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Conforme dito no texto “Número de Octanagem de Combustíveis”, a octanagem de uma gasolina mede a sua qualidade, baseado na sua resistência à compressão dentro do motor de explosão interna.
Além disso, o índice de octanagem é uma escala na qual se compara a resistência da gasolina com a resistência do heptano (zero) e do isoctano (100). Assim, se tivermos um índice de octanagem igual a 70, significa que a resistência à compressão da gasolina é a mesma de uma mistura de 70% de isoctano e 30% de heptano.
Entretanto, existem algumas gasolinas especiais que apresentam um índice de octanagem superior a 100. Isso é possível graças à adição de antidetonantes a essas gasolinas.
O próprio nome já diz, eles impedem a detonação ou combustão da gasolina antes da hora certa, que é quando a vela do motor de combustão interna de quatro tempos solta a faísca. Antes disso, ela está sendo comprimida e o antidetonante “ajuda” a gasolina a não explodir durante essa compressão; o que acarretaria em menor potência para o motor.
O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) autorizou a Petrobrás a aditivar a gasolina usando o composto metil-t-butil-éter (MTBE) até 7% em volume para aumentar o índice de octanagem.
Veja algumas informações relacionadas a esse antidetonante na tabela a seguir:
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química