramos, fornecem material rico para discutir controle social, desigualdade e marginalização, permitindo ao candidato usar referências literárias para aprofundar a reflexão sobre questões contemporâneas.
  • Pinturas como Guernica, de Picasso, ou O Grito, de Munch, servem para ilustrar temas de guerra, sofrimento e alienação, demonstrando como a arte representa criticamente as transformações e os desafios da sociedade.
  • Citações de figuras históricas, como Martin Luther King e Nelson Mandela, ajudam a embasar argumentos, trazendo mensagens concisas que reforçam a defesa de temas como justiça social e educação para a cidadania.
  • Para temas de saúde mental, obras como O Demônio do Meio-Dia, de Andrew Solomon, e filmes como O Lado Bom Da Vida são úteis para ilustrar os desafios dos acometidos por transtornos mentais e a importância de políticas públicas e apoio social adequado.

O que usar no repertório sociocultural da redação do Enem?

Na redação do Enem, de acordo com as orientações do Inep, o repertório sociocultural deve ser baseado em informações ou citações verificáveis de áreas como literatura, filosofia, história, ciências, entre outras, para enriquecer o texto e demonstrar erudição.

A referência a fatos históricos, conceitos filosóficos ou dados científicos, desde que legitimados, ajuda a estabelecer um diálogo com o tema e evidencia a capacidade do candidato de relacionar saberes amplos com a questão proposta.

Veja exemplos a seguir do que pode ser usado como repertório sociocultural para a redação do Enem:

→ Filmes

Foto de Charlie Chaplin para o filme Tempos Modernos, um exemplo de repertório sociocultural.
O filme “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, pode ser usado para discutir a mecanização do trabalho e a alienação do trabalhador.

Os filmes constituem um recurso importante para exemplificar problemas sociais e propor reflexões críticas sobre o tema.

  • O Menino que Descobriu o Vento: aborda a importância da educação e da ciência na superação de desafios sociais.
  • Sociedade dos Poetas Mortos: o conceito de liberdade de expressão é explorado no ambiente escolar, sendo apropriado para temas que envolvem inovação educacional.
  • Tempos Modernos, de Charlie Chaplin: é uma referência legítima e amplamente utilizada para discutir a mecanização do trabalho e a alienação do trabalhador.
  • Estrelas Além do Tempo: para temas sobre racismo e inclusão social, revela a contribuição de mulheres negras na ciência e a importância da diversidade.

Ao inserir informações sobre esses filmes, o candidato deve sempre explicitar seu contexto e relação com o tema, evitando um uso superficial e assegurando que o repertório sirva para consolidar a argumentação.

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→ Livros

Livro “1984”, um clássico que pode ser usado como repertório sociocultural ao falar sobre autoritarismo.[1]
Livro “1984”, um clássico que pode ser usado como repertório sociocultural ao falar sobre autoritarismo.[1]

Os livros são fontes ricas de repertório legitimado que proporcionam aprofundamento crítico em temas diversos.

  • 1984, de George Orwell: é uma obra clássica que pode ser utilizada em redações que abordam controle social e autoritarismo. Para saber mais sobre a obra, clique aqui.
  • Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley: discute avanços científicos e manipulação social, sendo aplicável a temas de bioética e individualidade.
  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos: retrata a miséria e exclusão social do sertão brasileiro, uma referência valiosa para temas de desigualdade social. Para saber mais sobre a obra, clique aqui.
  • Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago: reflete sobre o isolamento social e a indiferença humana, ideal para temas éticos e de coletividade.

Ao utilizar essas referências, é fundamental que o candidato mencione como o conteúdo do livro dialoga com a problemática apresentada, fortalecendo o argumento com a perspectiva legitimada por esses clássicos da literatura.

→ Obras de arte

O Grito, de Edvard Munch, obra de arte que serve de repertório ao falar sobre saúde mental, por exemplo.
O Grito, de Edvard Munch, obra de arte que serve de repertório ao falar sobre saúde mental, por exemplo.

As artes visuais oferecem um repertório expressivo que pode ilustrar simbolicamente a discussão sobre temas complexos.

  • O Grito, de Edvard Munch: a pintura representa o desespero humano e a alienação, sendo útil para temas de saúde mental e angústia social.
  • Guernica, de Pablo Picasso: é uma obra amplamente legitimada que denuncia os horrores da guerra e é apropriada para redações sobre conflitos e violência.
  • Retirantes, de Candido Portinari: no contexto brasileiro, ilustra a migração interna e as dificuldades enfrentadas pelo povo, sendo útil em temas de desigualdade e pobreza.

Ao mencionar essas obras, o candidato deve contextualizar seu significado e relacioná-lo com o tema, assegurando-se de que o repertório não apenas ilustre, mas fortaleça o argumento com um simbolismo pertinente.

→ Citações

As citações são uma forma de repertório que, quando legitimadas, embasam os argumentos de maneira precisa e eficaz.

