Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Acádios

Os acádios foram um povo mesopotâmico que deu início a um grande império centralizado a partir do século XXIV a.C. Dominaram a Mesopotâmia militar e culturalmente.

Mapa ilustrativo do Império Acádio.[1]
Mapa ilustrativo do Império Acádio.[1]
Crédito da Imagem: Commons
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os acádios foram um povo mesopotâmico marcado por dar origem ao primeiro império centralizado de toda a Mesopotâmia. A trajetória dos acádios se iniciou com Sargão, o Grande, rei que foi coroado em 2334 a.C., dando início a uma expansão cultural que dominou toda a Mesopotâmia e outras regiões vizinhas.

Os acádios estabeleceram o domínio na Mesopotâmia militarmente e também por meio de sua cultura, expandindo-a por outros povos e fazendo do seu idioma, o acadiano, a língua mais falada na Mesopotâmia. Entraram em decadência em decorrência de mudanças climáticas, fome e ataques de outros povos.

Leia também: Império Persa sob o comando de Ciro

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os acádios

  • Os acádios foram um dos povos mesopotâmicos.
  • Estabeleceram-se por meio de Sargão, o Grande, no século XXIV a.C., conquistando toda a Mesopotâmia.
  • Estabeleceram domínio militar e cultural na Mesopotâmia.
  • Usavam a escrita cuneiforme, que foi adaptada à língua acadiana.
  • Entraram em decadência no século XXII a.C. em decorrência de mudanças climáticas, fome e ataques de outros povos.

Quem foram os acádios?

Os acádios foram um povo da Mesopotâmia que ficou conhecido por formar o primeiro império com poder centralizado nessa região. Deram origem ao seu império em 2334 a.C., mantendo-o até 2154 a.C. O início do poderio dos acádios se deu com Sargão, o Grande, que conquistou diversas terras por meio de campanhas militares.

Máscara de bronze atribuída a Sargão, líder do Império Acádio, encontrada em 1931 em Nínive.[2]
Máscara de bronze atribuída a Sargão, líder do Império Acádio, encontrada em 1931 em Nínive.[2]

Os historiadores sabem que a capital do império formado pelos acádios foi a cidade de Acádia. Essa cidade é motivo de um grande mistério para os historiadores, pois a sua existência é de conhecimento generalizado, mas seu local ainda é incerto. Isso porque os historiadores nunca encontraram evidências que o apontassem.

O império dos acádios foi responsável por absorver os sumérios, fazendo com que diversas características desse povo fossem adquiridas pelos acádios. Um dos grandes exemplos disso foi a escrita cuneiforme, criada pelos sumérios, mas utilizada pelos acádios e adaptada por eles ao idioma acadiano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características dos acádios

  • Cultura dos acádios

A cultura dos acádios contou com enorme influência da cultura dos sumérios. Os acádios absorveram os sumérios, adquirindo deles uma série de costumes. A já mencionada escrita cuneiforme foi a influência mais evidente, permitindo que os acádios fizessem importantes registros sobre a Mesopotâmia.

A arte acadiana ficou marcada pela grande ênfase que dava nos seus reis, havendo uma riqueza de itens de escultura e de selos. Os acádios estenderam o seu domínio pela Mesopotâmia para além do militar. Eles entenderam que o predomínio cultural era fundamental para controlar tantos povos e, por isso, o acadiano tornou-se o idioma mais falado na Mesopotâmia por séculos.

  • Religião dos acádios

Na religião também havia enorme proximidade dos acádios com os sumérios. Os acádios tinham uma religião politeísta que era utilizada para reforçar o poder dos reis acadianos. Também acreditavam que os sacerdotes poderiam ser intermediários entre os seres humanos e os deuses, e acreditavam em deuses como Enlil, Ishtar, entre outros.

  • Economia dos acádios

A agricultura era a base da economia dos acádios, sendo marcada por uma enorme produtividade. Produziam itens como trigo e cevada, aproveitando-se da existência dos rios Tigre e Eufrates para obterem um bom rendimento do solo. A irrigação era fundamental para o sucesso de suas plantações, e eles precisavam fazer uso de um sistema de canais de irrigação.

O sucesso da agricultura dos acádios permitiu-lhes negociar o excedente em transações comerciais. Por conta disso, eles importavam uma série de itens de importância e que não eram produzidos pelo império.

  • Sociedade dos acádios

Os acádios ficaram marcados pela centralização, sendo uma sociedade com o poder consolidado em seus reis. O poderio dos reis acádios era tão grande, e o seu império se estendia por um território tão vasto, que eram conhecidos como os senhores dos quatro cantos do Universo. A sociedade acadiana era estratificada, dividida em classes sociais.

  •  Localização dos acádios

Os acádios foram um povo mesopotâmico que dominou toda a região a partir do século XXIV a.C. A cidade mais importante era a Acádia, mas os arqueólogos ainda não sabem onde ela ficava. Existem diversas hipóteses, mas nenhuma delas ainda foi comprovada.

