Consciência Negra: confira 7 autores negros da literatura brasileira

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra

Em 19/11/2025 18h14 , atualizado em 19/11/2025 18h17

Conceição Evaristo folheando livro próxima a muitos livros
Na foto, Conceição Evaristo, um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea. [1]
Crédito da Imagem: Foto - Focus Pix / Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta quinta-feira, 20 de novembro. A data foi criada por conta da morte de Zumbi dos Palmares, figura importante para o processo de resistência à escravização no Brasil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A luta contra o racismo e o debate sobre a desigualdade racial são aspectos evidenciados com a celebração da data. O dia se tornou feriado nacional com a Lei nº 14.759/2023.

Ler autores negros reconhece, repara e amplia o repertório cultural, afirma Paulo Rogerio Rodrigues, coordenador pedagógico da Escola Bilíngue Aubrick. 

"A literatura produzida por autores negros vai muito além da temática do racismo; ela fala sobre humanidade, pertencimento, memória e futuro. Essas obras refletem nossa história e constituem um instrumento potente de letramento racial e educação antirracista. Ao incorporá-las às nossas leituras, às práticas escolares e às rodas de conversa, ampliamos olhares e contribuímos para a construção de uma sociedade mais consciente, plural e empática"

Paulo Rogerio Rodrigues

A valorização da cultura negra é importante para a formação de leitores críticos e que sejam sensíveis à diversidade, acredita Paulo Rogerio. Além disso, segundo o educador, construir um repertório acerca da cultura afro-brasileira e africana se constitui como uma outra forma de ver e interpretar o mundo.

Leia também: Conheça Lucas de Matos, poeta baiano citado na redação do Enem 2024 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

7 autores negros da literatura brasileira

Confira, a seguir, sete autores negros da literatura brasileira sugeridos por Paulo:

Carolina Maria de Jesus

Foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil. Peregrinou com a mãe, vinda de sua cidade natal, em busca de trabalho pelas cidades do interior paulista, quando chegou à capital do estado em 1947 e se instalou na favela do Canindé, de onde saía diariamente para trabalhar como catadora de papel.

Sua principal obra é “Quarto de Despejo” (1960), que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que faz de tudo para sobreviver, espantar a fome e criar seus filhos em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça.

Capa do livro Quarto de Despejo
Capa do livro Quarto de Despejo, de Carona Maria de Jesus.
Crédito: Divulgação.

Conceição Evaristo

Romancista, contista, poeta, e pesquisadora na área de literatura comparada. Estreou na literatura em 1990, e é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Sua matéria-prima literária é a vivência das mulheres negras, e seu trabalho tem por base reflexões sobre as profundas desigualdades raciais brasileiras.

Entre suas principais obras estão “Ponciá Vicêncio” (2003), “Olhos d’Água” (2014) e “Canções para ninar meninos grandes” (2018).

Capa do livro Canção para Ninar Menino Grande
Capa do livro Canção para Ninar Menino Grande, de Conceição Evaristo.
Crédito: Divulgação.

Veja também: Projeto em escola de comunidade quilombola fomenta educação antirracista

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Djamila Ribeiro

Filósofa, ativista e escritora, coordena a iniciativa Feminismos Plurais. É professora universitária com passagens por diversas instituições, como a PUC-SP, New York University, além de ter sido a primeira brasileira a lecionar no Martin Luther King Program, no MIT.

Já vendeu mais de um milhão de exemplares de seus livros, entre eles sua obra mais famosa, "Pequeno manual antirracista" (2019), que trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

Capa do livro Pequeno Manual Antirracista
Capa do livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro.
Crédito: Divulgação.

Jeferson Tenório

Doutor em teoria literária e um dos mais proeminentes autores contemporâneos. Seus livros abordam o racismo estrutural e como ele impacta as esferas da vida em sociedade; além de temas como o pertencimento e a importância dos afetos e da memória.

Entre suas principais obras está “O avesso da pele” (2020), um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, violência e negritude. 

