PUBLICIDADE
O Dia do Soldado é uma data comemorativa que é celebrada em 25 de agosto. Essa data foi estabelecida em nosso país no ano de 1923 com o nome de Festa de Caxias, sendo transformada no Dia do Soldado dois anos depois e ratificada em 1962. Essa data comemorativa celebra a figura de Duque de Caxias, mas também a dos soldados brasileiros.
A data homenageia nossos soldados e o papel fundamental que eles realizam na segurança interna de nosso país e na preservação de nossa autonomia. A homenagem a Duque de Caxias acontece porque ele é um dos militares mais importantes de nossa história, tendo participado de acontecimentos significativos, como a Guerra do Paraguai.
Leia também: Exército brasileiro — um dos constituintes das Forças Armadas do Brasil
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Dia do Soldado
- 2 - Origem e história do Dia do Soldado
- 3 - Significado do Dia do Soldado
- 4 - Importância do Dia do Soldado
- 5 - Quem foi Duque de Caxias?
Resumo sobre o Dia do Soldado
-
O Dia do Soldado é uma data comemorativa que é celebrada no dia 25 de agosto.
-
A data comemorativa foi criada em 1923 com o nome de Festa de Caxias, sendo transformada no Dia do Soldado dois anos depois.
-
Sua criação serviu como homenagem a Duque de Caxias.
-
Duque de Caxias foi um importante militar brasileiro que participou de eventos importantes, como a Guerra do Paraguai.
-
A data comemorativa também celebra o papel que os soldados cumprem na segurança interna de nosso país.
Origem e história do Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma data comemorativa que é celebrada em 25 de agosto. Essa data celebra o soldado, figura que compõe as Forças Armadas do Brasil. A data é celebrada no dia 25 de agosto como homenagem a Duque de Caxias, um dos militares mais importantes da história do Brasil e patrono do Exército brasileiro.
O Dia do Soldado é comemorado oficialmente desde o ano de 1923, quando a celebração foi estabelecida como forma de homenagear Duque de Caxias e sua importância para o Exército brasileiro. Naquele ano, o nascimento de Duque de Caxias completava 120 anos, e foi sugerida a criação de uma celebração para homenagear o militar.
A sugestão partiu de Eugênio Vilhena de Moraes, sendo adotada por Setembrino de Carvalho, ministro do Exército durante o governo de Artur Bernardes. O ministro divulgou o Aviso nº 443, que estabelecia o dia 25 de agosto como “Festa de Caxias”, sendo também um momento de formatura para os soldados.
Em 1925, foi emitido o Aviso nº 336, que transformou o 25 de agosto oficialmente na celebração do Dia do Soldado. Algumas décadas depois, um decreto presidencial reforçou o dia 25 de agosto como o Dia do Soldado e estabeleceu Duque de Caxias como patrono do Exército. Esse foi o Decreto nº 51.429, de 1962, emitido pelo então presidente João Goulart.
Significado do Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma data comemorativa que celebra não apenas a figura de Duque de Caxias. Embora a data seja uma homenagem ao patrono do Exército, essa data celebra a importância do soldado e o importante papel que ele exerce em nosso país. Os soldados são figuras responsáveis por garantir a segurança interna do Brasil, protegendo a população de criminosos.
Além disso, os soldados atuam em acidentes, realizando resgates, auxiliando feridos e evitando que novos acidentes possam acontecer. Os soldados também são figuras responsáveis pela salvaguarda da soberania de nosso país, pois garantem a proteção de nossas fronteiras e do nosso território. A data comemorativa serve, portanto, para homenagear o ofício dos soldados e sua dedicação.
Leia também: Deodoro da Fonseca — o militar envolvido no golpe que proclamou a República no Brasil
Importância do Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma data comemorativa cujo propósito é celebrar todos os soldados de nosso país e o importante papel que cumprem em defesa da nossa sociedade. Uma data para homenagear os bons soldados e reforçar a admiração por aqueles que se arriscam para garantir a defesa de nossa sociedade e o bem-estar de todos.
Quem foi Duque de Caxias?
Duque de Caxias, ou Luís Alves de Lima e Silva, foi um militar brasileiro do século XIX, sendo considerado por muitos como o militar mais importante da história brasileira. Nasceu em 25 de agosto de 1803, sendo filho de um importante militar brasileiro. Ingressou na carreira militar na sua juventude e participou de acontecimentos significativos de nossa história. Durante a independência do Brasil, lutou por tropas que defendiam a independência do nosso país. Envolveu-se também na Guerra da Cisplatina, conflito travado durante o Primeiro Reinado.
Durante o Período Regencial, atuou para conter duas grandes revoltas que aconteceram em nosso país: a Balaiada e a Revolução Farroupilha. A atuação dele nessas duas revoltas colocou o militar na posição de uma das grandes lideranças militares da época. Duque de Caxias também foi uma figura importante da política brasileira, chegando a liderar o Gabinete Ministerial.
Por fim, Duque de Caxias atuou na Guerra do Paraguai, assumindo o comando das operações em 1866 e abandonando a posição em 1869, quando entendeu que o Paraguai já estava derrotado no conflito e não queria realizar as ações para caçar e aprisionar Solano López, ditador do Paraguai. Faleceu no Rio de Janeiro, em 7 de maio de 1880. Para saber mais sobre Duque de Caxias, clique aqui.
Créditos da imagem:
Fontes
CELSO, Castro. Entre Caxias e Osório: a criação do culto ao patrono do Exército Brasileiro. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2112
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-51429-13-marco-1962-391353-publicacaooriginal-1-pe.html#:~:text=Institui%20e%20homologa%20a%20escoha,Servi%C3%A7os%20e%20do%20Magist%C3%A9rio%20Militar.