PUBLICIDADE
Os acádios foram um povo mesopotâmico marcado por dar origem ao primeiro império centralizado de toda a Mesopotâmia. A trajetória dos acádios se iniciou com Sargão, o Grande, rei que foi coroado em 2334 a.C., dando início a uma expansão cultural que dominou toda a Mesopotâmia e outras regiões vizinhas.
Os acádios estabeleceram o domínio na Mesopotâmia militarmente e também por meio de sua cultura, expandindo-a por outros povos e fazendo do seu idioma, o acadiano, a língua mais falada na Mesopotâmia. Entraram em decadência em decorrência de mudanças climáticas, fome e ataques de outros povos.
Leia também: Império Persa sob o comando de Ciro
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os acádios
- 2 - Quem foram os acádios?
- 3 - Características dos acádios
- 4 - Invenções dos acádios
- 5 - Origem e história dos acádios
- 6 - Curiosidades sobres os acádios
- 7 - Exercícios resolvidos sobre os acádios
Resumo sobre os acádios
- Os acádios foram um dos povos mesopotâmicos.
- Estabeleceram-se por meio de Sargão, o Grande, no século XXIV a.C., conquistando toda a Mesopotâmia.
- Estabeleceram domínio militar e cultural na Mesopotâmia.
- Usavam a escrita cuneiforme, que foi adaptada à língua acadiana.
- Entraram em decadência no século XXII a.C. em decorrência de mudanças climáticas, fome e ataques de outros povos.
Quem foram os acádios?
Os acádios foram um povo da Mesopotâmia que ficou conhecido por formar o primeiro império com poder centralizado nessa região. Deram origem ao seu império em 2334 a.C., mantendo-o até 2154 a.C. O início do poderio dos acádios se deu com Sargão, o Grande, que conquistou diversas terras por meio de campanhas militares.
Os historiadores sabem que a capital do império formado pelos acádios foi a cidade de Acádia. Essa cidade é motivo de um grande mistério para os historiadores, pois a sua existência é de conhecimento generalizado, mas seu local ainda é incerto. Isso porque os historiadores nunca encontraram evidências que o apontassem.
O império dos acádios foi responsável por absorver os sumérios, fazendo com que diversas características desse povo fossem adquiridas pelos acádios. Um dos grandes exemplos disso foi a escrita cuneiforme, criada pelos sumérios, mas utilizada pelos acádios e adaptada por eles ao idioma acadiano.
Características dos acádios
-
Cultura dos acádios
A cultura dos acádios contou com enorme influência da cultura dos sumérios. Os acádios absorveram os sumérios, adquirindo deles uma série de costumes. A já mencionada escrita cuneiforme foi a influência mais evidente, permitindo que os acádios fizessem importantes registros sobre a Mesopotâmia.
A arte acadiana ficou marcada pela grande ênfase que dava nos seus reis, havendo uma riqueza de itens de escultura e de selos. Os acádios estenderam o seu domínio pela Mesopotâmia para além do militar. Eles entenderam que o predomínio cultural era fundamental para controlar tantos povos e, por isso, o acadiano tornou-se o idioma mais falado na Mesopotâmia por séculos.
-
Religião dos acádios
Na religião também havia enorme proximidade dos acádios com os sumérios. Os acádios tinham uma religião politeísta que era utilizada para reforçar o poder dos reis acadianos. Também acreditavam que os sacerdotes poderiam ser intermediários entre os seres humanos e os deuses, e acreditavam em deuses como Enlil, Ishtar, entre outros.
-
Economia dos acádios
A agricultura era a base da economia dos acádios, sendo marcada por uma enorme produtividade. Produziam itens como trigo e cevada, aproveitando-se da existência dos rios Tigre e Eufrates para obterem um bom rendimento do solo. A irrigação era fundamental para o sucesso de suas plantações, e eles precisavam fazer uso de um sistema de canais de irrigação.
O sucesso da agricultura dos acádios permitiu-lhes negociar o excedente em transações comerciais. Por conta disso, eles importavam uma série de itens de importância e que não eram produzidos pelo império.
-
Sociedade dos acádios
Os acádios ficaram marcados pela centralização, sendo uma sociedade com o poder consolidado em seus reis. O poderio dos reis acádios era tão grande, e o seu império se estendia por um território tão vasto, que eram conhecidos como os senhores dos quatro cantos do Universo. A sociedade acadiana era estratificada, dividida em classes sociais.
