PUBLICIDADE
Zagallo foi um dos jogadores e técnicos mais relevantes da Seleção Brasileira. É considerado o maior vencedor de Copas do Mundo da história da competição. Ele conta com sete participações e quatro taças, sendo duas (1958-1962) dentro de campo e outras duas (1970-1994) na comissão técnica.
O famoso ponta-esquerda nasceu no dia 9 de agosto de 1931, em Atalaia, Alagoas, município próximo a Maceió. Sua história no futebol começou em 1949, no América-RJ; depois, sua atuação como jogador de clube também passou pelo Flamengo e pelo Botafogo, entre outros times.
Em 1966, decidiu aposentar-se como jogador e começou outra carreira vitoriosa, a de técnico. Conquistou títulos com o Botafogo, mas o destaque vai para as duas Copas do Mundo como participante da equipe técnica, em 1970 e 1994.
Zagallo faleceu no dia 5 de janeiro de 2024, por complicações médicas que ocasionaram falência múltipla de órgãos. Ele já era viúvo e deixou quatro filhos.
Leia também: 23 curiosidades inusitadas sobre a história do futebol
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Zagallo
- 2 - Biografia de Zagallo
- 3 - Carreira de Zagallo como jogador
- 4 - Zagallo como técnico
- 5 - De quantas Copas do Mundo Zagallo participou?
- 6 - Títulos de Zagallo
- 7 - Curiosidades sobre o Zagallo
Resumo sobre o Zagallo
-
Zagallo foi jogador e técnico da Seleção Brasileira.
-
Ganhou duas Copas do Mundo como jogador (1958 e 1962) e outras duas como membro da comissão técnica (1970 e 1994).
-
Teve passagens por boa parte dos times cariocas, como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Bangu e América-RJ.
-
Teve cinco filhos e foi casado por 57 anos até ficar viúvo, em 2012.
-
Na Copa de 1970, Zagallo assumiu o comando da Seleção poucos meses antes da competição e foi campeão.
-
Zagallo participou de sete Copas do Mundo.
-
Grandes nomes do futebol brasileiro, como Zico, Romário e Ronaldo Fenômeno, foram treinados por Zagallo.
Quem foi Zagallo?
Zagallo foi um jogador e técnico da Seleção Brasileira com participações em quatro dos cinco títulos conquistados pelo Brasil. Como jogador, ele foi campeão em 1958 e 1962; como técnico, em 1970; e como coordenador técnico, em 1994. Foi a única pessoa da história a participar de quatro conquistas de Copa do Mundo.
Ele também teve participações como jogador no América-RJ, Botafogo e Flamengo. Já como treinador, ele passou, além da Seleção Brasileira, pelo Fluminense, Vasco e Bangu, bem como pelas seleções do Kwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Biografia de Zagallo
Mario Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia, cidade do estado de Alagoas. Ainda pequeno, mudou-se para o Rio de Janeiro, lugar onde se tornou um jogador de destaque.
Sua carreira futebolística começou na equipe juvenil do América-RJ, também conhecido como Ameriquinha. No clube também praticou tênis de mesa, vôlei e natação.
Além de jogador, técnico e campeão, Zagallo também foi pai e marido. Conheceu Alcina, mulher que viria a ser sua esposa, em um baile de pré-Carnaval do clube América. Mas nem tudo foi fácil nesse relacionamento. Na época, ser jogador de futebol não era visto com bons olhos, e sim como emprego de pessoas “sem cultura” e que evitavam trabalhar. Por isso, nem mesmo Alcina sabia da profissão de Zagallo nos primeiros seis meses de namoro.
A verdade só foi compartilhada quando o cunhado de Zagallo reconheceu-o como ponta-esquerda do Flamengo. Os sogros de Zagallo também não apoiaram o relacionamento no início, mas, com o tempo, cederam aos encantos do Velho Lobo e o aceitaram como parte da família.
A própria família de Zagallo teve uma aversão inicial à ideia de que ele fosse jogador. Seu pai queria que ele fosse contador para ajudar na fábrica de tecidos da família. Entretanto, o irmão mais velho de Zagallo percebeu que o futebol corria nas veias do garoto e convenceu o pai a permitir o desenvolvimento do menino Mario como jogador de futebol.
Em 1950, ainda na categoria de base, foi contratado pelo Flamengo, equipe na qual jogou por muito tempo e ainda retornou como técnico. Nessa época, foi convocado para servir o Exército e, por conta disso, teve a sua primeira experiência em campo com Copas do Mundo, mas com botinas e farda em vez de chuteiras e short.
Zagallo estava de serviço no Maracanã quando o Brasil perdeu a fatídica final contra o Uruguai por 2x1, no evento hoje conhecido como Maracanazzo. Zagallo declarou em entrevista, muitos anos mais tarde, que naquele momento jamais poderia imaginar a trajetória que ele estava prestes a construir no futebol.
Zagallo teve cinco filhos (Maria Emilia de Castro Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo, Márcio César Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo e o irmão gêmeo deste, que faleceu nos primeiros dias de vida) e foi casado por 57 anos com Alcina de Castro, falecida aos 80 anos, em 2012.
