Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

COP29 no Azerbaijão: especialistas explicam o que é o evento sobre mudanças climáticas

Karina Penha e André Ferretti que estão no Azerbaijão para a COP29 de 2024, comentam sobre os debates aguardados para a conferência sobre mudanças climáticas da ONU

Em 11/11/2024 12h14 , atualizado em 12/11/2024 08h03
Karina Penha está em letreiro da COP29 em Baku, no Azerbaijão, texto Especialistam comentam sobre a COP29
Na foto, Karina Penha, bióloga e socioambientalista que acompanha a COP29 em Baku, no Azerbaijão. Crédito da Imagem: Arquivo Pessoal
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A COP29, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, começou nesta segunda-feira (11) na cidade de Baku, no Azerbaijão. Evento global que reúne nações, autoridades e especialistas de todo o mundo segue com atividades até 22 de novembro. 

COP significa Conferência das Partes, uma reunião internacional entre países que debate sobre mudanças climáticas e define acordos e convenções globais da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento é importante por estabelecer um espaço de negociação, diálogo e cooperação entre todos os países que assinam a convenção, quase 200 nações, que possuem o objetivo em comum de reduzir os impactos das mudanças climáticas na sociedade, destaca André Ferretti, engenheiro florestal e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN). 

O Brasil Escola conversou com especialistas que estão no Azerbaijão para acompanhar a COP29 e explicam o objetivo do evento e quais são os debates desta edição. Confira a seguir. 

Saiba mais: O que é a COP e para que serve?

O que é a COP29 e qual o seu objetivo?

A COP29 é realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão, entre os dias 11 e 22 de novembro de 2024. Além de debater assuntos de interesse global sobre mudanças climáticas, o objetivo do evento é se preparar para a próxima COP, já que uma é continuação da outra, afirma Karina Penha, bióloga e gestora de mobilização da Amazônia de Pé no NOSSAS.

Essa COP é conhecida como a COP das Finanças, pois pretende se ater a detalhes de acordos internacionais que abordam a doação e repasse de dinheiro de países mais ricos para os que estão em desenvolvimento e são mais afetados pela crise climática, explica a socioambientalista.

O engenheiro florestal André Ferretti explica o que esperar da COP29 no vídeo abaixo:

IFrame

São muitas as discussões e deliberações que ocorrerão na COP29. Assuntos como aumento da temperatura global, eventos extremos, racismo ambiental e justiça climática estarão no centro dos debates, pondera Karina Penha.

"A COP29 é uma reunião, uma conferência dos países membros da convenção do clima e dos países que assinam o acordo de Paris para dar continuidade à implementação desse acordo e das metas da convenção, que basicamente consistem em reduzir as emissões de gases de efeito estufa para diminuir o impacto das mudanças climáticas na sociedade."

André Ferretti, gerente sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Gupo Boticário de Proteção à Natureza 

Entrevistas na matéria, à esquerda Karina Penha e à direita André Ferretti.
Especialistas entrevistados na matéria. Karina Penha (à esquerda) e André Ferretti (à direita).
Crédito: Arquivo | Divulgação / Fundação Grupo Boticário.

Quem participa da COP?

Participam da COP os países que fazem parte de acordos climáticos globais, especialmente aqueles que possuem aliança com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Diplomatas, autoridades, representantes e especialistas fazem parte do processo de negociações internacionais realizadas durante a COP, explica Karina. 

Debates da COP29 do Azerbaijão

Entre os principais temas a serem discutidos durante a COP29 no Azerbaijão, segundo Ferretti, estão:

  • Metas de redução de emissões de gases poluentes de cada país, a chamada NDC, sigla em inglês para 'contribuição nacionalmente determinada'.

  • Adaptação às mudanças climáticas, levando em consideração a ocorrência de eventos climáticos extremos que afetam populações de todo o mundo.

  • Transição energética e combustíveis fósseis: como passar a utilizar energias mais limpas e sair da dependência que a sociedade possui dos combustíveis fósseis;

  • Financiamento climático: como os países financiam, principalmente aqueles que são mais vulneráveis, a redução de suas emissões e também como se adaptam a esse novo cenário climático.

Bandeira da COP29 no Azerbaijão
COP29 é realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão. 
Crédito: Shutterstock. 

Participação do Brasil na COP29

A participação do Brasil na COP29 do Azerbaijão gera expectativas, uma vez que o país sediará o evento internacional na cidade de Belém no ano que vem, sendo a primeira vez que uma cidade da floresta amazônica recebe a COP. Karina enfatiza que a Amazônia sempre é um tema muito discutido durante a COP, pois se debate sobre as florestas e a influência das florestas tropicais para o mundo. 

Na perspectiva de Karina Penha, é necessário ambição por parte da participação brasileira na COP. 

"O Brasil é um país que contribui muito para o equilíbrio climático global, quando a gente pensa nas nossas florestas e nas nossas áreas protegidas, onde a gente tem a presença de populações indígenas, quilombolas, que conservam essas áreas. A gente espera que o Brasil entre afundo nessa discussão". 

Karina Penha, bióloga, ativista pela justiça climática e diretora do PerifaConnection

André explica que o Brasil envia uma delegação oficial de negociadores, composta por diplomatas e técnicos especializados que acompanham há anos cada um dos temas da convenção. Durante os dias do evento, os negociadores participam de reuniões temáticas fechadas, as quais produzem textos de definição.

Ao final da edição da COP, é proposto um texto conclusivo final, votado por representantes. No caso do Brasil, pode ser um diplomata ou um ministro a efetivar este voto, conclui o engenheiro florestal. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

COP30 em Belém, no Brasil

A COP30 acontecerá na cidade de Belém, capital do Pará, em novembro de 2025. Conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV), estima-se que mais de 40 mil visitantes participem da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Desse número, cerca de 7 mil farão parte das equipes da ONU e delegações dos países membros.

"Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem".

Luiz Inácio Lula da Silva - presidente do Brasil

Lula em evento de oficialização da COP30 em Belém
Lula em evento de oficialização da COP30 em Belém. 
Crédito: Divulgação / Agência Gov.

Entre os temas e assuntos que serão debatidos na COP30 em Belém no ano que vem estão a preservação de florestas e biodiversidade, justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas. 

Videoaula sobre mudanças climáticas

Entenda as causas e os impactos das mudanças climáticas na videoaula abaixo:

IFrame