Vasco da Gama foi um navegador português que ficou marcado na história por liderar a expedição portuguesa que chegou à Índia, em 1498, no período das Grandes Navegações. Ele era membro da pequena nobreza, não havendo muitos detalhes de sua vida antes dessa expedição que mudou a história de Portugal. A primeira expedição de Vasco da Gama à Índia saiu de Lisboa em 1497 e passou por inúmeros desafios até sua chegada ao seu destino em 1498. O navegador e seus homens fizeram comércio com o governante de Calicute e, em seu retorno à Portugal, em 1499, ele foi recebido como herói. Vasco da Gama fez ainda outras duas viagens à Índia.
Leia também: Pedro Álvares Cabral — navegante e líder da expedição que chegou ao Brasil em 1500
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Vasco da Gama
- 2 - Quem foi Vasco da Gama?
- 3 - Viagem de Vasco da Gama
- 4 - Qual foi o motivo da expedição de Vasco da Gama?
- 5 - Rotas de Vasco da Gama
- 6 - Vasco da Gama veio para o Brasil?
- 7 - Qual o legado de Vasco da Gama?
- 8 - Curiosidades sobre Vasco da Gama
- 9 - Exercícios resolvidos sobre Vasco da Gama
Resumo sobre Vasco da Gama
-
Vasco da Gama foi um navegador português do período das Grandes Navegações.
-
Ele liderou a primeira expedição portuguesa a chegar à Índia, em 1498.
-
A expedição liderada por Vasco da Gama era composta por quatro embarcações: São Gabriel, São Rafael, Bérrio e São Miguel.
-
Vasco da Gama chegou a Índia em 1498, sendo recebido como herói em Portugal, em 1499.
-
Retornou para a Índia em mais duas viagens, mas faleceu de malária na terceira expedição.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quem foi Vasco da Gama?
Vasco da Gama foi um nobre e navegador português do período das Grandes Navegações. Ele ficou marcado na história como o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou à Índia, em 1498. Ele fez outras duas expedições à Índia, falecendo na terceira viagem, em 1524, vítima de malária.
As viagens de Vasco da Gama se deram no contexto do interesse luso de ter acesso ao comércio de especiarias na Índia. Esse era um comércio lucrativo que os portugueses visavam para desafiar o controle dos árabes e italianos. O sucesso de Vasco da Gama em realizar esse feito fez com que ele recebesse uma série de benefícios da Coroa portuguesa.
Os historiadores acreditam que Vasco da Gama nasceu em 1469, na cidade de Sines, em Portugal. Ele era filho de Estêvão da Gama, um homem que fazia parte da pequena nobreza portuguesa, e de D. Isabel Sodré. Não são conhecidos muitos detalhes de seus primeiros anos da vida. Não sabemos detalhes de sua formação, mas a primeira grande ação que ele realizou como funcionário da Coroa portuguesa foi uma missão em Setúbal e em Algarve, em 1492. Na ocasião, o rei d. João II enviou Vasco da Gama para confiscar mercadorias de navios franceses, agindo com presteza e eficiência.
Viagem de Vasco da Gama
→ O início da expedição
Somente em 1497, Vasco da Gama foi convidado pelo rei de Portugal, d. Manuel I, para empreender uma nova expedição, que tinha como objetivo ir além de onde havia chegado a expedição de Bartolomeu Dias, para chegar à Índia e ter acesso ao mercado de especiarias.
Portugal havia se lançado nas no começo do século XV e, desde então, tinha feito lentos, mas significativos avanços. Vasco da Gama foi chamado para liderar quatro embarcações — São Gabriel, São Rafael, Bérrio e São Miguel — que navegariam ao sul do continente africano e, posteriormente, para leste e nordeste, até chegar à Índia.
Ao todo, a expedição de Vasco da Gama era composta por cerca de 170 homens que partiram de Lisboa em 8 de julho de 1497. Chegaram a Cabo Verde, partindo de lá em 3 de agosto e iniciando uma manobra de “volta ao mar”, levando a embarcação para o meio do Oceano Atlântico para encontrar ventos favoráveis. Devido a essa manobra, ficaram cerca de três meses sem avistar terra, mas retornaram para o litoral africano no começo de novembro. A expedição contornou o Cabo da Boa Esperança em 22 de novembro de 1497 e, no dia 16 de dezembro havia ultrapassado o ponto em que a expedição de Bartolomeu Dias havia chegado, em 1488.