Ele faleceu aos 92 anos, por falência múltipla dos órgãos, no dia 5 de janeiro de 2024.
Leia também: Maradona — a biografia de outro grande nome da história do futebol
Carreira de Zagallo como jogador
Zagallo já chamava a atenção de olheiros antes mesmo de assinar com um time profissional de futebol. Em 1951, ele participou do Campeonato Brasileiro de Aspirantes na equipe representante do Rio de Janeiro e foi campeão.
Inclusive, Zagallo quase participou de uma Olimpíada em 1952, nos jogos de Helsinque. Porém, as competições olímpicas eram apenas para jogadores amadores e Zagallo preferiu ser profissional no Flamengo.
Como jogador, Zagallo se destacava por atacar e defender muito bem, o que influenciou diretamente a formação das equipes das quais ele participava.
A convocação de Zagallo para a Seleção ocorreu aos seus 26 anos para ser segundo reserva do ponta-esquerda.
→ Zagallo na Copa do Mundo de 1958
Oito anos depois do Maracanazo, Zagallo participou da primeira conquista do Brasil em Copas do Mundo. Depois de uma campanha invicta e quase sem sofrer gols, o Brasil chegou à final contra a Suécia.
A "Seleção Canarinho" começou perdendo quando Liedholm, jogador sueco, abriu o placar aos 3/4 minutos. Mas os brasileiros responderam rápido e empataram o jogo aos 9 minutos, com Vavá.
Quando o cronômetro marcava 23 minutos do primeiro tempo, em um lance dramático, Skoglund, atacante sueco, encobriu o goleiro Gilmar e só não desempatou o jogo porque Zagallo estava lá, em cima da linha, para impedir o gol. Depois, Vavá marcou o segundo gol, inacreditavelmente igual ao primeiro, e pôs os brasileiros na frente do placar.
Pelé marcou o terceiro gol do Brasil, e Zagallo, chutando a bola debaixo das pernas do goleiro, marcou o quarto gol da seleção, que por coincidência foi também aos 23 minutos, mas do segundo tempo. Os suecos diminuíram a diferença, entretanto Pelé logo sacramentou a vitória marcando o quinto gol.
Zagallo ficou conhecido como Velho Lobo, mas, em sua primeira Copa, seu apelido era Formiguinha, pois ele exercia funções no ataque e na defesa, trabalhando com os dois setores do time, função essencial para a formação que o Brasil jogava na época, o 4-2-4.
→ Zagallo na Copa do Mundo de 1962
Em 1962, na Copa do Chile, o Brasil estreou contra o México, seleção que na época tinha uma defesa famosa por conta do seu goleiro, Carbajal. O primeiro tempo terminou sem gols, mesmo com Zagallo, Pelé e Garrincha no ataque. Mas, no segundo tempo, aos 11 minutos, Zagallo aproveitou um cruzamento de Garrincha e abriu o placar. Aos 28 minutos, Zagallo novamente pegou a bola e entregou para Pelé, que driblou o zagueiro e marcou mais um para o Gigante das Américas.
A final da Copa de 1962 foi contra a Tchecoslováquia, que começou abrindo o jogo e pressionando o Brasil. Mas com a estrutura tática e um ataque que contava com Garrincha, Vavá, Zagallo e Amarildo (substituto de Pelé, que estava lesionado), a virada veio e o jogo terminou em 3x1.
Zagallo como técnico
Em 1966, Zagallo decidiu por pendurar as chuteiras e começou sua carreira como técnico. Iniciou a nova empreitada profissional no Botafogo, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1968 e, em 1970, assumiu a Seleção Brasileira.
A posse de Zagallo aconteceu poucos meses antes da Copa do Mundo. A troca foi feita porqueJoão Saldanha, até então técnico da Seleção, desentendeu-se com Médici, presidente do Brasil na época da ditadura, e teve que sair do comando do time.
Mesmo com pouco tempo para se acostumar com o time, Zagallo conseguiu liderar a equipe para o tricampeonato em uma campanha de 6 jogos e 6 vitórias. Com essa conquista, Zagallo se tornou a primeira pessoa a conquistar uma Copa como jogador e como técnico.
O tricampeonato da década de 1970 sacramentou o Brasil como maior campeão da história das Copas, título ostentado até os dias de hoje. Por ser a primeira seleção a conquistar três edições, todas com participação de Zagallo, o país ficou definitivamente com a taça Jules Rimet.
Em 1994, Zagallo atuou novamente na Seleção, dessa vez como auxiliar técnico da equipe ao lado de Parreira. Eram 24 anos de jejum do Brasil em Copas e lá estava Zagallo novamente, trazendo sorte e participando da conquista do tetra.
Leia também: Quando e onde aconteceu a primeira Copa do Mundo?
De quantas Copas do Mundo Zagallo participou?
