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O número de octano (octanagem) de um combustível representa o percentual de isoctano (C8 H18 ) e de heptano (C7 H16 ) contidos nele. A resistência de um combustível a se auto-inflamar é medida através do índice de octano, este se relaciona com a qualidade de combustão do combustível. Quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação.
O que seria a detonação? A detonância da gasolina acontece nos cilindros de motores de combustão interna, ela corresponde à combustão prematura durante a compressão exercida pelo pistão. Sendo que uma combustão de boa qualidade ocorre com uma progressão suave da chama através da câmara de combustão, esse processo acontece à medida que o combustível é queimado.
Processo de detonação da gasolina: é quando uma mistura de ar e combustível explode espontaneamente na câmara antes da chama, este fenômeno também é conhecido como ”rateres”. Essas detonações no motor levam a uma redução de desempenho e ainda podem danificar gravemente o motor. Os rateres são ouvidos com maior freqüência quando o veículo está a operar sob condições mais difíceis, como ao subir uma encosta ou ao acelerar.
De acordo com estudos foi estabelecida uma escala para medir a tendência à detonação de uma gasolina. Nessa escala, atribui-se ao isoctano (2,2,4-trimetil-pentano), que detona apenas a compressões elevadas, o índice 100; ao n-heptano, que detona a compreensão muito baixa, foi atribuído o índice zero. Sendo assim, uma gasolina com índice de octano 80 possui as mesmas características de detonação que uma mistura de 80% de isoctano e 20% de n-heptano.
A compressão que a mistura gasolina-ar suporta no motor é proporcional ao índice de octanagem. O mais importante dos aditivos que aumentam a octanagem da gasolina é o chumbo tetra-etila [Pb(C2H5 )4 ].
Por Líria Alves
Graduada em Química