Alinhamento raro dos planetas: entenda o que é o fenômeno que pode ser visto do Brasil

Professores explicam o que é e como acontece o alinhamento planetário raro entre os planetas do Sistema Solar desta sexta-feira (28)

Em 28/02/2025 10h59 , atualizado em 28/02/2025 14h22
Planetas do Sistema Solar
Planetas do Sistema Solar poderão ser vistos alinhados nesta sexta-feira (28). Crédito da Imagem: Foto - Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Um alinhamento raro dos planetas acontecerá nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, e poderá ser visto do Brasil. Neste fenômeno, os planetas do Sistema Solar - Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio - se alinharão e poderão ser observados ao entardecer de qualquer região brasileira.

O engenheiro aeroespacial e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dr. Alexandre Zabot explica que para poder visualizar o alinhamento será necessário observar o céu no momento do pôr do sol. A visualização será viabilizada somente se o céu estiver limpo. Entretanto, uma observação que mostre todos os planetas no mesmo momento seria um "elemento perfeito", na perspectiva do pesquisador, que considera o evento difícil de ser visualizado de forma plena.

Em um primeiro momento, assim que o sol se pôr, será possível ver Júpiter, Mercúrio e Vênus, que estarão muito próximos ao Sol. Em seguida, em poucos minutos, Júpiter continuará no campo de visão, e os demais terão saído enquanto Marte se tornará visível no céu. Dessa forma, na opinião de Zabot, na prática, será um "um pouco frustrante" a observação, uma vez que o alinhamento entre Júpiter e Marte é mais comum de acontecer.

Embora os planetas estarão oficialmente no céu ao mesmo tempo, alinhados, a grande maioria estará próxima ao sol. Thiago Signorini, professor e diretor do Observatório Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que logo após o sol se pôr, devido ao movimento de rotação terrestre, os planetas irão se pôr em seguida e estarão em uma região muito clara do céu, o que dificultará a visualização.

"Na prática, realmente só Júpiter e Marte vão estar facilmente observáveis, vão estar mais brilhantes e mais altos no céu. Quando o céu estiver mais escuro, mais tarde da noite, você pode facilmente ver Júpiter e Marte, mas para ver os outros planetas você teria que ter um bom equipamento e tem que ter muita sorte de estar realmente muito livre bem na direção dos planetas, bem na direção oeste"

Professor Dr. Thiago Signorini

Professores Alexandre e Thiago entrevistados na matéria sobre o alinhamento raro dos planetas
Alexandre Zabot (à esquerda) e Thiago Signorini (à direita).
Crédito: Arquivo.

Leia também: Quais são os planetas do Sistema Solar e suas características 

O que é o alinhamento de planetas?

O alinhamento planetário acontece quando os planetas estão visualmente próximos uns dos outros na nossa perspectiva. Alexandre Zabot destaca que neste evento, os planetas não estão próximos entre si, mas apenas de quem os vê da Terra.

O evento em si não é raro, para ter essa característica depende da quantidade de planetas que estarão alinhados. Thiago Signorini afirma que os alinhamentos acontecem algumas vezes por ano, mas com tantos planetas assim a frequência é muito menor, sendo que o próximo acontecerá apenas em 2040.

Sobre o fenômeno desta sexta (28), o professor Dr. Gastão Cesar Bierrenbach do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) comenta:

"O alinhamento é visível logo após o pôr do sol em qualquer lugar com boa visibilidade e com o horizonte livre (sem obstrução). Contudo, Urano e Netuno não são visíveis a olho nu. A Lua, Mercúrio e Saturno estão muito próximos do Sol e dificilmente serão observáveis. Vênus, Júpiter e Marte são facilmente observáveis entre as direções oeste e norte."

Gastão Bierrenbach

Professor Gastão
Professor Dr. Gastão Bierrenbach Lima Neto.
Crédito: Divulgação.

Teste seus conhecimentos sobre o Sistema Solar nesta página de exercícios.

Como o alinhamento de planetas acontece?

Para compreender o evento do alinhamento é necessário saber o funcionamento da órbita dos planetas no Sistema Solar. Neste cenário, o Sol fica no centro do sistema e os oito planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) giram ao redor da estrela.

Os planetas giram ao redor do Sol em velocidades diferentes, segundo as leis da gravidade, salienta Zabot. A cada instante, os planetas ocupam posições da sua órbita, cada um em uma localização, que pode ser de forma totalmente aleatória na grande parte do tempo.

Planetas do Sistema Solar
Planetas do Sistema Solar em diferentes posições da órbita.
Crédito: Shutterstock.

Haverá momentos que os planetas se encontrão em uma mesma direção. Como cada um tem uma velocidade específica de rotação, quando estão alinhados, o que ocorre é uma coincidência, pontua Alexandre.

Visualizando os planetas da terra, quando estes se encontram em posições muito próximos, ocorre o chamado alinhamento planetário. 

Mapa mental sobre os planetas do Sistema Solar

Veja, abaixo, mapa mental com explicações objetivas sobre cada planeta do Sistema Solar:

Mapa mental sobre os planetas do Sistema Solar
Mapa mental sobre os planetas do Sistema Solar.

Acesse este mapa mental no formato pdf neste link

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaula sobre o Sistema Solar 

Confira o que você precisa saber sobre o Sistema Solar na videoaula a seguir: 

 

Por Lucas Afonso 
Jornalista