Em 2 de março de 1498, chegaram a Moçambique. Lá foram bem recebidos pelo sultão local, mas também foram enganados, acreditando que seriam apresentados a navegadores que os levariam à Índia. Os portugueses descobriram que se tratava de uma emboscada e, então, fugiram para evitar que fossem capturados. Acredita-se que a armadilha se deu porque os portugueses eram cristãos.
Em 15 de abril, os portugueses chegaram a Melinde, onde foram muito bem recebidos pelo sultão local. O sultão de Melinde forneceu aos portugueses um piloto que os guiou até Calicute. A receptividade do sultão de Melinde se explica pela rivalidade que havia entre Melinde e Mombaça, portanto, o sultão queria se aliar com os portugueses para lutar contra Mombaça.
→ Vasco da Gama na Índia
Por fim, os portugueses chegaram à Índia em 20 de maio de 1498. Lá, ele se depararam com o hinduísmo, confundindo os deuses hindus com santos do cristianismo. O governante de Calicute recebeu os portugueses de maneira cética, sobretudo pela sua resistência em manter seu comércio com os árabes. Ele exigiu valores muito elevados para que os portugueses tivessem acesso às especiarias, desdenhando das ofertas feitas por eles.
Vasco da Gama possuía cartas de d. Manuel I que demonstravam as suas intenções comerciais, porém a dificuldade de comunicação dos portugueses com o samorim (governante de Calicute) tornou as negociações ainda mais difíceis. Eles conseguiram ter acesso a algumas especiarias, mas a tensão nas relações com as autoridades locais fez Vasco da Gama sequestrar alguns indianos e fugir de Calicute. Ele, então, deu início à viagem de volta para Portugal.
→ O retorno à Portugal
Na travessia do Oceano Índico, o escorbuto atacou a expedição portuguesa, matando mais de 30 homens. Em 2 de janeiro de 1499, Vasco da Gama chegou a Melinde, recebendo o suporte do sultão local. A quantidade de portugueses que morreram foi tamanha que a embarcação São Rafael foi abandonada.
Em 11 de janeiro, os portugueses saíram de Melinde e das quatro embarcações originais, somente duas retornaram a Lisboa, uma chegou em julho e a outra, em agosto. Dos 170 homens, somente 55 chegaram vivos, mas Vasco da Gama foi recebido como herói e recebeu várias honrarias pelos feitos de sua expedição.
→ Outras viagens à Índia
Em 1502, Vasco da Gama liderou outra expedição até Calicute, dessa vez, à frente de 15 embarcações. O navegador português tinha ordens para vingar um ataque que a expedição de Cabral havia sofrido lá, em 1500. Além disso, Vasco da Gama recebeu ordem para construir fortalezas no litoral da Índia para consolidar a presença portuguesa.
A primeira fortaleza foi construída em Cochim, em 1503. Nessa segunda viagem, ele tentou forçar o samorim de Calicute a expulsar todos os árabes de lá, mas o samorim se recusou. Vasco da Gama então atacou a cidade com os canhões de suas embarcações, forçando-a a se render aos portugueses. Em 1503, ele retornou para Portugal com uma enorme carga de especiarias.
Por fim, em 1524, Vasco da Gama partiu para sua terceira viagem à Índia, mas faleceu em 24 de dezembro de 1524, vítima de malária.
Veja também: Como foi a chegada dos portugueses ao Brasil
Qual foi o motivo da expedição de Vasco da Gama?
A primeira expedição de Vasco da Gama foi motivada pelo interesse português em alcançar a Índia para ter acesso ao mercado de especiarias. Os portugueses queriam ter acesso a essas mercadorias para concorrer com comerciantes árabes e italianos, esperando obter altíssimos lucros com essas mercadorias de grande valor. Além disso, a expedição de Vasco da Gama foi marcada pela presença de portugueses motivados a encontrar reinos cristãos “perdidos” na África e Ásia. Isso explica, por exemplo, a confusão dos portugueses ao acreditar que deuses hindus na Índia eram santos católicos.