  • “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar.” (Martin Luther King Jr.): é uma citação que enriquece temas de justiça social.
  • Não se nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir): fornece uma referência importante para discutir igualdade de gênero e construção social de papéis.
  • A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela): aplicável em temas relacionados à importância da educação.

Essas citações são repertórios legítimos quando vinculadas a temas específicos, demonstrando que o candidato compreende e aplica o conhecimento na construção do argumento. Para conferir 25 outras citações que podem ser usadas na redação do Enem, clique aqui.

► Videoaula: Tipos de repertório sociocultural para a redação do Enem

Repertório coringa para a redação do Enem

O repertório coringa consiste em referências versáteis e legítimas, que podem ser aplicadas a diversos temas de redação, como liberdade, cidadania e questões sociais. Veja alguns exemplos:

  • Aristóteles

Frase de Aristóteles que pode ser um repertório coringa para a redação do Enem.
Frase de Aristóteles que pode ser um repertório coringa para a redação do Enem.
  1. "O homem é um animal político.": pode ser usada em temas relacionados à cidadania, vida em sociedade ou democracia, destacando a natureza social e política dos seres humanos e a importância da participação ativa nas decisões coletivas.
  2. "A amizade é uma alma em dois corpos.": ideal para temas sobre relações interpessoais, solidariedade e a importância dos laços afetivos para a vida em comunidade.
  3. "O objetivo da sabedoria prática não é o conhecimento, mas a ação.": essa citação é útil para temas sobre a importância da prática do conhecimento e a necessidade de colocar ideias e aprendizados em prática na sociedade.
  4. "Devemos tratar os amigos como gostaríamos de ser tratados.": pode ser aplicada a temas de ética, respeito e relações humanas, reforçando o princípio da reciprocidade e da empatia nas interações sociais.
  5. "A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.": essencial em discussões sobre superação, liderança ou desafios pessoais, ressaltando como a coragem é a base para desenvolver outras virtudes.

Para saber mais sobre Aristóteles e o contexto de suas obras e pensamento, clique aqui.

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos

Trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos que pode ser um repertório coringa para a redação do Enem.
Trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos que pode ser um repertório coringa para a redação do Enem.
  1. "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos." (Artigo 1): esse trecho é fundamental para temas sobre igualdade, respeito e inclusão, reforçando que a dignidade e a igualdade são direitos básicos e inalienáveis de cada pessoa.
  2. "Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal." (Artigo 3): útil para discussões sobre segurança, proteção social, ou questões de justiça, afirmando o direito essencial de cada indivíduo à integridade física e emocional.
  3. "Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei." (Artigo 7): esse trecho é apropriado para temas de justiça social, equidade e combate à discriminação, defendendo a aplicação justa da lei a todos, independentemente de sua origem ou condição.
  4. "Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos nesta Declaração possam ser plenamente realizados." (Artigo 28): ideal para temas sobre justiça social global e cooperação internacional, esse trecho destaca a importância de um ambiente propício para a realização plena dos direitos humanos.
  5. "Toda pessoa tem direito à educação." (Artigo 26): esse trecho é valioso em temas sobre educação e desenvolvimento humano, ressaltando que o acesso à educação é um direito fundamental que capacita o indivíduo e fortalece as sociedades.

Para saber mais sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o contexto em que ela foi criada, clique aqui.

  • Michel Foucault

Frase de Michel Foucault que pode ser um repertório coringa para a redação do Enem.
Frase de Michel Foucault que pode ser um repertório coringa para a redação do Enem.
  1. "É preciso defender a sociedade.": essa frase é aplicável a temas sobre segurança pública, sistemas de controle social e a justificativa de mecanismos punitivos em nome da ordem e proteção da sociedade.
  2. "O corpo é investido de relações de poder e de dominação.": útil para discussões sobre controle social, relações de poder e como o corpo individual é disciplinado por instituições como escolas, prisões e hospitais.
  3. "O poder é tolerável apenas se dissimular uma parte considerável de si mesmo.": essa citação é relevante em temas sobre manipulação e controle, discutindo como o poder se mantém, em grande parte, por meio da invisibilidade e da dissimulação.
  4. "Onde há poder, há resistência.": aplicável a temas de luta e resistência social, a frase aborda a natureza inevitável da oposição ao poder, sendo útil em discussões sobre movimentos sociais e direitos humanos.
  5. "A prisão não pode ter outra função senão aquela que sempre teve: manter o crime em sua pureza de função, a de punir e vigiar.": essa citação é ideal para temas sobre o sistema carcerário e justiça, problematizando a função punitiva da prisão e suas limitações em promover a ressocialização.

Esses repertórios funcionam como recursos amplos e aplicáveis a uma variedade de temas e, ao serem legitimados por uma área do conhecimento, demonstram o domínio e a amplitude de conhecimento do candidato.