Capa do livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório
Capa do livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório.
Crédito: Divulgação.

Lélia Gonzales

Foi escritora, pesquisadora, professora, intelectual e defensora de direitos humanos brasileira. Pioneira nos estudos sobre mulheres negras no Brasil e no mundo, dedicou-se a escancarar as dimensões estruturais e simbólicas da discriminação racial no País, tendo contribuído para a consolidação do movimento negro brasileiro.

Uma de suas principais obra é “Lugar de Negro” (1982), em parceria com Carlos Hasenbalg, sintetizando pontos centrais da questão racial brasileira e questionando o mito da “democracia racial”, isto é, a ideia de que o Brasil seria um país livre do racismo, incitada durante a ditadura militar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Capa do livro Lugar de Negro, de Lélia Gonzales e Carlos Hasebalg
Capa do livro Lugar de Negro, de Lélia Gonzales e Carlos Hasebalg.
Crédito: Divulgação.

Maria Firmina dos Reis

Filha de mãe branca e pai negro, é apontada como a primeira mulher negra a publicar um romance. Foi a primeira mulher negra aprovada em um concurso público para professora primária na província de Guimarães, além de ter sido pioneira na fundação de uma escola mista, onde meninos e meninas podiam estudar juntos. Seu principal romance é “Úrsula” (1859).

Capa do livro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Capa do livro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.
Crédito: Divulgação.

Paulo Lins

Romancista, roteirista, poeta e professor. Entre os 6 anos e o início da idade adulta, foi morador da favela carioca Cidade de Deus, onde se dedicou à pesquisa antropológica a respeito da criminalidade e das classes populares, que resultou no seu mais famoso romance homônimo “Cidade de Deus” (1997).

Capa do livro Cidade de Deus, de Paulo Lins
Capa do livro Cidade de Deus, de Paulo Lins.
Crédito: Divulgação.

 

 

Dia da Consciência Negra

Confira a conversa com o filósofo e professor Dumas Santos que explica sobre o Dia da Consciência Negra: 

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Créditos da imagem:

[1] Focus Pix | Shutterstock

 

Por Lucas Afonso
Jornalista 

Relacionados


Notícias

Consciência Negra e arte, como se relacionam?

Conversamos com Cleiton Gonçalves sobre o Dia da Consciência Negra, veja o que descobrimos
Notícias

Consciência Negra: conheça poeta baiano citado na redação do Enem 2024

Conheça Lucas de Matos (28), poeta, comunicador baiano e autor dos livros de poesia "Preto Ozado" e "Antes que o mar silencie".
Notícias

Consciência Negra: veja 10 palavras de origem africana que são utilizadas no dia a dia pelos brasileiros

Neste Dia da Consciência Negra, saiba dez palavras de origem africana que são utilizadas no dia a dia pelos brasileiros. Clique e confira!
Notícias

Dia da Consciência Negra torna-se feriado nacional. Saiba origem da data

O Dia da Consciência Negra tornou-se feriado em todo o Brasil. A data é comemorada no dia 20 de novembro. A informação saiu no Diario Oficial da União hoje
Notícias

Dia da Consciência Negra: como a resistência perpasssa presente, passado e futuro?

No Dia Consciência Negra fizemos uma série de entrevistas para compreender a importância desta data. Veja o que a Fernanda Sousa tem a dizer sobre este assunto.
Notícias

Dia da Consciência Negra: confira 7 livros para entender importância da data

Hoje é feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. Especialistas acreditam que ler livros ajuda a entender a importância da data e a ajudar nos estudos.
Notícias

Dia da Consciência Negra: projeto em escola de comunidade quilombola fomenta educação antirracista

Projeto de escola de comunidade quilombola fomenta educação antirracista. Iniciativa fortalece debates do Dia da Consciência Negra.
Notícias

Dia da Consciência Negra: veja 10 filmes sobre racismo

O Dia da Consciência Negra é comemorado amanhã, Para homenagear a data, listamos filmes que trazem a temática racismo à tona e que podem ajudar nos estudos.