-
Localização dos acádios
Os acádios foram um povo mesopotâmico que dominou toda a região a partir do século XXIV a.C. A cidade mais importante era a Acádia, mas os arqueólogos ainda não sabem onde ela ficava. Existem diversas hipóteses, mas nenhuma delas ainda foi comprovada.
Leia também: Assírios — outro povo que dominou a Mesopotâmia
Invenções dos acádios
Os acadianos estabeleceram o primeiro império na Mesopotâmia e ficaram conhecidos por sua centralização do poder. Eles adaptaram a escrita cuneiforme ao idioma acadiano e fizeram deste o mais falado da Mesopotâmia. Os acadianos também ficaram conhecidos como um dos primeiros povos a fazerem uso de carros a cavalo para finalidades militares.
Origem e história dos acádios
Como mencionado, os acádios tiveram sua trajetória iniciada com Sargão. Ele foi coroado rei da Acádia em 2334 a.C., dando início a várias campanhas militares que estenderam os seus domínios, dando origem a um império centralizado. Ele construiu estradas, investiu nas artes e ciências, e incentivou o uso da escrita cuneiforme.
Sargão também promoveu investimentos na agricultura, obtendo um importante excedente agrícola que foi usado para ampliar o comércio dos acádios e estabelecer relações com outros povos. No processo de expansão, Sargão teve de subjugar diversos povos, mantendo-os sob rígido controle por meio do poderio militar dos acádios e a influência da religião.
Depois de Sargão, a Acádia passou a ser governada por Rimus, rei que lidou com diversas rebeliões, sendo a principal delas a dos elamitas. Ele derrotou os rebeldes, mas seu reinado se encerrou em 2271 a.C. por conta de seu falecimento. Acredita-se que sua morte repentina tenha sido realizada por seu irmão, Manishtusu.
Manishutu assumiu o poder e ampliou diversos projetos já colocados em prática por seu pai, Sargão, o Grande. Ele investiu consideravelmente no fortalecimento da cultura acadiana como meio de controle e domínio na Mesopotâmia. Também investiu na ampliação das estradas e do comércio com outros povos.
Outro importante rei da Acádia foi Naram-sin. Ele teve um reinado bastante longo, sendo responsável por estender as fronteiras do império. Após a morte de Naram-sin, os acádios entraram em decadência. Esse declínio se estendeu por muito tempo, pois foram ainda governados por outros reis.
O enfraquecimento do poderio acádio se deu por diversos motivos. O primeiro deles foi uma série de ataques estrangeiros que eles sofreram, especialmente dos gútios. Além disso, os historiadores sabem que mudanças climáticas significativas aconteceram na Mesopotâmia, afetando a agricultura e, consequentemente, a economia dos acádios.
Com as mudanças climáticas, algumas terras acadianas iniciaram um processo de desertificação, o que causou baixa produtividade agrícola e fome. Muitas pessoas acabaram migrando para encontrar novas terras, e foi nesse cenário que as terras dos acádios passaram a ser constantemente invadidas por outros povos. O Império Acádio entrou em colapso e ruiu por volta do século XXII a.C.
Curiosidades sobres os acádios
- A história da origem de Sargão é semelhante à de Moisés na Bíblia.
- Os acádios inventaram um dos primeiros sistemas postais do mundo.
Exercícios resolvidos sobre os acádios
Questão 01
Qual foi o rei considerado o fundador do Império Acádio:
a) Naram-sin
b) Assurbanípal
c) Hamurábi
d) Ramsés
e) Sargão
Resposta: Letra E
Sargão da Acádia (ou Sargão, o Grande) é considerado o fundador do Império Acádio. Ele foi coroado rei em 2334 a.C., dando início a uma rápida expansão militar sobre a Mesopotâmia.
Questão 02
Entre as razões que explicam o declínio do poderio dos acádios na Mesopotâmia, está:
a) a chegada dos persas.
b) uma grande enchente que alagou as regiões centrais da Mesopotâmia.
c) a fome causada por mudanças climáticas.
d) a fundação de Assur.
e) a morte de Sargão.
Resposta: Letra C
A fome foi um problema que afetou a Mesopotâmia por volta do século XXII a.C. Foi resultado de mudanças climáticas que aceleraram a desertificação das terras mesopotâmicas, afetando a produtividade da agricultura dos acádios.
Créditos da imagem
[1] Phirosiberia / Wikimedia Commons
[2] Hans Ollermann / Wikimedia Commons
Fontes
KRIWACZEK, Paul. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
MARK, Joshua J. Sumerians. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Sumerians/
MARK, Joshua J. Akkad and the Akkadian Empire. Disponível em: https://www.worldhistory.org/akkad/