Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Antidetonantes

Química

Os antidetonantes são substâncias químicas que são adicionadas à gasolina com a finalidade de aumentar o seu índice de octanagem, isto é, a sua resistência.
PUBLICIDADE

Conforme dito no texto “Número de Octanagem de Combustíveis”, a octanagem de uma gasolina mede a sua qualidade, baseado na sua resistência à compressão dentro do motor de explosão interna.

Além disso, o índice de octanagem é uma escala na qual se compara a resistência da gasolina com a resistência do heptano (zero) e do isoctano (100). Assim, se tivermos um índice de octanagem igual a 70, significa que a resistência à compressão da gasolina é a mesma de uma mistura de 70% de isoctano e 30% de heptano.

Entretanto, existem algumas gasolinas especiais que apresentam um índice de octanagem superior a 100. Isso é possível graças à adição de antidetonantes a essas gasolinas.

Definição de substâncias antidetonantes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 O próprio nome já diz, eles impedem a detonação ou combustão da gasolina antes da hora certa, que é quando a vela do motor de combustão interna de quatro tempos solta a faísca. Antes disso, ela está sendo comprimida e o antidetonante “ajuda” a gasolina a não explodir durante essa compressão; o que acarretaria em menor potência para o motor.

O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) autorizou a Petrobrás a aditivar a gasolina usando o composto metil-t-butil-éter (MTBE) até 7% em volume para aumentar o índice de octanagem.

Veja algumas informações relacionadas a esse antidetonante na tabela a seguir:

Tabela com propriedades do antidetonante MTBE


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

O antidetonante mais usado na gasolina brasileira é o MTBE, cuja estrutura está mostrada acima
O antidetonante mais usado na gasolina brasileira é o MTBE, cuja estrutura está mostrada acima

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Antidetonantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/antidetonantes.htm. Acesso em 18 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda a classificação e a qualidade da gasolina usada no Brasil, além da diferença entre as gasolinas A, C, comum, aditivada, premium e podium.
Conheça o processo de funcionamento de um motor de combustão e veja a importância de se usar uma gasolina de alta octanagem.
Conheça mais detalhes da constituição do combustível mais usado atualmente nos motores dos automóveis: a gasolina.
O que faz este combustível gerar energia?
O que é número de octanagem, percentual de isoctano e de heptano, resistência de um combustível a auto-inflamar-se, índice de octanagem, chumbo tetra-etila, número de octano de um combustível.
Combustível constituído por hidrocarbonetos, poluente da atmosfera, estrutura molecular da gasolina, dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, combustão incompleta, catalisadores, smog.
Qual desses combustíveis polui menos?
Percentual volumétrico de cetano e alfametilnaftaleno, óleo combustível, combustíveis diesel, velocidade de ignição, injeção de combustível, combustão, valores de índice de cetano, erosão dos pistões, emissão de poluentes, monóxido de carbono.