Rotas de Vasco da Gama
Na primeira viagem de Vasco da Gama, a mais destacada delas, a expedição fez a seguinte rota:
-
Partiram de Lisboa (1497);
-
Passaram por Cabo Verde (1497);
-
Seguiram para alto-mar (1497);
-
Retornaram para próximo do litoral africano e contornaram o Cabo da Boa Esperança (1497);
-
Aportaram em três locais na costa leste africana: Moçambique, Mombaça e Melinde (1498);
-
Chegaram em Calicute (1498);
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Chegaram em Lisboa (1499).
Vasco da Gama veio para o Brasil?
Até onde se sabe, Vasco da Gama nunca esteve no Brasil. Ele fez três expedições para a Índia, nunca integrando uma expedição portuguesa que tinha o Brasil como destino.
Qual o legado de Vasco da Gama?
Os portugueses consideram Vasco da Gama um dos grandes nomes das Grandes Navegações, considerando o seu feito (chegar à Índia), algo fundamental para a história portuguesa. Foi a partir da expedição dele, mas não somente a partir dela, que os portugueses estabeleceram o comércio de especiarias, dando origem ao grande império português.
Sua expedição é considerada um dos grandes feitos da história portuguesa, simbolizando a engenhosidade de Portugal no período. Além disso, é considerada aquela que inaugurou uma nova fase nos contatos da Europa com o Oriente. Entretanto, para muitos, a expedição de Vasco da Gama é símbolo do etnocentrismo e do colonialismo português.
A expedição de Vasco da Gama foi considerada tão importante para os portugueses que um dos livros mais famosos de literatura de Portugal, Os Lusíadas, de Luís de Camões, narram os feitos do navegador até chegar à Índia.
Curiosidades sobre Vasco da Gama
-
Existe um roteiro com os principais acontecimentos da primeira viagem de Vasco da Gama, que foi escrito por Álvaro Velho.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Os navios São Gabriel e São Rafael foram construídos exclusivamente para a expedição de Vasco da Gama.
-
Os relatos da viagem contam que os marinheiros da expedição de Vasco da Gama recebiam uma grande refeição por dia.
-
Alguns historiadores apontam que o piloto que guiou os portugueses de Malinde até Calicute teria sido Ahmad Ibn Majid.
Saiba mais: Como foi a “descoberta” da América?
Exercícios resolvidos sobre Vasco da Gama
Questão 01
A expedição de Vasco da Gama está inserida dentro de um contexto conhecido como:
a) Grandes Navegações.
b) Renascimento.
c) Iluminismo.
d) Revoluções Liberais.
e) Reforma Protestante.
Resposta: Letra A
A expedição de Vasco da Gama e de outros portugueses foram parte das Grandes Navegações, expedições oceânicas realizadas pelos portugueses para explorar o Oceano Atlântico, chegar à Índia e conquistar novas terras para Portugal.
Questão 02
Em qual dos locais abaixo, a expedição de Vasco da Gama não esteve em sua primeira viagem?
a) Cabo Verde.
b) São Jorge da Mina.
c) Mombaça.
d) Malinde.
e) Calicute.
Resposta: Letra B
Pelos relatos que temos, a expedição de Vasco da Gama não esteve em São Jorge da Mina. Isso porque, logo depois de Cabo Verde, a expedição de Vasco da Gama deu uma volta, indo para alto-mar para pegar melhores ventos e correntes marítimas, só retornando para próximo do litoral africano três meses depois.
Fontes
CARTWRIGHT, Mark. Vasco da Gama. World History. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Vasco_da_Gama/
FONSECA, Luís Adão da. Vasco da Gama: o homem, a viagem, a época. Lisboa: Expo 98, 1998.
MORENTE, Guadalupe Fernández; VIAL, Ignacio Fernández. As viagens do navegador Vasco da Gama para a terra das especiarias. National Geographic. Disponível em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/as-viagens-do-navegador-vasco-da-gama-para-a-terra-das-especiarias_3325