Além de sua participação como soldado em campo, na Copa de 1950, Zagallo ainda participou de sete Copas:
-
Copa do Mundo de 1958 — Campeão como jogador
-
Copa do Mundo de 1962 — Campeão como jogador
-
Copa do Mundo de 1970 — Campeão como técnico
-
Copa do Mundo de 1974 — 4º lugar como técnico
-
Copa do Mundo de 1994 — Campeão como auxiliar/coordenador técnico
-
Copa do Mundo de 1998 — Vice-campeão como técnico
-
Copa do Mundo de 2006 — Quartas de final como auxiliar técnico
Títulos de Zagallo
Zagallo esteve com a Seleção em 238 partidas, contabilizando 168 vitórias, 51 empates e 19 derrotas. Além disso, venceu muitos outros campeonatos como treinador e como jogador. Confira a lista dos títulos mais relevantes conquistados pelo Velho Lobo:
→ Títulos de Zagallo como jogador
Seleção Brasileira
-
Copa do Mundo FIFA: 1958 e 1962.
-
Taça do Atlântico: 1960.
Flamengo
-
Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo: 1955.
-
Campeonato Carioca: 1953, 1954 e 1955.
-
Torneio Internacional do Rio de Janeiro: 1954 e 1955.
Botafogo
-
Torneio Rio-São Paulo: 1962 e 1964.
-
Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo: 1961.
-
Campeonato Carioca: 1961 e 1962.
→ Títulos de Zagallo como treinador
Botafogo
-
Campeonato Brasileiro: 1968.
-
Campeonato Carioca: 1967 e 1968.
-
Taça Guanabara: 1967 e 1968.
Fluminense
-
Campeonato Carioca: 1971.
-
Taça Guanabara: 1971.
Flamengo
-
Copa dos Campeões: 2001.
-
Campeonato Carioca: 1972 e 2001.
-
Taça Guanabara: 1972, 1973, 1984 e 2001.
Seleção Brasileira
-
Copa do Mundo FIFA: 1970.
-
Copa das Confederações FIFA:1997.
-
Copa América: 1997.
→ Títulos de Zagallo como coordenador técnico:
Seleção Brasileira
-
Copa do Mundo FIFA: 1994.
-
Copa das Confederações: 2005.
-
Copa América: 2004.
Curiosidades sobre o Zagallo
-
Em 1970, Zagallo convocou um 3º goleiro para a Seleção, costume, até então, incomum. Na edição seguinte do campeonato, todas as equipes convocaram terceiros goleiros.
-
No dia 20 de abril de 2022, a CBF homenageou Zagallo com uma estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira.
-
Zagallo é conhecido como o criador da dupla de ataque Romário e Ronaldo Fenômeno.
-
Zagallo é a única pessoa da história com 4 Copas do Mundo.
-
Zagallo era o técnico do Flamengo quando Zico se estabeleceu como craque do time.
- Zagallo ficou famoso por várias frases e anedotas no imaginário do futebol brasileiro, como a icônica declaração feita após a conquista brasileira da Copa América de 1997, direcionada a jornalistas que o criticavam com frequência:
“Vocês vão ter que me engolir!”
-
Zagallo tinha grande superstição com o número 13 por considerá-lo seu número da sorte. Isso tem relação com sua esposa, devota de Santo Antônio, santo que tem seu dia celebrado em 13 de junho. Essa superstição guarda grandes coincidências, como a soma dos dígitos 58 e 94 (primeira e última Copa conquistadas por Zagallo) ser 13.
Créditos das imagens
[2] Agência Brasil / Wikimedia Commons
[3] Arquivo Nacional / Domínio Público
Fontes
COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Zagallo. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/cob/home/hall-da-fama/biografia/mario-jorge-lobo-zagallo.
CBF. Lenda da Seleção Brasileira, Zagallo completa 90 anos de vida. Disponível em: https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/index/lenda-da-selecao-brasileira-zagallo-completa-90-anos-de-vida.
CBF. Relembre a conquista do Brasil na Copa do Mundo de 1970. Disponível em: https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-masculina/relembre-a-conquista-do-brasil-na-copa-do-mundo-de-1970.
CBF. Viva Zagallo 92. Disponível em: https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/index/viva-zagallo-92?csrt=13946266393825574135.
CBF. Há 65 anos, o Brasil conquistava seu primeiro título mundial. Disponível em: https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-masculina/ha-65-anos-o-brasil-conquistava-seu-primeiro-titulo-mundial?csrt=13946266393825574135.
RODA VIVA. Entrevista de Zagallo em 1996. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jV1bXf844xU&t=308s.
Roberto Assaf - Publicada em 06/08/2016
LANCE! Mário Zagallo, a formiguinha, foi fundamental na criação do 4-3-3. Disponível em: https://www.lance.com.br/invisible/mario-zagallo-formiguinha-foi-fundamental-criacao.html.
Entrevista Globo-12/05/2010
GLOBO. Zagallo estava no Maracanã na final da Copa do Mundo de 1950.Disponível em: https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/zagallo-estava-no-maracana-na-final-da-copa-do-mundo-de-1950.html