Para saber mais sobre Michel Foucault e o contexto de suas obras e pensamento, clique aqui.

Repertório sociocultural para diversos temas da redação do Enem

Para abordar temas específicos, é recomendável ter em mente referências que dialoguem diretamente com cada um.

  • Violência urbana e desigualdade: o filme Cidade de Deus e sua representação das dinâmicas sociais no Brasil são exemplos eficazes.
  • Educação: Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, permite explorar questões de inclusão e transformação social através da educação.
  • Direitos civis e igualdade de gênero: o livro A Cor Púrpura, de Alice Walker, ilustra o impacto do racismo e do machismo.
  • Meio ambiente: o documentário Uma Verdade Inconveniente, de Al Gore, oferece uma visão sobre as mudanças climáticas e seus impactos.

Repertório sociocultural para saúde mental

Em temas de saúde mental, é possível utilizar um repertório sociocultural diversificado que aborde os desafios psicológicos e a necessidade de políticas públicas de saúde.

  • Filmes: O Lado Bom da Vida, que aborda o transtorno bipolar e o apoio social, e Um Estranho no Ninho, que questiona o tratamento psiquiátrico, são referências legítimas e úteis para discutir humanização no atendimento à saúde mental.
  • Livro História da Loucura, de Michel Foucault: apresenta uma análise histórica sobre a percepção da loucura, sendo pertinente para temas de estigmatização e alienação social.
  • Livro O Demônio do Meio-Dia, de Andrew Solomon: oferece uma visão profunda sobre a depressão. Veja trechos do livro a seguir e exemplos de como podem ser usados:
    • "A depressão é a imperfeição no amor. Para poder amar, temos que ser capazes de nos desesperarmos ante as perdas, e a depressão é o mecanismo desse desespero."​: essa frase explora a dimensão emocional da depressão, evidenciando-a como uma resposta ao vazio causado pela ausência de amor e perda, sugerindo que a depressão emerge como uma resposta humana inevitável à conexão e vulnerabilidade afetiva.
    • "Ficamos com raiva de sermos arrancados do ventre confortável e, assim que a raiva se dissipa, a depressão chega para assumir seu lugar."​: Solomon aponta uma dimensão psicológica da depressão, sugerindo que ela pode surgir de mudanças profundas e desconforto interno, uma visão relevante para abordar as causas psicológicas da doença em contextos de redação.
    • "Biologia não é destino. Há maneiras de levar uma boa vida com depressão.": essa citação enfatiza o papel da resiliência e da escolha individual, destacando que, mesmo com predisposições biológicas, é possível encontrar maneiras de viver bem, um ponto que pode enriquecer discussões sobre superação e saúde mental.
    • "A depressão severa é um nascimento e uma morte: é ao mesmo tempo a presença nova e o total desaparecimento de algo."​: essa frase oferece uma metáfora poderosa sobre a transformação pessoal que a depressão severa impõe, interessante para explorar o impacto profundo e dual da doença na percepção de si mesmo e da realidade.
    • "A depressão não será extinta enquanto formos seres conscientes de nosso próprio eu. Na melhor das hipóteses, ela pode ser contida — e contê-la é tudo que os atuais tratamentos para depressão almejam."​: essa visão sugere a inevitabilidade da depressão dentro da consciência humana, um ponto relevante para reflexões sobre os limites da medicina e a natureza inerente da dor mental.

Leia também: Dicas para fazer uma redação nota 1000 no Enem

Como usar o repertório sociocultural?

Utilizar o repertório sociocultural de forma eficaz exige que o candidato não apenas faça referências, mas que as contextualize e relacione diretamente ao tema em questão. Para legitimar esse uso, o repertório deve ser integrado ao argumento principal, ampliando a análise e fortalecendo a coerência do texto.

O Inep orienta que o repertório legítimo inclua definições, citações ou referências a estudos e figuras notórias que estejam vinculadas a uma área específica de conhecimento. Assim, ao mencionar uma obra ou um conceito, o candidato deve esclarecer sua relevância, integrando-o ao raciocínio para evitar que o repertório pareça superficial. Evitar a simples cópia ou paráfrase dos textos motivadores é essencial, pois isso demonstra uma compreensão independente e uma visão crítica do tema, elevando a qualidade da redação.

Créditos da imagem

[1] Jeff Whyte / Shutterstock

Fontes

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação do ENEM 2024: cartilha do(a) participante. Brasília, DF: INEP, 2024. Disponível em: http://publicacoes.inep.gov.br.

GRATELOUP, Léon-Louis. Dicionário filosófico de citações. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: WMF Martins Fontes - POD, 2023. 406 p.

BLANC, Claudio. Dicionário de citações filosóficas. eBook Kindle. 202 p. Publicado em: 6 fev. 2022.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Repertório sociocultural"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/repertorio-sociocultural.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


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