Leia também: Assírios — outro povo que dominou a Mesopotâmia

Invenções dos acádios

Os acadianos estabeleceram o primeiro império na Mesopotâmia e ficaram conhecidos por sua centralização do poder. Eles adaptaram a escrita cuneiforme ao idioma acadiano e fizeram deste o mais falado da Mesopotâmia. Os acadianos também ficaram conhecidos como um dos primeiros povos a fazerem uso de carros a cavalo para finalidades militares.

: Representação de carro movido a cavalo. Os acadianos teriam sido uma das primeiras civilizações a utilizá-lo.
: Representação de carro movido a cavalo. Os acadianos teriam sido uma das primeiras civilizações a utilizá-lo.

Origem e história dos acádios

Como mencionado, os acádios tiveram sua trajetória iniciada com Sargão. Ele foi coroado rei da Acádia em 2334 a.C., dando início a várias campanhas militares que estenderam os seus domínios, dando origem a um império centralizado. Ele construiu estradas, investiu nas artes e ciências, e incentivou o uso da escrita cuneiforme.

Sargão também promoveu investimentos na agricultura, obtendo um importante excedente agrícola que foi usado para ampliar o comércio dos acádios e estabelecer relações com outros povos. No processo de expansão, Sargão teve de subjugar diversos povos, mantendo-os sob rígido controle por meio do poderio militar dos acádios e a influência da religião.

Depois de Sargão, a Acádia passou a ser governada por Rimus, rei que lidou com diversas rebeliões, sendo a principal delas a dos elamitas. Ele derrotou os rebeldes, mas seu reinado se encerrou em 2271 a.C. por conta de seu falecimento. Acredita-se que sua morte repentina tenha sido realizada por seu irmão, Manishtusu.

Manishutu assumiu o poder e ampliou diversos projetos já colocados em prática por seu pai, Sargão, o Grande. Ele investiu consideravelmente no fortalecimento da cultura acadiana como meio de controle e domínio na Mesopotâmia. Também investiu na ampliação das estradas e do comércio com outros povos.

Outro importante rei da Acádia foi Naram-sin. Ele teve um reinado bastante longo, sendo responsável por estender as fronteiras do império. Após a morte de Naram-sin, os acádios entraram em decadência. Esse declínio se estendeu por muito tempo, pois foram ainda governados por outros reis.

O enfraquecimento do poderio acádio se deu por diversos motivos. O primeiro deles foi uma série de ataques estrangeiros que eles sofreram, especialmente dos gútios. Além disso, os historiadores sabem que mudanças climáticas significativas aconteceram na Mesopotâmia, afetando a agricultura e, consequentemente, a economia dos acádios.

Com as mudanças climáticas, algumas terras acadianas iniciaram um processo de desertificação, o que causou baixa produtividade agrícola e fome. Muitas pessoas acabaram migrando para encontrar novas terras, e foi nesse cenário que as terras dos acádios passaram a ser constantemente invadidas por outros povos. O Império Acádio entrou em colapso e ruiu por volta do século XXII a.C.

Curiosidades sobres os acádios

  • A história da origem de Sargão é semelhante à de Moisés na Bíblia.
  • Os acádios inventaram um dos primeiros sistemas postais do mundo.

Exercícios resolvidos sobre os acádios

Questão 01

Qual foi o rei considerado o fundador do Império Acádio:

a) Naram-sin

b) Assurbanípal

c) Hamurábi

d) Ramsés

e) Sargão

Resposta: Letra E

Sargão da Acádia (ou Sargão, o Grande) é considerado o fundador do Império Acádio. Ele foi coroado rei em 2334 a.C., dando início a uma rápida expansão militar sobre a Mesopotâmia.

Questão 02

Entre as razões que explicam o declínio do poderio dos acádios na Mesopotâmia, está:

a) a chegada dos persas.

b) uma grande enchente que alagou as regiões centrais da Mesopotâmia.

c) a fome causada por mudanças climáticas.

d) a fundação de Assur.

e) a morte de Sargão.

Resposta: Letra C

A fome foi um problema que afetou a Mesopotâmia por volta do século XXII a.C. Foi resultado de mudanças climáticas que aceleraram a desertificação das terras mesopotâmicas, afetando a produtividade da agricultura dos acádios.

Créditos da imagem

[1] Phirosiberia / Wikimedia Commons

[2] Hans Ollermann / Wikimedia Commons

Fontes

KRIWACZEK, Paul. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MARK, Joshua J. Sumerians. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Sumerians/

MARK, Joshua J. Akkad and the Akkadian Empire. Disponível em: https://www.worldhistory.org/akkad/

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Acádios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/acadios.htm. Acesso em 29 de outubro de 2024.

De estudante para estudante